1)
Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I - Segundo a Unesco, a UNICEF e o Banco Mundial, algumas crianças têm o direito de serem educadas de forma separada de outras;
II - A inclusão escolar é irrelevante do ponto de vista educativo;
III - Os instrumento e documentos internacionais impedem a construção de uma escola inclusiva, preferindo a criação de escolas especializadas;
IV - A Declaração Universal dos direitos humanos de 1948 afirmam que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos;
V - As pessoas com necessidades especiais não são dotadas de consciência e racionalidade e não devem agir como os outros.
Assinale a alternativa correta em relação às afirmativas acima:
Alternativas:
- a)Todas estão corretas.
- b)Somente a afirmativa IV está correta.Alternativa assinalada
- c)II e V estão corretas.
- d)I, III e IV estão incorretas.
- e)Somente V está correta.
2)
O humanismo filosófico, que defende a inclusão escolar de pessoas com deficiências, nos mostra que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes.
Partindo dessa afirmação, entendemos que a inclusão é um processo dinâmico que acompanha mudanças sociais e culturais de um grupo social. Diante disso podemos afirmar corretamente que:
Alternativas:
- a)A inclusão escolar é um movimento que ocorre na escola sem a presença de outras redes sociais de apoio.
- b)A inclusão escolar é um movimento que precisa da atuação e atendimento das redes sociais de apoio, da família, da instituição escolar e da sociedade, ou seja, pressupõe a construção de uma sociedade mais inclusiva.Alternativa assinalada
- c)A inclusão escolar é um fenômeno muito recente que só se efetiva enquanto legislação educacional e não como um projeto de construção de uma sociedade inclusiva.
- d)A inclusão escolar prevê apenas que são necessárias adaptações curriculares pontuais.
- e)A inclusão parte do pressuposto que devemos educar crianças e jovens diferenciando-os socialmente e culturalmente.
3)
Sobre a APAE assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- a)Associação dos Pais e Amigos dos Especiais, criada em 1910 em São Paulo, junto ao hospital do Juquiri.
- b)Atendimento aos Pais e Alunos Especiais, criada em 1942 no Rio de Janeiro, anexa ao hospital psiquiátrico.
- c)Amigos e Pais de Alunos Excepcionais, criada em 1898 em Franco da Rocha.
- d)Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, criada em 1954 no Rio de Janeiro, devido à presença de um casal de americanos do Narc (Association National Children Retard).Alternativa assinalada
- e)Associação dos Pais e Alunos Excepcionais, criada em 1942 em São Paulo pelo médico Dr. Franco da Rocha.
4)
Na Idade Média havia muita ignorância, crendices e crenças populares em relação à questão da deficiência.
Assinale a alternativa correta que explica como eram vistos os deficientes tanto pelo povo quanto pelas classes abastadas:
Alternativas:
- a)Os deficientes eram vistos como desumanos e seres lendários.
- b)Os deficientes eram vistos como nobres criaturas, possuídos por espíritos desumanos.
- c)Os deficientes eram vistos como castigos de Deus, resultado da ira celeste, possuídos por maus espíritos ou pelo demônio.Alternativa assinalada
- d)Os deficientes eram vistos como ineducáveis, pois eram possuídos por maus espíritos.
- e)Os deficientes eram vistos como castigos de Deus para suas famílias e deveriam passar a vida mendigando por comida e bebida.
5)
"O homem de qualquer das famílias de tua linhagem que tiver deformidade corporal não oferecerá pães ao seu Deus, e nem se aproximará de seu Ministério; se for cego, se coxo, se tiver nariz pequeno ou grande, ou torcido; se tiver um pé quebrado ou a mão; se for corcunda [...]". Moisés (apud SILVA, 1987, p. 74)
SILVA, Otto Marques da. A epopéia ignorada – a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS, 1987.
De acordo com o trecho acima, podemos dizer que, para os hebreus, as doenças crônica, física e mental e as deformidades indicavam:
Alternativas:
- a)Uma característica desagradável.
- b)Um castigo celestial.
- c)Um grau de impureza ou pecado.Alternativa assinalada
- d)Uma discriminação da igreja.
- e)Uma questão médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário