terça-feira, 27 de março de 2018

Av 1 - Inclusão no Ensino Regular

1)
Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I - Segundo a Unesco, a UNICEF e o Banco Mundial, algumas crianças têm o direito de serem educadas de forma separada de outras;
II - A inclusão escolar é irrelevante do ponto de vista educativo;
III - Os instrumento e documentos internacionais impedem a construção de uma escola inclusiva, preferindo a criação de escolas especializadas;
IV - A Declaração Universal dos direitos humanos de 1948 afirmam que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos;
V - As pessoas com necessidades especiais não são dotadas de consciência e racionalidade e não devem agir como os outros.
Assinale a alternativa correta em relação às afirmativas acima:

Alternativas:
  • a)
    Todas estão corretas.
  • b)
    Somente a afirmativa IV está correta.
    Alternativa assinalada
  • c)
    II e V estão corretas.
  • d)
    I, III e IV estão incorretas.
  • e)
    Somente V está correta.
2)
O humanismo filosófico, que defende a inclusão escolar de pessoas com deficiências, nos mostra que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes.
Partindo dessa afirmação, entendemos que a inclusão é um processo dinâmico que acompanha mudanças sociais e culturais de um grupo social. Diante disso podemos afirmar corretamente que: 

Alternativas:
  • a)
    A inclusão escolar é um movimento que ocorre na escola sem a presença de outras redes sociais de apoio.
  • b)
    A inclusão escolar é um movimento que precisa da atuação e atendimento das redes sociais de apoio, da família, da instituição escolar e da sociedade, ou seja, pressupõe a construção de uma sociedade mais inclusiva.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A inclusão escolar é um fenômeno muito recente que só se efetiva enquanto legislação educacional e não como um projeto de construção de uma sociedade inclusiva.
  • d)
    A inclusão escolar prevê apenas que são necessárias adaptações curriculares pontuais.
  • e)
    A inclusão parte do pressuposto que devemos educar crianças e jovens diferenciando-os socialmente e culturalmente.
3)
Sobre a APAE assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Associação dos Pais e Amigos dos Especiais, criada em 1910 em São Paulo, junto ao hospital do Juquiri.
  • b)
    Atendimento aos Pais e Alunos Especiais, criada em 1942 no Rio de Janeiro, anexa ao hospital psiquiátrico.
  • c)
    Amigos e Pais de Alunos Excepcionais, criada em 1898 em Franco da Rocha.
  • d)
    Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, criada em 1954 no Rio de Janeiro, devido à presença de um casal de americanos do Narc (Association National Children Retard).
    Alternativa assinalada
  • e)
    Associação dos Pais e Alunos Excepcionais, criada em 1942 em São Paulo pelo médico Dr. Franco da Rocha.
4)
Na Idade Média havia muita ignorância, crendices e crenças populares em relação à questão da deficiência.
Assinale a alternativa correta que explica como eram vistos os deficientes tanto pelo povo quanto pelas classes abastadas:

Alternativas:
  • a)
    Os deficientes eram vistos como desumanos e seres lendários.
  • b)
    Os deficientes eram vistos como nobres criaturas, possuídos por espíritos desumanos.
  • c)
    Os deficientes eram vistos como castigos de Deus, resultado da ira celeste, possuídos por maus espíritos ou pelo demônio.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Os deficientes eram vistos como ineducáveis, pois eram possuídos por maus espíritos.
  • e)
    Os deficientes eram vistos como castigos de Deus para suas famílias e deveriam passar a vida mendigando por comida e bebida.
5)
"O homem de qualquer das famílias de tua linhagem que tiver deformidade corporal não oferecerá pães ao seu Deus, e nem se aproximará de seu Ministério; se for cego, se coxo, se tiver nariz pequeno ou grande, ou torcido; se tiver um pé quebrado ou a mão; se for corcunda [...]". Moisés (apud SILVA, 1987, p. 74)
SILVA, Otto Marques da. A epopéia ignorada – a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS, 1987.
De acordo com o trecho acima, podemos dizer que, para os hebreus, as doenças crônica, física e mental e as deformidades indicavam:

Alternativas:
  • a)
    Uma característica desagradável.
  • b)
    Um castigo celestial.
  • c)
    Um grau de impureza ou pecado.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Uma discriminação da igreja.
  • e)
    Uma questão médica.

segunda-feira, 12 de março de 2018

RELAÇÃO DE INSCRITOS EM PROCESSO SELETIVO DE JUAZEIRO-BA

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP) divulgou, nesta segunda-feira (05), a relação de inscrições deferidas para o processo seletivo da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).
O Processo Seletivo Simplificado, realizado para atender às necessidades excepcionais de manutenção dos serviços essenciais da SEDUC, oferece 57 vagas para cargos demédio e superior. Mais informações através do telefone (74) 3612-5674.
Abaixo as listas dos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas e indeferidas.



domingo, 4 de março de 2018

Av1 - Ser Social - Pesquisa Social e Oficina de Formação

1)
O assistente social, ao desenvolver uma pesquisa deve partir da compreensão de que:

Alternativas:
  • a)
    a metodologia inclui concepções teóricas, que se traduz no conjunto de técnicas e no potencial criativo do pesquisador. 
    Alternativa assinalada
  • b)
     a  pesquisa é uma atitude e prática teórica de busca que define um processo acabado e eventual
  • c)
     a pesquisa remete ao processo de produção do conhecimento, em que o sujeito busca confirmar uma realidade
  • d)
     a pesquisa envolve uma abordagem teórica que capta e apreende a complexidade e as articulações da realidade de maneira total e completa.
  • e)
     o objeto da pesquisa são as pessoas, foco da análise que provoca a indagação, constituídas como matéria inerte
2)
Sabendo-se que a pesquisa, no Serviço Social, expressa a dimensão investigativa da profissão, considere as afirmações abaixo. 
I - A pesquisa permite conhecer as reais condições de trabalho da categoria dos(as) Assistentes Sociais. 
II - A pesquisa permite identificar as condições de vida da população usuária dos serviços prestados. 
III - A pesquisa permite construir conhecimento definitivo, a-histórico e incontestável. 
Quais estão corretas?

Alternativas:
  • a)
    Apenas I
  • b)
    Apenas II
  • c)
    Apenas III
  • d)
    Apenas I e II
    Alternativa assinalada
  • e)
    Apenas II e III
3)
Ana Clara é assistente social e trabalha em uma Organização Não Governamental (ONG) que desenvolve ações com famílias em situação de vulnerabilidade social. A instituição na qual trabalha recebeu uma Carta Convite para apresentação de uma proposta de projeto social de uma organização internacional. Como pré- requisito, o projeto deve efetuar um estudo socioeconômico cujo resultado irá subsidiar a posterior avaliação de impacto. Ana Clara foi incumbida de realizar esse trabalho.Considerando que uma parte considerável da pesquisa será efetuada com base em situações vividas ou em relatos verbais, assinale a opção que indica as técnicas que Ana Clara deverá usar em sua pesquisa.

Alternativas:
  • a)
     Acompanhamento social e anamnese social.
  • b)
    Entrevista social e análise documental.
  • c)
    Questionário e observação sistemática.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Grupo focal e análise do universo a ser estudado.
  • e)
    Coleta de dados e amostra do universo a ser estudado.
4)
 Um dos pressupostos que fundamentam o uso de metodologias qualitativas de pesquisa é

Alternativas:
  • a)
     a ênfase no número de pessoas que vai prestar a informação.
  • b)
      o diálogo crítico e criativo com a realidade.
  • c)
     a necessidade de interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento
  • d)
      o modelo experimental e investigativo.
  • e)
     o reconhecimento da importância de se conhecer a experiência social do sujeito.
    Alternativa assinalada
5)
É uma das etapas do processo de trabalho científico em pesquisa qualitativa. 

Alternativas:
  • a)
      a análise quantitativa dos resultados obtidos, confirmando ou não as hipóteses definidas e os resultados com os conceitos teóricos.
  • b)
    o processo de conhecimento com o uso de técnicas que buscam a objetividade por meio de uma lógica formal e neutralidade no processo de investigação.
  • c)
     a metodologia da experimentação, buscando a veracidade ou a falsidade de hipóteses, validadas por processos dedutivos matemáticos, do tipo causa e efeito.
  • d)
    o objeto da pesquisa qualitativa é o mundo das representações, das relações e da intencionalidade enquanto parte do universo da produção humana.
e)
o conjunto de procedimentos que valoriza, compreende e interpreta os dados empíricos, sem contudo, relaciona-los  com a teoria.

Av2 - Ser Social - Pesquisa Social e Oficina de Formação

1)
 Essa  etapa, quando organizada, facilita o desenvolvimento e assegura uma lógica (passo a passo) na execução da pesquisa social. Então, reforçamos que ela se inicia com a consolidação e aplicação do instrumental e das técnicas escolhidas, em conformidade com o método.
Estamos nos referindo a qual etapa:



Alternativas:
  • a)
    Coleta de dados 
    Alternativa assinalada
  • b)
    Seleção
  • c)
    Codificação
  • d)
    Tabulação
  • e)
    Operação
2)
 Uma unidade de atendimento socioeducativo de semiliberdade tem a seguinte composição em seu quadro técnico: 01 assistente social, 01 psicólogo e 01 pedagogo. O assistente social, visando elaborar o seu projeto de intervenção profissional, decide fazer uma pesquisa com os adolescentes da referida unidade como forma de aprofundar o seu conhecimento a respeito dos usuários dos serviços da instituição. Em seu projeto o assistente social opta pela modalidade de pesquisa que "trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores, das atitudes" (MINAYO, 2009, p.21). A modalidade de pesquisa escolhida pelo assistente social é a pesquisa:


Alternativas:
  • a)
     quantitativa
  • b)
    bibliográfica
  • c)
     qualitativa
    Alternativa assinalada
  • d)
    descritiva
  • e)
     iconográfica;
3)
 Há uma particularidade histórica na concepção e no modo de pesquisar no âmbito do exercício profissional do Assistente Social. A pesquisa é concebida como:

Alternativas:
  • a)
    interlocução da teoria, desconsiderando a interação com os sujeitos.
  • b)
    simples trajetória de um método a ser seguido, com fins a serem alcançados e, posteriormente, avaliados.
  • c)
    constitutiva de objetividade, desqualificando a subjetividade e o social.
  • d)
    mediação constitutiva da identidade e do exercício profissional do Assistente Social, inerente, portanto, ao projeto ético-político da profissão.
    Alternativa assinalada
  • e)
    processo investigativo em que o documento final a ser produzido desconsidera o loco social em que foi realizada.
4)
 O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social privilegia o contato do pesquisador com o sujeito e prioriza os fatos que estão mais próximos do sujeito e que repercutem na sua vida, considerando seus sentimentos, valores, crenças, costumes e práticas sociais cotidianas. O uso desta metodologia nos remete a um pressuposto que se expressa

Alternativas:
  • a)
     na busca para entender os fatos a partir da interpretação do pesquisador.
  • b)
      no conhecimento do sujeito, o contexto em que ele vive e o juízo de valor sobre a sua prática social.
  • c)
      na vivência dos sujeitos, operando com pressuposições em relação ao significado.
  • d)
     na objetivação do fenômeno, ou seja, uma tentativa de neutralidade do pesquisador em relação ao objeto de estudo. 
    Alternativa assinalada
  • e)
     a partir de um distanciamento relativo dos sujeitos pesquisados.
5)
Sobre o planejamento de uma pesquisa, assinale a afirmativa correta.

Alternativas:
  • a)
    Consiste em uma proposta, na qual são registrados os fundamentos, as diretrizes e as decisões a serem tomadas no decorrer da sua execução.
  • b)
    É um processo de reflexão e tomada de decisão acerca dos objetos e procedimentos a serem adotados.
  • c)
    É um documento formado por título e tema, justificativa, problema, objetivos, metodologia, resultados esperados, cronograma e orçamento.
    Alternativa assinalada
  • d)
    É a etapa de um projeto que decide, com objetividade e clareza, o que se pretende pesquisar
  • e)
    Consiste em um cronograma que estabelece as ações e as etapas a serem realizadas por meio de uma planilha detalhada do orçamento.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

AS CLARAS DE OVOS DURANTE 8 DIAS... O QUE PODE ACONTECER?

Resultado de imagem para CLARA DO OVO
Ela decidiu comer claras de ovos durante 8 dias… Mas nunca esperava que lhe fosse acontecer isto! É impressionante! Tratado durante muito tempo como um vilão, o ovo já mostrou que tem uma lista extensa de benefícios. O que provavelmente pouca gente sabe é que a clara do ovo ajuda a emagrecer e aumenta a produção de colágeno, deixando a pele mais firme. 

Benefícios A albumina, presente em grande quantidade na clara do ovo, é uma proteína poderosa que estimula o desenvolvimento dos músculos e promove sensação de saciedade. Rica em vitaminas do complexo B, potássio e ferro, a clara ainda melhora a disposição e a concentração. “Composta basicamente de água e proteínas, ela ajuda a prolongar a saciedade, sendo grande aliada no processo de emagrecimento”, completa. Segundo a especialista, a clara de ovo também atua na reparação, manutenção e desenvolvimento da massa muscular.

Além disso, ela minimiza a flacidez da pele porque impulsiona a produção de colágeno no organismo. “Rica em aminoácidos essenciais e minerais, como zinco e manganês, a clara do ovo também promove a formação de neurotransmissores e proporciona sensação de bem-estar graças ao triptofano, que estimula a seretonina”, afirma.

"Deixe-o no fogo de três a cinco minutos contando depois que a água começar a ferver", ensina. A especialista afirma que consumir até duas porções por dia é o ideal para aproveitar os benefícios do alimento. Ela alerta ainda que crianças menores de um ano não devem consumir o alimento por ser considerado um alimento com alto potencial de causar alergias.

Eutanásia

A eutanásia é o ato em que um indivíduo, em situação de sofrimento constante por um mal ou doença incurável, escolhe cessar sua própria vida.
eutanásia é definida como a conduta pela qual se traz a um paciente em estado terminal, ou portador de enfermidade incurável que esteja em sofrimento constante, uma morte rápida e sem dor. É prevista em lei, no Brasil, como crime de homicídio.
Entre as formas dessa prática existe a diferenciação entre eutanásia ativa, quando há assistência ou a participação de terceiro – quando uma pessoa mata intencionalmente o enfermo por meio de artifício que force o cessar das atividades vitais do paciente - e a eutanásia passiva, também conhecida como ortotanásia (morte correta – orto: certo, thanatos: morte), na qual se consiste em não realizar procedimentos de ressuscitação ou de procedimentos que tenham como fim único o prolongamento da vida, como medicamentos voltados para a ressuscitação do enfermo ou máquinas de suporte vital como a ventilação artificial, que remediariam momentaneamente a causa da morte do paciente e não consistiriam propriamente em tratamento da enfermidade ou do sofrimento do paciente, servindo apenas para prolongar a vida biológica e, consequentemente, o sofrimento.
A literatura que trata desse tema é ainda escassa no Brasil, uma vez que o tema é um tabu e geralmente associado ao suicídio assistido. No entanto, aqueles que advogam a favor da “boa morte”, como é referida por estes, a diferenciação do suicídio assistido com o argumento de que a ortotanásia, ou eutanásia passiva, nada mais é que permitir que o indivíduo em estado terminal, portador de doença incurável e que demonstre desejo conscientemente, possa passar pela experiência da morte de forma “digna e sem sofrimento desnecessário”, sem a utilização de métodos invasivos para a prolongação da vida biológica e do sofrimento humano. Uma morte natural.
A eutanásia não é um dilema recente, trata-se de uma discussão que permeia a história humana por tratar de um tema tão complexo e sensível: a escolha individual da vida pela vida, ou o direito a escolher quando o sofrimento ou a dor pode se tornar uma justificativa tangível para que se busque a morte como meio de alívio.
A eutanásia é um direito legalmente previsto em alguns países como a Holanda e a Bélgica, nos casos para pacientes terminais ou portadores de doenças incuráveis que acarretam em sofrimento físico e emocional para o paciente e seus familiares. Em outros países, no entanto, é possível que o paciente faça o requerimento legal de não haver tentativa de ressuscitação no caso de parada crítica de órgãos. É importante destacar que a eutanásia é um ato de vontade própria e individual do enfermo, quando em estado de plena consciência, que garante a esse a escolha entre cessar seu sofrimento em vida ou continuar lutando. Este é o principal ponto da discussão sobre o direito de escolha individual à vida: a liberdade do sujeito que sofre em determinar se sua vivência é justificada seja pelas suas crenças, vontade individual, ou por simples compaixão por aqueles que seriam atingidos pela sua morte.
No Brasil, a eutanásia é um crime previsto em lei como assassinato, no entanto, existe um atenuante que é verificado no caso do ato ter sido realizado a pedido da vítima e tendo em vista o alívio de um sofrimento latente e inevitável, que reduz a pena para a reclusão de 3 a 6 anos.
Os debates sobre o assunto são geralmente encabeçados por membros de organizações religiosas, que argumentam que a vida é uma dádiva divina sobre a qual nenhum ser humano tem direito ou o poder de voluntariamente cessá-la, e por alguns profissionais da saúde que argumentam que as enfermidades que acarretam em sofrimento prologando seriam reduzidas caso os governantes investissem mais em formas de assistência de saúde de maior qualidade. Aqueles que lutam pela sua legalização se pautam no direito da escolha individualindependente de crença religiosa, no que diz respeito à sua própria vida, tendo sempre em vista a dignidade humana e o direito de acabar com o sofrimento quando não existe outra alternativa.

Um dos maiores defensores da eutanásia, o médico Jack Kevorkian, assistiu a mais de 130 doentes terminais em suas mortes *
Um dos maiores defensores da eutanásia, o médico Jack Kevorkian, assistiu a mais de 130 doentes terminais em suas mortes *
O assunto é incrivelmente complexo e possui vários lados a serem vistos, para isso é importante que ele seja exposto de forma compreensível para todos. Filmes que tratam sobre a eutanásia são uma boa fonte de informação. Um deles é o filme Você não conhece o Jack (You don't know Jack – 2010) que conta a história real de Jack Kervokian, um médico que realizava a eutanásia para pacientes em estado terminal e em sofrimento agudo.
A vida, a morte e o sofrimento humano são sempre assuntos complexos e difíceis de serem tratados. Entretanto, essa é uma realidade a qual todos estamos sujeitos.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Como deixar a casa limpa e ambiente agradável

Todo mundo deve saber que ser dona de casa não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, a pessoa leva o dia inteiro para deixar tudo limpo e organizado. Vale a pena? É claro que vale! Não há nada mais gostoso do que desfrutar de um ambiente limpinho e cheiroso. Até o clima fica mais leve, pode observar!
O segredo para deixar a trabalho mais fácil é usar os produtos certos. Infelizmente, muitos que são vendidos no mercado não rendem e são cheios de produtos químicos, como cloro e aromatizantes. Ou seja, você gasta tempo, dinheiro e ainda corre o risco de sofrer alguma intoxicação. Nossa dica é: faça seu próprio produto de limpeza. Isso mesmo! É mais simples do que você imagina. E o melhor de tudo: sua casa estará livre de bactérias e micróbios.
Para você ter ideia, tudo o que vai precisar é de papel higiênico e vinagre branco.

Resultado de imagem para papel higienico e vinagre

Anote a receita:

INGREDIENTES

1 rolo de papel higiênico;                                                                     
1 vinagre branco.

MODO DE PREPARO

Coloque o papel higiênico numa bacia. Feito isso, derrame vinagre branco sobre ele. Depois é só tirar o rolo de papelão e aproveitar o papel para fazer a limpeza. Passe, por exemplo, na sua mesa de madeira e ela ficará como se fosse novinha. 

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

“BBB” 18: votação em Caruso, Diego e Lucas movimenta a enquete

“BBB” 18 votação enquete: na última Prova do Líder, Ayrton venceu o desafio Golfe Inclinado e conquistou o direito de indicar um brother para o paredão. Em 25/02, Tiago informou sobre o Paredão triplo: o Líder indica e a casa vota para definir o segundo emparedado. A novidade é um sorteio e, a carinha que sair da urna, indica o terceiro emparedado. Diego usou o poder do Anjo e imunizou Patrícia. O Líder Ayrton/Clara indicou Diego para o paredão. Na votação da casa, Patrícia votou na Gleici. Wagner, Viegas e Caruso votaram na Jéssica. Gleici e Kaysar votaram no Lucas. Diego votou na Paula. Paula, Lucas, Mahmoud e Jessica votaram no Caruso. Breno votou no Wagner. Após sorteio, Kaysar indicou Lucas para o Paredão Triplo.

Logo depois, Tiago Leifert deu largada na votação, que acontece até o programa ao vivo desta terça-feira, 27/02.
Resultado de imagem para paredão triplo bbb18 DIEGO, LUCAS E CARUJO
Defesas

Lucas justifica permanência na casa: ‘Eu agi da mesma maneira que eu agiria lá fora’;
Caruso justifica permanência na casa: ‘Eu vim aqui para vencer’;
Diego justifica permanência na casa: ‘Tentando mesclar e equilibrar o coração e a emoção’.

Vote na nossa enquete.

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Av 2 - Libras: Aspectos Linguístico - Estruturas Gramaticais

1)
Utilizando as figuras em LIBRAS apresentadas abaixo, complete a frase com a ordem adequada do vocabulário:
"O ______________________ chegou muito ______________________ à ______________________.

Alternativas:
  • a)
    C, B, A
  • b)
    A, B, C
  • c)
    B, C, A
  • d)
    B, A, C
    Alternativa assinalada
  • e)
    A, C, B
2)
Das figuras abaixo apresentadas, quais se referem a uma profissão?

Alternativas:
  • a)
    B, D
    Alternativa assinalada
  • b)
    A, C
  • c)
    A, D
  • d)
    B, C
  • e)
    C, D
3)
Considerando os tipos de sentenças em LIBRAS, a qual tipo se refere a definição abaixo?
"Esse tipo de sentença se caracteriza pelo franzimento da testa e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima" (p.13)

Alternativas:
  • a)
    Negativa
  • b)
    Afirmativa
  • c)
    Interrogativa
    Alternativa assinalada
  • d)
    Neutra
  • e)
    Exclamativa
4)
No contexto dialógico da LIBRAS, as frases interrogativas são marcadas por termos como: quem, que, quando, qual. Em qual posição eles devem estar na frase?

Alternativas:
  • a)
    Início da frase
  • b)
    indiferente
  • c)
    após o sujeito
  • d)
    final da frase
    Alternativa assinalada
  • e)
    meio da frase
5)
O verbo direcional, em LIBRAS, reflete a ação verbal e parte do emissor em direção ao receptor. Este comportamento no uso do verbo está relacionado à concordância. Assinale a alternativa em que há outra definição correta para esta classe verbal:

Alternativas:
  • a)
    A direção do sinal parte do objeto (ponto inicial) para o sujeito (ponto final)
  • b)
    A direção do sinal é indiferente, desde que haja ponto inicial e ponto final
  • c)
    A direção do sinal é coincidente entre ponto inicial e final, independe do sujeito
  • d)
    A direção do sinal parte (ponto inicial) e terminal (ponto final) no objeto
  • e)
    A direção do sinal parte do sujeito (ponto inicial) para o objeto (ponto final)
    Alternativa assinalada