quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Av1 - PEDAGOGIA - Ensino de História e Geografia

2)
Para o ensino de história nas séries iniciais uma importante estratégia é a visita à museus, pois os objetos presentes nos museus permitem que o aluno estabelece um diálogo com o passado. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A visita ao museu em si basta para que o aluno construa seu conhecimento histórico sobre o passado.
  • b)
    Compreender a mensagem proposta pela exposição do museu pouco contribui para que o aluno compreenda o papel dos objetos no passado.
  • c)
    A exposição do museu transmite mensagens aos visitantes, por isso, é importante que o professor se informe sobre o conteúdo antes de levar os alunos e realize um trabalho que prepare os alunos para compreender a exposição.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Na visita ao museu o aluno deve ficar solto para observar o que quiser, pois assim poderá elencar o que achar mais importante.
  • e)
    A visita ao museu serve para divertir os alunos das séries iniciais, é uma forma de tirá-los de sala de aula sem a preocupação com os fins pedagógicos.
3)
Sabe-se que o trabalho com documentos históricos em sala de aula, desde as séries iniciais do ensino fundamental. Sobre esse tema, julgue as afirmações a seguir:
( ) O trabalho do professor com documentos em sala de aula é o mesmo do historiador em seu ofício.
( ) O professor ao trabalhar com o documento em sala de aula, não trabalha com a fonte histórica, já que este não é o documento original.
( ) O aluno ao participar da atividade com documentos históricos não domina o contexto histórico, ou seja, o momento em que o documento foi produzido.
( ) É necessário que o professor transforme o documento histórico em material didático para ser utilizado com alunos das séries iniciais do ensino fundamental.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    V – V – V – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    V – V – F – V.
  • d)
    F – F – F – V.
  • e)
    F – V – V – V.
    Alternativa assinalada
4)
Entende-se que o processo de ensino e aprendizagem em história deve considerar as ideias prévias dos alunos e que o professor deve atuar como mediador entre essas ideias e os novos conhecimentos adquiridos nas aulas.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem em História, julgue as afirmações a seguir:
( ) O professor deve elaborar atividades problematizadoras que considerem os conhecimentos prévios dos alunos e possibilitem a aquisição de novos conhecimentos.
( ) O aluno é visto como um receptor de novos conhecimentos que irão substituir todas suas ideias prévias sobre o tema estudado.
( ) O conhecimento histórico só pode ser adquirido no espaço da sala de aula. O que é aprendido fora desse espaço consiste em senso comum e, portanto, deve ser descartado.
( ) Ao considerarmos as ideias prévias dos alunos sobre o tema estudado, estamos colocando-os como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem de História.

Alternativas:
  • a)
    F – V – V – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    V – V – V – F.
  • d)
    V – F – F – V.
    Alternativa assinalada
  • e)
    F – V – F – V.
5)
São sugeridas algumas etapas para o desenvolvimento do conhecimento histórico em crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. São elas: a investigação dos conhecimentos prévios, o recorte temático, o uso de documentos históricos e o trabalho com o conceito de tempo histórico.Sobre essas etapas, julgue os itens a seguir:
I- Ao investigarmos os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema a ser estudado é importante também buscar informações que possam auxiliar no entendimento das percepções dos alunos relacionados ao ensino e aprendizagem da História.
II- Definir o recorte temático e a temporalidade é essencial para o que desenvolvimento do conhecimento histórico seja possível, visto que direciona o aluno em seus estudos e possibilita que o mesmo conheça diferentes sociedades em diferentes períodos.
III- O trabalho com documentos históricos nas aulas deve contemplar apenas documentos escritos, visto que esses são considerados oficiais, portanto, inquestionáveis.
Agora assinale a alternativa que apresenta os itens CORRETOS:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
    Alternativa assinalada
  • b)
    I e III.
  • c)
    II e III.
  • d)
    II.
  • e)
    III.
6)
Sabe-se que para o ensino de história nas séries iniciais uma importante estratégia é a visita à museus, pois os objetos presentes nos museus permitem que o aluno estabelece um diálogo com o passado. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A visita ao museu em si basta para que o aluno construa seu conhecimento histórico sobre o passado.
  • b)
    Compreender a mensagem proposta pela exposição do museu pouco contribui para que o aluno compreenda o papel dos objetos no passado.
  • c)
    A exposição do museu transmite mensagens aos visitantes, por isso, é importante que o professor se informe sobre o conteúdo antes de levar os alunos e realize um trabalho que prepare os alunos para compreender a exposição.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Na visita ao museu o aluno deve ficar solto para observar o que quiser, pois assim poderá elencar o que achar mais importante.
  • e)
    A visita ao museu serve para divertir os alunos das séries iniciais, é uma forma de tirá-los de sala de aula sem a preocupação com os fins pedagógicos.

sábado, 9 de dezembro de 2017

Atividades de basquete divertidas

Um jogo de basquete de verdade precisa de uma quadra inteira, juízes e vários jogadores em cada time, mas existem várias atividades de basquete que apenas requerem uma bola, um garrafão e dois jogadores. Jogos como "Porco", "21" e "Ao redor do mundo" podem ajudar a criança a desenvolver habilidades de basquete e são ideais como jogos rápidos, dado que eles precisam de pouco equipamento e organização.

Porco

Porco é uma atividade de basquete que foca no arremesso da bola de diferentes partes da quadra. Para jogar, um jogador arremessa a bola de qualquer local da quadra e se ele acertar o arremesso, o jogador seguinte deve tentar converter o mesmo arremesso. Se o segundo jogador errar, ele pega a primeira letra da palavra "Porco". Assim o segundo jogador passa a ter a letra "P". Se o segundo jogador converter o arremesso, o terceiro deve tentar o tiro e assim por diante. Se qualquer jogador errar um arremesso, a pessoa seguinte deve fazer o arremesso de qualquer lugar da quadra. Após cada arremesso errado que o jogador anterior fizer, uma nova letra é dada para soletrar a palavra "Porco". Por exemplo, se o segundo jogador erra dois arremessos que o jogador anterior converteu, ele terá as letras "PO". Se um jogador errar cinco vezes, completando a palavra "Porco", ele será eliminado do jogo. A palavra "Cavalo" também pode ser usada para substituir "Porco" e aumentar o tempo de jogo.

21

O jogo 21 é uma atividade de basquete em grupo que foca em arremessos de lance livre, rebote e defesa. Para jogar 21, um jogador deve se posicionar na linha de lance livre e todos os outros jogadores ficam debaixo da cesta. O jogador da linha de lance livre faz o arremesso. Ele continua arremessando até que erre o arremesso ou acerte três vezes consecutivas para ganhar 1 ponto a cada lance livre convertido. Se ele acertar três arremessos seguidos, ele deve começar com a bola no centro da quadra e tentar marcar uma cesta enquanto os outros jogadores defendem. Se o arremessador errar um lance livre, os outros jogadores podem pegar o rebote e arremessar de qualquer posição da quadra enquanto os outros jogadores jogam como defensores. Qualquer jogador que fizer uma cesta ganha 2 pontos e então vai para a linha de lance livre e se torna o arremessador. O primeiro jogador a atingir 21 pontos ou mais ganha.

sábado, 11 de novembro de 2017

Av 2 - Letramento na Educação Bilíngue Para Surdos

1) Com relação a inclusão de surdos e sua integração social, leia as afirmativas abaixo e indique V para as verdadeiras e F para falsas.
(  ) Não há limitações cognitivas ou afetivas inerentes à surdez.
(  ) A integração social do surdo não está relacionada à aceitação da Língua de Sinais pela sociedade.
(  ) A integração social do surdo depende do aprendizado da língua oral do país.
(  ) A comunicação é fundamental para a integração do ser humano à sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de V e F indicada entre parênteses:

Alternativas:
  • a)
    F, V, V, F.
  • b)
    V, F, F, V.
    Alternativa assinalada
  • c)
    F, F, F, V.
  • d)
    V, V, V, F.
  • e)
    F, V, F, V.
2)
Pesquisas demonstram que a educação bilíngue é importante para o desenvolvimento integral da pessoa surda, isto se considerar além do seu aprendizado, as questões cognitivas, sociais e afetivas. Leia as afirmativas abaixo e responda:
I. Na educação bilíngue a língua portuguesa é privilegiada frente à Língua de Sinais.
II. Na educação bilíngue a Língua de Sinais é considerada como a primeira língua do surdo, enquanto que a língua majoritária do país é a segunda.
III. Um dos objetivos da educação bilíngue está relacionado ao desenvolvimento do surdo enquanto sujeito, participante da sociedade.
IV. A educação bilíngue pressupõe o aprendizado da língua majoritária do país em sua modalidade oral.
A alternativa que corresponde às afirmativas corretas é:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
  • b)
    I, II e IV.
  • c)
    II e III.
    Alternativa assinalada
  • d)
    I, III e IV.
  • e)
    I e IV.
3)
Joana é fluente em LIBRAS e está aprendendo a língua portuguesa, em sua modalidade escrita. Por ser surda congênita, apresenta algumas dificuldades em escrita, principalmente em relação às questões gramaticais. A professora de português observou que embora conheça algumas regras do português, sua escrita ainda mantém algumas características de sua língua materna. Ou seja, a estrutura da frase ora apresenta características da LIBRAS, ora características gramaticais da língua portuguesa. Podemos afirmar que em relação ao aprendizado da segunda língua, Joana encontra-se no estágio:

Alternativas:
  • a)
    Transicional.
  • b)
    Interlíngua 3.
  • c)
    Interlíngua 2.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Informacional.
  • e)
    Interlíngua 1.
4)
Os alunos surdos apresentam algumas dificuldades específicas em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Uma das dificuldades mais significativas está relacionada ao léxico, com palavras de difícil interpretação. Isso é ainda mais evidente com relação:

Alternativas:
  • a)
    Às palavras antônimas.
  • b)
    Aos palíndromos.
  • c)
    Às onomatopeias.
  • d)
    Às palavras ambíguas.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Às palavras amórficas.
5)
As políticas públicas devem atuar de maneira a minimizar não apenas as barreiras arquitetônicas, mas também aquelas relacionadas às pessoas e ao preconceito, configurando grandes obstáculos à inclusão. Como é conhecido este tipo de barreira?

Alternativas:
  • a)
    Barreiras atitudinais.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Barreiras lexicais.
  • c)
    Barreiras profissionais.
  • d)
    Barreiras comunicativas.
  • e)
    Barreiras organizacionais.

rdos

Av 1 - Letramento na Educação Bilíngue Para Surdos

1)
Esta língua é conhecida como a raiz de todas as outras línguas sinalizadas que foram disseminadas pelo planeta. Sua difusão se deu em decorrência da ida de professores surdos que trabalharam com o religioso Charles L"Epée (desenvolvedor da metodologia "Sinais Metódicos" – tradução para o português) a outros países, multiplicando essa metodologia. A que língua o texto se refere?

Alternativas:
  • a)
    Língua Francesa de Sinais.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Língua Espanhola de Sinais.
  • c)
    Língua Americana de Sinais.
  • d)
    Língua Brasileira de Sinais.
  • e)
    Língua Portuguesa de Sinais.
2)
Os surdos necessitam de uma política educacional que atenda suas necessidades, portanto, necessitam de uma política linguística que norteie sua formação bilíngue. Assim, podemos afirmar que:
I.A proposta pedagógica para o surdo se restringe às adaptações curriculares.
II.As práticas pedagógicas devem conceber a LIBRAS apenas como um instrumento.
III.A LIBRAS não é apenas uma língua de instrução, mas sim de ensino e aprendizagem.
As afirmativas corretas são:

Alternativas:
  • a)
    I e III, apenas.
  • b)
    III, apenas.
    Alternativa assinalada
  • c)
    II, apenas.
  • d)
    I e II, apenas.
  • e)
    I, II e III.
3)
Leia e analise o trecho abaixo:
Segundo o decreto 5626/2005, a LIBRAS é uma _________________________ natural, relacionada aos costumes e ________________________ da comunidade surda brasileira que nasceu da _________________ de comunicação das pessoas surdas.
Quais palavras preenchem corretamente as lacunas acima?

Alternativas:
  • a)
    Abordagem; deveres; incapacidade.
  • b)
    Ciência; direitos; imposição.
  • c)
    Língua; cultura; necessidade.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Linguagem; mitos; inaptidão.
  • e)
    Área de conhecimento; necessidades, imposição.
4)
Em relação ao processo de inclusão escolar, sabemos que este se apresenta de forma complexa, mas o respeito à diferença linguística não deve ser a única mudança dentro do espaço educacional. Dentro das políticas educacionais, deve também se considerar a história da educação do surdo e sua cultura. Assim, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Para além da língua, deve-se mudar a concepção que se tem sobre o surdo e a surdez.
    Alternativa assinalada
  • b)
    O mais importante é que o surdo aprenda a língua majoritária oral do país em que vive.
  • c)
    A presença do intérprete de LIBRAS garante a aprendizagem do aluno surdo.
  • d)
    O aluno surdo deve aprender em escolas especiais visto as dificuldades que apresenta.
  • e)
    A inclusão do surdo no ensino regular não deve ser parte das políticas educacionais.
5)
Para que a leitura ocorra, a criança passa por diferentes estágios de aprendizagem dentre eles o logográfico, o alfabético e o de pseudopalavras. Ana é uma criança que ao final do primeiro ciclo é capaz de ler fluentemente e compreender a leitura que realiza. Podemos afirmar que esta fluência foi possibilitada pela capacidade de:

Alternativas:
  • a)
    Decodificar palavras.
  • b)
    Codificar pseudo palavras.
  • c)
    Utilizar rota fonológica.
  • d)
    Utilizar desenho e cores.
  • e)
    Utilizar rota lexical.
    Alternativa assinalada

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Av1 - PED - Lic - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II

1)
Diante dos aspectos legais sobre a formação de professores, diante do cenário nacional, observamos que ainda há proposta que estão centradas exclusivamente em caráter emergencial, que ainda não contemplam a necessidade efetiva de formação continuada do professor.
Complete as lacunas sobre o que é formação continuada de professores e em seguida marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Formação contínua é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos professores em exercício com objetivo ____________________, realizadas individualmente ou em grupo, visando tanto o desenvolvimento ____________________ como o __________________, na direção de prepará-los para a realização de suas atuais tarefas ou outras novas que se coloquem (GARCIA, 1995 apud ALMEIDA, 2005, p. 4).
(ALMEIDA, I. A. Formação contínua de professores. Proposta Pedagógica: formação continuada de professores. São Paulo, v. 3, p.4, ago. 2005.) 

Alternativas:
  • a)
    financeiro - pessoal - profissional. 
  • b)
    formativo – psicológico – profissional.
  • c)
    formativo – pessoal - social.
  • d)
    formativo – psicológico – social. 
  • e)
    formativo – pessoal - profissional.
    Alternativa assinalada
2)
Em se tratando de formação de professores, que pode ser inicial ou continuada, ainda identificamos a formação em serviço.
Sobre a formação em serviço, leia as alternativas e em seguida assinale o que você considera correta:
I – A formação em serviço é uma estratégia de formação continuada.
II – A formação em serviço são atividades de formação continuada que acontecem somente no local de trabalho.
III – A formação em serviço pode ser indicada pela equipe gestora da escola ou sistemas de ensino, com base nas realidades profissionais dos professores.

Alternativas:
  • a)
    As alternativas II e III estão corretas. 
  • b)
    As alternativas I e II estão corretas.
  • c)
    Somente a alternativa II está correta.
  • d)
    As alternativas I e III estão corretas. 
    Alternativa assinalada
  • e)
    As alternativas I, II e III estão corretas. 
3)
É importante considerar que durante toda a trajetória profissional o professor passa por formação continuada, visto que todos os estudos e capacitações realizados após sua formação inicial são considerados formação continuada.
Marque a alternativa correta: 

Alternativas:
  • a)
    A formação do professor deve ser pensada pela direção da escola, que buscará atingir os objetivos institucionais.  
  • b)
    A formação do professor deve ter caráter de construção coletiva para mudar a realidade educativa.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A formação continuada deve ser responsabilidade exclusiva do profissional.
  • d)
    A formação do professor deve ser organizada pelos sistemas de ensino na educação básica pública e não precisa ter a participação dos profissionais da educação.
  • e)
    A formação do professor é importante, porém não altera a realidade do trabalho educativo. 
4)
A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBN, 9394/96, a formação continuada de professores tomou significativa importância, pois inicia-se perspectivas de novos horizontes em relação à esta temática. Diante deste cenário, marque V para verdadeiro e F para falso, e assinale a alternativa correta:
( ) A formação de professores é de responsabilidade exclusiva dos municípios.
( ) A formação de professores é responsabilidade única dos empregadores.
( ) A formação de professores é uma responsabilidade pessoal.
( ) A formação de professores é de responsabilidade da nação, estados e municípios.

Alternativas:
  • a)
    V, F, V, F.
  • b)
    F, F, V, V.
  • c)
    F, F, F, V.
    Alternativa assinalada
  • d)
    F, V, F, V. 
  • e)
    V, V, V, F.
5)
A partir da concepção e da legislação que trata sobre a formação de professores, em 2004 foi criada a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Entre seus objetivos, a criação desta rede esta rede visava:

Alternativas:
  • a)
    Contribuir para a melhoria da formação dos professores da educação básica dos sistemas públicos de educação.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Contribuir para a formação dos professores que atuavam apenas na educação infantil.
  • c)
    Proporcionar formação para os professores do ensino médio exclusivamente.
  • d)
    Proporcionar formação aos professores que estivessem atuando na rede privada de ensino. 
  • e)
    Contribuir com a formação continuada apenas dos gestores das escolas da rede pública de ensino.