terça-feira, 27 de março de 2018

Av 1 - Inclusão no Ensino Regular

1)
Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I - Segundo a Unesco, a UNICEF e o Banco Mundial, algumas crianças têm o direito de serem educadas de forma separada de outras;
II - A inclusão escolar é irrelevante do ponto de vista educativo;
III - Os instrumento e documentos internacionais impedem a construção de uma escola inclusiva, preferindo a criação de escolas especializadas;
IV - A Declaração Universal dos direitos humanos de 1948 afirmam que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos;
V - As pessoas com necessidades especiais não são dotadas de consciência e racionalidade e não devem agir como os outros.
Assinale a alternativa correta em relação às afirmativas acima:

Alternativas:
  • a)
    Todas estão corretas.
  • b)
    Somente a afirmativa IV está correta.
    Alternativa assinalada
  • c)
    II e V estão corretas.
  • d)
    I, III e IV estão incorretas.
  • e)
    Somente V está correta.
2)
O humanismo filosófico, que defende a inclusão escolar de pessoas com deficiências, nos mostra que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes.
Partindo dessa afirmação, entendemos que a inclusão é um processo dinâmico que acompanha mudanças sociais e culturais de um grupo social. Diante disso podemos afirmar corretamente que: 

Alternativas:
  • a)
    A inclusão escolar é um movimento que ocorre na escola sem a presença de outras redes sociais de apoio.
  • b)
    A inclusão escolar é um movimento que precisa da atuação e atendimento das redes sociais de apoio, da família, da instituição escolar e da sociedade, ou seja, pressupõe a construção de uma sociedade mais inclusiva.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A inclusão escolar é um fenômeno muito recente que só se efetiva enquanto legislação educacional e não como um projeto de construção de uma sociedade inclusiva.
  • d)
    A inclusão escolar prevê apenas que são necessárias adaptações curriculares pontuais.
  • e)
    A inclusão parte do pressuposto que devemos educar crianças e jovens diferenciando-os socialmente e culturalmente.
3)
Sobre a APAE assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Associação dos Pais e Amigos dos Especiais, criada em 1910 em São Paulo, junto ao hospital do Juquiri.
  • b)
    Atendimento aos Pais e Alunos Especiais, criada em 1942 no Rio de Janeiro, anexa ao hospital psiquiátrico.
  • c)
    Amigos e Pais de Alunos Excepcionais, criada em 1898 em Franco da Rocha.
  • d)
    Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, criada em 1954 no Rio de Janeiro, devido à presença de um casal de americanos do Narc (Association National Children Retard).
    Alternativa assinalada
  • e)
    Associação dos Pais e Alunos Excepcionais, criada em 1942 em São Paulo pelo médico Dr. Franco da Rocha.
4)
Na Idade Média havia muita ignorância, crendices e crenças populares em relação à questão da deficiência.
Assinale a alternativa correta que explica como eram vistos os deficientes tanto pelo povo quanto pelas classes abastadas:

Alternativas:
  • a)
    Os deficientes eram vistos como desumanos e seres lendários.
  • b)
    Os deficientes eram vistos como nobres criaturas, possuídos por espíritos desumanos.
  • c)
    Os deficientes eram vistos como castigos de Deus, resultado da ira celeste, possuídos por maus espíritos ou pelo demônio.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Os deficientes eram vistos como ineducáveis, pois eram possuídos por maus espíritos.
  • e)
    Os deficientes eram vistos como castigos de Deus para suas famílias e deveriam passar a vida mendigando por comida e bebida.
5)
"O homem de qualquer das famílias de tua linhagem que tiver deformidade corporal não oferecerá pães ao seu Deus, e nem se aproximará de seu Ministério; se for cego, se coxo, se tiver nariz pequeno ou grande, ou torcido; se tiver um pé quebrado ou a mão; se for corcunda [...]". Moisés (apud SILVA, 1987, p. 74)
SILVA, Otto Marques da. A epopéia ignorada – a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS, 1987.
De acordo com o trecho acima, podemos dizer que, para os hebreus, as doenças crônica, física e mental e as deformidades indicavam:

Alternativas:
  • a)
    Uma característica desagradável.
  • b)
    Um castigo celestial.
  • c)
    Um grau de impureza ou pecado.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Uma discriminação da igreja.
  • e)
    Uma questão médica.

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