quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Av 2 - Letramento na Educação Bilíngue Para Surdos


1)
Com relação a inclusão de surdos e sua integração social, leia as afirmativas abaixo e indique V para as verdadeiras e F para falsas.
(  ) Não há limitações cognitivas ou afetivas inerentes à surdez.
(  ) A integração social do surdo não está relacionada à aceitação da Língua de Sinais pela sociedade.
(  ) A integração social do surdo depende do aprendizado da língua oral do país.
(  ) A comunicação é fundamental para a integração do ser humano à sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de V e F indicada entre parênteses:

Alternativas:
  • a)
    F, V, V, F.
  • b)
    V, F, F, V.
    Alternativa assinalada
  • c)
    F, F, F, V.
  • d)
    V, V, V, F.
  • e)
    F, V, F, V.
2)
Pesquisas demonstram que a educação bilíngue é importante para o desenvolvimento integral da pessoa surda, isto se considerar além do seu aprendizado, as questões cognitivas, sociais e afetivas. Leia as afirmativas abaixo e responda:
I. Na educação bilíngue a língua portuguesa é privilegiada frente à Língua de Sinais.
II. Na educação bilíngue a Língua de Sinais é considerada como a primeira língua do surdo, enquanto que a língua majoritária do país é a segunda.
III. Um dos objetivos da educação bilíngue está relacionado ao desenvolvimento do surdo enquanto sujeito, participante da sociedade.
IV. A educação bilíngue pressupõe o aprendizado da língua majoritária do país em sua modalidade oral.
A alternativa que corresponde às afirmativas corretas é:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
  • b)
    I, II e IV.
  • c)
    II e III.
    Alternativa assinalada
  • d)
    I, III e IV.
  • e)
    I e IV.
3)
Joana é fluente em LIBRAS e está aprendendo a língua portuguesa, em sua modalidade escrita. Por ser surda congênita, apresenta algumas dificuldades em escrita, principalmente em relação às questões gramaticais. A professora de português observou que embora conheça algumas regras do português, sua escrita ainda mantém algumas características de sua língua materna. Ou seja, a estrutura da frase ora apresenta características da LIBRAS, ora características gramaticais da língua portuguesa. Podemos afirmar que em relação ao aprendizado da segunda língua, Joana encontra-se no estágio:

Alternativas:
  • a)
    Transicional.
  • b)
    Interlíngua 3.
  • c)
    Interlíngua 2.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Informacional.
  • e)
    Interlíngua 1.
4)
Os alunos surdos apresentam algumas dificuldades específicas em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Uma das dificuldades mais significativas está relacionada ao léxico, com palavras de difícil interpretação. Isso é ainda mais evidente com relação:

Alternativas:
  • a)
    Às palavras antônimas.
  • b)
    Aos palíndromos.
  • c)
    Às onomatopeias.
  • d)
    Às palavras ambíguas.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Às palavras amórficas.
5)
As políticas públicas devem atuar de maneira a minimizar não apenas as barreiras arquitetônicas, mas também aquelas relacionadas às pessoas e ao preconceito, configurando grandes obstáculos à inclusão. Como é conhecido este tipo de barreira?

Alternativas:
  • a)
    Barreiras atitudinais.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Barreiras lexicais.
  • c)
    Barreiras profissionais.
  • d)
    Barreiras comunicativas.
  • e)
    Barreiras organizacionais.

Av 1 - Letramento na Educação Bilíngue Para Surdos

1)
Esta língua é conhecida como a raiz de todas as outras línguas sinalizadas que foram disseminadas pelo planeta. Sua difusão se deu em decorrência da ida de professores surdos que trabalharam com o religioso Charles L"Epée (desenvolvedor da metodologia "Sinais Metódicos" – tradução para o português) a outros países, multiplicando essa metodologia. A que língua o texto se refere?

Alternativas:
  • a)
    Língua Francesa de Sinais.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Língua Espanhola de Sinais.
  • c)
    Língua Americana de Sinais.
  • d)
    Língua Brasileira de Sinais.
  • e)
    Língua Portuguesa de Sinais.
2)
Os surdos necessitam de uma política educacional que atenda suas necessidades, portanto, necessitam de uma política linguística que norteie sua formação bilíngue. Assim, podemos afirmar que:
I.A proposta pedagógica para o surdo se restringe às adaptações curriculares.
II.As práticas pedagógicas devem conceber a LIBRAS apenas como um instrumento.
III.A LIBRAS não é apenas uma língua de instrução, mas sim de ensino e aprendizagem.
As afirmativas corretas são:

Alternativas:
  • a)
    I e III, apenas.
  • b)
    III, apenas.
    Alternativa assinalada
  • c)
    II, apenas.
  • d)
    I e II, apenas.
  • e)
    I, II e III.
3)
Leia e analise o trecho abaixo:
Segundo o decreto 5626/2005, a LIBRAS é uma _________________________ natural, relacionada aos costumes e ________________________ da comunidade surda brasileira que nasceu da _________________ de comunicação das pessoas surdas.
Quais palavras preenchem corretamente as lacunas acima?

Alternativas:
  • a)
    Abordagem; deveres; incapacidade.
  • b)
    Ciência; direitos; imposição.
  • c)
    Língua; cultura; necessidade.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Linguagem; mitos; inaptidão.
  • e)
    Área de conhecimento; necessidades, imposição.
4)
Em relação ao processo de inclusão escolar, sabemos que este se apresenta de forma complexa, mas o respeito à diferença linguística não deve ser a única mudança dentro do espaço educacional. Dentro das políticas educacionais, deve também se considerar a história da educação do surdo e sua cultura. Assim, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Para além da língua, deve-se mudar a concepção que se tem sobre o surdo e a surdez.
    Alternativa assinalada
  • b)
    O mais importante é que o surdo aprenda a língua majoritária oral do país em que vive.
  • c)
    A presença do intérprete de LIBRAS garante a aprendizagem do aluno surdo.
  • d)
    O aluno surdo deve aprender em escolas especiais visto as dificuldades que apresenta.
  • e)
    A inclusão do surdo no ensino regular não deve ser parte das políticas educacionais.
5)
Para que a leitura ocorra, a criança passa por diferentes estágios de aprendizagem dentre eles o logográfico, o alfabético e o de pseudopalavras. Ana é uma criança que ao final do primeiro ciclo é capaz de ler fluentemente e compreender a leitura que realiza. Podemos afirmar que esta fluência foi possibilitada pela capacidade de:

Alternativas:
  • a)
    Decodificar palavras.
  • b)
    Codificar pseudo palavras.
  • c)
    Utilizar rota fonológica.
  • d)
    Utilizar desenho e cores.
  • e)
    Utilizar rota lexical.
    Alternativa assinalada

sábado, 1 de dezembro de 2018

O PRESIDENTE ELEITO, JAIR BOLSONARO CRITICA AMBIENTALISTAS

Resultado de imagem para JAIR BOLSONARO VIAJA PARA CERIMONIA DE CADETE
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), criticou hoje (30) parte da comunidade de ambientalistas, acusando-a de achar que é dona do meio ambiente. Ele também afirmou que a decisão sobre quem será o futuro ministro do Meio Ambiente ainda não foi tomada e há “meia dúzia” de nomes sendo avaliados.
O presidente eleito disse que o futuro ministro terá de ser afinado com o Ministério da Agricultura e  estar disposto a enfrentar o que voltou a chamar de “indústria da multa”. 
"Quero preservar, mas não dessa forma que vêm fazendo nos últimos anos. Dessas multas no campo, 40% vai para ONG. Isso vai deixar de existir”.
Ele viajou ao município fluminense para acompanhar a formatura de aspirantes a oficial na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), cerimônia que acontece amanhã (1º). Bolsonaro se formou nesta instituição em 1977, há 41 anos.
Bolsonaro disse que nos últimos 25 anos esteve em Resende cerca de três vezes por ano. Segundo ele, é uma oportunidade não apenas para rever amigos e relembrar os tempos em que passou na Aman, mas também para comer um dos seus lanches predileto.
O dono é Giordani Costa Cardoso, 50 anos. Natural de São Paulo, ele chegou à Resende depois de viver em Queimados, município da Baixada Fluminense. “Cheguei aqui em 1994. Dormi no banco da praça. E instalei minha barraquinha”, lembra.
O food truck amarelo que chama a atenção existe há apenas um ano. Antes, ele trabalhava com uma barraquinha de cachorro quente. O trabalho é feito em parceria com a esposa, Valquíria de Fátima Rodrigues, de 47 anos. Com formação em culinária no Senac, ela incrementou o sanduíche.
“Já tenho três vídeos com Bolsonaro e algumas fotos. Mas essa visita agora foi diferente. Estou trêmula até agora. Fiz o lanche para o presidente”, contou Valquíria.
Giordani conta que Bolsonaro o visita há cerca de 10 anos. “Ele chega de repente. Senta no banquinho, pede o pão com linguiça.”
Dessa vez, ele não queria cobrar, mas relata que Bolsonaro insistiu e pagou R$ 100 pela iguaria. “Eu soube em cima da hora. Quando foi 5 horas da tarde começou coronel, tenente, major e almirante me ligando. Quando eu cheguei aqui para abrir o food truck já tinha segurança”, diz Giordani
O dono do Hot Dog do Senhor afirma que fará mudanças no negócio. A começar pelo nome do Big Dogão, o lanche predileto de Bolsonaro. “O dele é o top de linha. É de 30 centímetros com linguiça pura de porco, queijo cheddar e catupiri da Polenguinho. Eu vou mudar de nome. Vai se chamar Lanche do Presidente.”

domingo, 14 de outubro de 2018

Votos válidos: Bolsonaro, 58%; Haddad, 42%

O resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado nesta quarta, dia 10, e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.
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Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:
·         Jair Bolsonaro (PSL): 49%
·         Fernando Haddad (PT): 36%
·         Em branco/nulo/nenhum: 8%
·         Não sabe: 6%

sábado, 13 de outubro de 2018

BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
Brasil, como é bom saber que o povo brasileiro abriu os seus olhinhos... Dia 28/10, iremos poder sentir um prazer enorme em poder sentir orgulho em dizer: O Brasil não é de LULA o BRASIL não é do PT, chega de CORRUPÇÃO, somos democráticos e podemos escolher quem quisermos, sabemos que o petista Haddad junto com sua cúpula, chegou mudar as cores de sua campanha, mas sabe porque aconteceu isto? Para tentar induzir e achar que o povo brasileiro é idiota, te digo com segurança, PT nós somos brasileiros/as, e somos honestos, dignos e merecemos algo melhor... #PTNÃO#NUNCAMAIS...
Somos livres e temos nossas escolha: É BOLSONARO É 17 É O BRASIL E SUA NAÇÃO BRASILEIRA... SINTO-ME ORGULHOSA POR TODOS QUE ESTAMOS PELO BRASIL.... VIVA AO BRASIL.
BRASIL ACIMA DE TUDO
DEUS ACIMA DE TODOS

domingo, 23 de setembro de 2018

Av 2 - Libras: Aspectos Linguístico - Fonologia e Sinais do Contexto Familiar e Educacional

1)
O que é um Ponto de Articulação?

Alternativas:
  • a)
    É o local onde pesquisadores se encontram para articularem as novas formas de expressão e comunicação por intermédio dos sinais.
  • b)
    É o ponto no qual precisamos parar, refletir e iniciar um processo de articulação para que as questões deem andamento.
  • c)
    É um ponto onde se consegue articular bem, de forma gestual e precisa, o que se pretende expressar.
  • d)
    É um local no qual se articulam questões de comunicação e interpretação.
  • e)
    É um parâmetro que está relacionado ao local onde o sinal é sinalizado no corpo do emissor.
    Alternativa assinalada
2)
Assim como as CM foram sendo acrescentadas, as combinações dos demais parâmetros também vão sendo acrescidos com a inovação da língua, o mesmo ocorre nas línguas orais, com o ponto e o modo articulatório. Quanto à dominância, quando houver diferentes CMs, como devemos proceder com as mãos?

Alternativas:
  • a)
    As mãos devem se movimentar lentamente para que o conteúdo a ser expressado possa ser compreendido facilmente.
  • b)
    A mão ativa deve produzir o movimento e a mão passiva, servir de apoio.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A mão direita precisa ficar parada, enquanto a mãe esquerda se articula.
  • d)
    Gesticulam-se as duas mãos em tempos diferentes.
  • e)
    As mãos precisam fazer diferentes gestos para comunicar a mesma coisa.
3)
Sobre o tema Configuração de Mão, leia e analise o trecho abaixo:
Cada Configuração de Mão, criada por Ferreira-Brito, assume posições e formas diferentes, sendo algumas com os dedos ____________________ e outras com os dedos __________________.
Assinale a alternativa cujas palavras indicadas completam as lacunas acima corretamente:

Alternativas:
  • a)
    Apontados; dobrados.
  • b)
    Fechados; estendidos.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Em movimento; parados.
  • d)
    Gesticulando; estáticos.
  • e)
    Imóveis; móveis.
4)
Outra característica importante para descrever o movimento é a sua velocidade, que pode carregar algumas variáveis durante a realização do sinal. Quais são essas variáveis?

Alternativas:
  • a)
    Velocidade, força, tensão e tração.
  • b)
    Potencialidade, envergadura, velocidade, capacidade.
  • c)
    Tensão, retenção, continuidade e refreamento.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Retração, ação, força e longitude.
  • e)
    Uniformidade, elasticidade, vigor e potencialidade.
5)
Leia e analise as duas afirmações abaixo:
1ª – Em LIBRAS, o Ponto de Articulação de alguns sinais está próximo ao corpo.
PORQUE
2ª – Em LIBRAS, alguns sinais necessitam do uso de Expressões Faciais.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

Alternativas:
  • a)
    As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • b)
    As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • d)
    A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • e)
    As duas afirmações são falsas.

Av 1 - Libras: Aspectos Linguístico - Fonologia e Sinais do Contexto Familiar e Educacional

1)
A Língua Brasileira de Sinais é atualmente denominada LIBRAS. Em que ano ela passou a ser denominada assim?

Alternativas:
  • a)
    1823.
  • b)
    1940.
  • c)
    2015.
  • d)
    1993.
    Alternativa assinalada
  • e)
    1968.
2)
Leia e analise o trecho abaixo:
Para soletrar as letras com as mãos, devemos soletrar em velocidade ________________, formando as palavras com clareza. Entre as letras soletradas em cada palavra, devemos ________________ curta ou mover a mão _______________ para o lado esquerdo, como se estivesse empurrando a palavra já soletrada para o lado.
Assinale a alternativa que completa as lacunas respectivamente:

Alternativas:
  • a)
    Rápida; pular; direita.
  • b)
    Intermediária; descansar; esquerda.
  • c)
    Devagar; acelerar; direita.
  • d)
    Lenta; respirar; esquerda.
  • e)
    Normal; dar pausa; direita.
    Alternativa assinalada
3)
Sobre algumas regras da sinalização em LIBRAS, leia e analise as sentenças abaixo e, em seguida, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) Para sinalização do horário é realizado movimento rotacional.
( ) É importante lembrar que dizemos 14h00 ou16h00, nunca mencionamos o período – manhã, tarde ou noite.
( ) Na LIBRAS ocorre, em alguns casos, a incorporação de movimento, da repetição para destacar uma informação.
( ) A LIBRAS tem regras gramaticas próprias, assim como as outras línguas.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta, em ordem:

Alternativas:
  • a)
    V – V – V – F.
  • b)
    V – F – V – F.
  • c)
    V – F – V – V.
    Alternativa assinalada
  • d)
    V – V – V –V.
  • e)
    F – F – F – F.
4)
O que são Sinais Compostos?

Alternativas:
  • a)
    São sinais cujas características são demarcadas conforme a configuração do tipo de gesto ou aceno.
  • b)
    São aqueles que precisam de duas bases de sinais preexistentes para então criar um novo sinal.
    Alternativa assinalada
  • c)
    São caracterizados por sua base que se diferencia dos demais devido ao fator de complexidade intrínseco ao tipo de sinal realizado.
  • d)
    São formas e expressão complexas que demonstram um maior entendimento do sentimento que pretende ser expresso.
  • e)
    São expressões duplas ou múltiplas cujas bases se duplicam.
5)
Em relação as Configurações de Mão (CM), considere as afirmações a seguir:
I. As Configurações de Mão de uma das mãos não pode ser diferente da outra mão configurada.
II. Ferreira-Brito (1995) foi uma das primeiras linguistas que destacou os cinco parâmetros da LIBRAS.
III. A configuração da mão pode ser mantida constante durante a articulação de um sinal.
Estão CORRETAS somente as afirmações: 

Alternativas:
  • a)
    I, II e III.
  • b)
    I e II.
  • c)
    II e III.
    Alternativa assinalada
  • d)
    I e III.
  • e)
    III.