terça-feira, 27 de março de 2018

Av 2 - Inclusão no Ensino Regular

1)
Segundo Carvalho (1999) o conceito de inclusão é "um processo de educar conjuntamente e de maneira incondicional, nas classes do ensino comum, alunos ditos normais com alunos – portadores ou não de deficiências – que apresentem necessidades educacionais especiais".
A ideia da autora sobre inclusão é a de que: 

Alternativas:
  • a)
    O processo educacional dos portadores de deficiência é difícil e complicado, pois demanda muito apoio especializado.
  • b)
    Assim serão cultivados valores como: respeito à diferença, cooperação e solidariedade em prol de uma sociedade igualitária e justa com direito e acesso a recursos e serviços para todos.
    Alternativa assinalada
  • c)
    O conceito de inclusão é subjetivo e cada governo aplica as leis de acordo com as necessidades, atingindo a todos.
  • d)
    Incluir alunos especiais é tarefa fácil atualmente, pois não há mais preconceito por parte das famílias dos alunos ditos normais.
  • e)
    Educar conjuntamente significa que a família do deficiente deverá acompanhar todo o processo de ensino aprendizagem desse aluno.
2)
Sabemos que a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.
Diante dessa consideração, qual é a alternativa correta?

Alternativas:
  • a)
    A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com transtornos globais do desenvolvimento.
  • b)
    A Educação especial já foi fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, determinando formas de atendimento clínico-terapêuticos fortemente ancorados nos testes psicométricos que, por meio de diagnósticos, definiam as práticas escolares para os alunos com deficiência.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com deficiência.
  • d)
    A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com altas habilidades.
  • e)
    A educação especial atualmente se fundamenta na ideia de que todos são diferentes.
3)
Integração e Inclusão muitas vezes se confundem. É preciso verificar qual modelo educacional é adotado para poder entender e diferenciar.
De acordo com as ideias de Mantoan, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Integração é mais abrangente e depende do perfil da turma, o nível de capacidade de adaptação às opções da escola não é verificado, ou seja, tudo é mantido como antes, o esquema não é questionado. Inclusão é a inserção mais restrita do aluno especial, o objetivo é incluir quem foi anteriormente excluído, não deixar ninguém de fora do sistema escolar que deverá se adaptar às necessidades da sala regular ou classe especial.
  • b)
    Integração é mais restrita e depende do perfil do aluno, seu nível de capacidade de adaptação às opções da escola (sala regular, classe especial ou instituição especializada), ou seja, tudo é mantido como antes, o esquema não é questionado. Inclusão é a inserção mais radical, completa e sistemática do aluno especial cujo objetivo é incluir quem não foi anteriormente excluído, não deixar ninguém de fora do sistema escolar que deverá se adaptar às particularidades de todos os alunos.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Integração é mais complexa, mas não depende do perfil do aluno, seu nível de capacidade de adaptação às opções da escola é testado e ele decide se frequentará a sala regular, a classe especial ou instituição especializada. Inclusão é a inserção mais radical, completa e sistemática do aluno especial cujo objetivo é atender na instituição e na escola o aluno que foi anteriormente excluído, as atividades deverão se adaptar às particularidades de todos os alunos.
  • d)
    Integração é mais restrita e depende do perfil do aluno, seu nível de capacidade de adaptação às opções da escola (sala regular, classe especial ou instituição especializada), ou seja, tudo é adaptado em função desse aluno. Inclusão é a inserção mais complexa, difícil e necessária do aluno especial cujo objetivo é incluir quem não foi anteriormente excluído, deixar ninguém de fora do sistema escolar somente aqueles que as famílias não concordarem com as adaptações para atender a todos os alunos.
  • e)
    Integração é mais ampla e não depende do perfil do aluno, seu nível de capacidade de adaptação às opções da escola não precisa ser levado em conta, o aluno será encaminhado primeiro à sala regular e depois à classe especial. Inclusão é a inserção mais fácil do ponto de vista escolar, o objetivo é incluir quem não foi anteriormente excluído, não deixar ninguém de fora do sistema escolar que deverá ser questionado a todo momento a fim de se adaptar às particularidades dos alunos especiais.
4)
Leia com atenção:
I – Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
II – Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
III – Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
IV – Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
V – Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
VI – Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
VII – Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
VIII – Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
Assinale a alternativa correta em relação ao que foi descrito acima:

Alternativas:
  • a)
    São atribuições do professor que atua em sala de comum e presta o atendimento educacional especializado, indicadas na Lei 5.692/71.
  • b)
    São atribuições do professor que atua em sala de recursos das APAEs, indicadas na Lei 7.853 de 24/10/1989.
  • c)
    São atribuições do professor que atua na educação básica e presta o atendimento educacional adaptado, indicadas no Art. 13 da Resolução n. 4 de 02/10/2009.
  • d)
    São atribuições do professor que atua em sala de recursos especiais e presta o atendimento educacional especializado, indicadas na resolução CNE/CEB N.2 DE 2001.
  • e)
    São atribuições do professor que atua em sala de recursos multifuncionais e presta o atendimento educacional especializado, indicadas no Art. 13 da Resolução n. 4 de 02/10/2009.
    Alternativa assinalada
5)
[...] é uma tarefa a ser dividida entre pais e profissionais. Uma atitude positiva da parte dos pais favorece a integração escolar e social. Pais necessitam de apoio para que possam assumir seus papéis de pais de uma criança com necessidades especiais. O papel das famílias e dos pais deveria ser aprimorado através da provisão de informação necessária em linguagem clara e simples; ou enfoque na urgência de informação e de treinamento em habilidades paternas constitui uma tarefa importante em culturas aonde a tradição de escolarização seja pouca (BRASIL, 1994, p.14).
De acordo com o exposto acima, podemos entender que o êxito no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular vai depender do seu desenvolvimento. Por isso, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    A educação inclusiva depende do trabalho e esforço dos professores.
  • b)
    A integração da família é importante, mas não imprescindível.
  • c)
    A educação de crianças com necessidades educacionais especiais não se limita ao ambiente escolar.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Os alunos devem ser analisados pela escola e seus pais devem ser orientados a ajudar nas tarefas.
  • e)
    O ensino regular não consegue suprir todas as necessidades dos alunos com NEE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário