quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Av1 - PEDAGOGIA - Ensino de História e Geografia

2)
Para o ensino de história nas séries iniciais uma importante estratégia é a visita à museus, pois os objetos presentes nos museus permitem que o aluno estabelece um diálogo com o passado. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A visita ao museu em si basta para que o aluno construa seu conhecimento histórico sobre o passado.
  • b)
    Compreender a mensagem proposta pela exposição do museu pouco contribui para que o aluno compreenda o papel dos objetos no passado.
  • c)
    A exposição do museu transmite mensagens aos visitantes, por isso, é importante que o professor se informe sobre o conteúdo antes de levar os alunos e realize um trabalho que prepare os alunos para compreender a exposição.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Na visita ao museu o aluno deve ficar solto para observar o que quiser, pois assim poderá elencar o que achar mais importante.
  • e)
    A visita ao museu serve para divertir os alunos das séries iniciais, é uma forma de tirá-los de sala de aula sem a preocupação com os fins pedagógicos.
3)
Sabe-se que o trabalho com documentos históricos em sala de aula, desde as séries iniciais do ensino fundamental. Sobre esse tema, julgue as afirmações a seguir:
( ) O trabalho do professor com documentos em sala de aula é o mesmo do historiador em seu ofício.
( ) O professor ao trabalhar com o documento em sala de aula, não trabalha com a fonte histórica, já que este não é o documento original.
( ) O aluno ao participar da atividade com documentos históricos não domina o contexto histórico, ou seja, o momento em que o documento foi produzido.
( ) É necessário que o professor transforme o documento histórico em material didático para ser utilizado com alunos das séries iniciais do ensino fundamental.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    V – V – V – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    V – V – F – V.
  • d)
    F – F – F – V.
  • e)
    F – V – V – V.
    Alternativa assinalada
4)
Entende-se que o processo de ensino e aprendizagem em história deve considerar as ideias prévias dos alunos e que o professor deve atuar como mediador entre essas ideias e os novos conhecimentos adquiridos nas aulas.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem em História, julgue as afirmações a seguir:
( ) O professor deve elaborar atividades problematizadoras que considerem os conhecimentos prévios dos alunos e possibilitem a aquisição de novos conhecimentos.
( ) O aluno é visto como um receptor de novos conhecimentos que irão substituir todas suas ideias prévias sobre o tema estudado.
( ) O conhecimento histórico só pode ser adquirido no espaço da sala de aula. O que é aprendido fora desse espaço consiste em senso comum e, portanto, deve ser descartado.
( ) Ao considerarmos as ideias prévias dos alunos sobre o tema estudado, estamos colocando-os como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem de História.

Alternativas:
  • a)
    F – V – V – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    V – V – V – F.
  • d)
    V – F – F – V.
    Alternativa assinalada
  • e)
    F – V – F – V.
5)
São sugeridas algumas etapas para o desenvolvimento do conhecimento histórico em crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. São elas: a investigação dos conhecimentos prévios, o recorte temático, o uso de documentos históricos e o trabalho com o conceito de tempo histórico.Sobre essas etapas, julgue os itens a seguir:
I- Ao investigarmos os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema a ser estudado é importante também buscar informações que possam auxiliar no entendimento das percepções dos alunos relacionados ao ensino e aprendizagem da História.
II- Definir o recorte temático e a temporalidade é essencial para o que desenvolvimento do conhecimento histórico seja possível, visto que direciona o aluno em seus estudos e possibilita que o mesmo conheça diferentes sociedades em diferentes períodos.
III- O trabalho com documentos históricos nas aulas deve contemplar apenas documentos escritos, visto que esses são considerados oficiais, portanto, inquestionáveis.
Agora assinale a alternativa que apresenta os itens CORRETOS:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
    Alternativa assinalada
  • b)
    I e III.
  • c)
    II e III.
  • d)
    II.
  • e)
    III.
6)
Sabe-se que para o ensino de história nas séries iniciais uma importante estratégia é a visita à museus, pois os objetos presentes nos museus permitem que o aluno estabelece um diálogo com o passado. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A visita ao museu em si basta para que o aluno construa seu conhecimento histórico sobre o passado.
  • b)
    Compreender a mensagem proposta pela exposição do museu pouco contribui para que o aluno compreenda o papel dos objetos no passado.
  • c)
    A exposição do museu transmite mensagens aos visitantes, por isso, é importante que o professor se informe sobre o conteúdo antes de levar os alunos e realize um trabalho que prepare os alunos para compreender a exposição.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Na visita ao museu o aluno deve ficar solto para observar o que quiser, pois assim poderá elencar o que achar mais importante.
  • e)
    A visita ao museu serve para divertir os alunos das séries iniciais, é uma forma de tirá-los de sala de aula sem a preocupação com os fins pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário