1)
Após ter realizado a leitura do texto "Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental", de Helena Copetti Callai, aponte a alternativa correta para a função da Geografia na escola:
Alternativas:
- a)Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens.
- b)Ler o mundo está restrito a leitura cartográfica, cujas representações refletem as realidades territoriais, por vezes distorcidas por conta das projeções cartográficas adotadas.
- c)A Geografia ensina a refletir sobre as sociedades históricas e os patrimônios culturais apenas.
- d)A leitura cartográfica é essencial para a compreensão do mundo e sem ela não estudo geográfico.
- e)A leitura geográfica e cartográfica são antagônicas, logo ler o mundo é algo não relevante.
2)
Sabe-se que a alfabetização cartográfica de acordo com Simielli (1999), nos anos iniciais deve-se preparar os alunos, para que adquiram gradativamente a capacidade de ler e interpretar mapas. A alfabetização cartográfica constitui-se no trabalho com os seguintes aspectos:
I- projeção / imagem tridimensional e bidimensional,
II- codificação e decodificação
III- alfabeto cartográfico e orientação
IV- proporção e escala
II- codificação e decodificação
III- alfabeto cartográfico e orientação
IV- proporção e escala
Alternativas:
- a)I e II estão corretas.
- b)I e III estão corretas
- c)II e IV estão corretas.
- d)I, II, III e IV estão corretas.
- e)III, IV estão corretas.
3)
Referente ao fatorbidimensional e tridimensional, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
Alternativas:
- a)mapa está para bidimensional como Planalto da Borborema está para tridimensional.
- b)maquete está para bidimensional como planta está para tridimensional.
- c)museu está para bidimensional como Chapada dos Guimarães está para tridimensional.
- d)Chapada dos Veadeiros está para bidimensional como mapa está para tridimensional.
- e)museu está para bidimensional e também para tridimensional, devido sua função histórica.
4)
Referente ao texto "Um passeio histórico geográfico- Ensino de Geografia" de Leonardo de Menezes Moura e Péricles Gomes da Silva, disponível em sua web-aula, leias as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I-O papel da geografia como da história é de incentivar alunos e professores a pensar melhor, sobretudo o que ocorre em seu cotidiano, sendo em seu país ou no mundo;
II- O mundo contemporâneo nos demanda uma formação e uma atualização profissional permanente, que possa alcançar quase todos os aspectos produtivos, dentro de um mercado de trabalho complexo, mutável, flexível e imprevisível.
III- Precisamos partir de uma concepção de geografia como ciência exata, e do espaço geográfico como espaço histórico, resultado da progressiva humanização da natureza.
Alternativas:
- a)I está correta.
- b)I e II estão corretas.
- c)III está correta.
- d)I e III estão corretas.
- e)II está correta.
5)
Agora que você assistiu ao vídeo da web aula sobre globalização, indique a alternativa que apresenta a conceituação correta:
I- A maior parte dos autores trabalha com o início da globalização com a colonização dos portugueses e espanhóis.
II- A globalização é um processo dividido em quatro fases, sendo a primeira do século XV até a Revolução Industrial.
III- A quarta fase está relacionada com a Nova Ordem Mundial.
IV- O conceito de globalização é sinônimo de Fetiche.
Alternativas:
- a)I e II estão corretas.
- b)I e III estão corretas
- c)II e IV estão corretas.
- d)I, II e III estão corretas.
- e)III, IV estão corretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário