quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

ESTUDOS DAS RAIZES

Podemos encontrar nas ANGIOSPERMAS dois tipos básicos de raízes: as fasciculadas e as pivotantes.
As raízes fasciculadas são formadas por um conjunto de raízes finas, todas mais ou menos do mesmo tamanho e espessura, que ocorrem nas monocotiledôneas. Esse tipo de raiz não se aprofunda muito no solo, absorvendo água das camadas mais superficiais.
Elas se espalham formando uma espécie de rede que prende o solo, contribuindo para diminuir a erosão provocada pela chuva.
Nas raízes pivotantes, existe uma raiz principal que penetra verticalmente no solo, sendo, geralmente, maior e mais grossa que as outras, as secundárias, que partem dela.
Esse tipo de raiz consegue absorver água das camadas mais profundas do solo e é típico das dicotiledôneas e das GIMNOSPERMAS. 
Tipos de raízes

A raiz e suas funções

A raiz é um órgão vegetal que cresce e se ramifica, geralmente, dentro do solo, formando o sistema radicular. Esse conjunto de raízes é responsável por algumas funções do vegetal, como a fixação do vegetal no solo e absorção de água e sais minerais, que são chamados de seiva bruta.
Algumas raízes acumulam reserva de água e nutrientes para a planta, sendo por isso utilizadas em nossa alimentação.

Suas partes

Em cada uma das raízes que compõem os sistemas radiculares, é possível identificar diferentes regiões.
Partes da raiz de uma planta

Regiões da raiz

As células da ponta da raiz estão em constante reprodução, promovendo o seu crescimento. Durante a sua penetração no solo, as raízes vão se atritando com as partículas presentes nele. A coifa é uma espécie de capuz que protege essas células do atrito com as partículas e também do ataque de microrganismos.
A seguir vem a zona lisa ou de crescimento, uma região onde há intenso crescimento da raiz, pois as células recém-formaas passam por um processo de alongamento. Essa região é a principal responsável pelo crescimento da raiz.
A zona pilosa ou de absorção possui numerosos e finíssimos pelos chamados pelos absorventes,que são os responsáveis pela absorção de água e sais minerais presentes no meio em que as raízes se encontram.
A região suberosa ou de ramificação é de onde se originam as raízes secundárias que auxiliam a fixação da planta no solo e aumentam a superfície de absorção.

Diversidade das raízes

As raízes se diferenciam de acordo com as funções especializadas que exercem e também pela capacidade que têm de se adaptarem a diferentes ambientes.
Raízes respiratórias: também conhecidas como pneumatóforos, são raízes adaptadas a viver em regiões alagadiças como, por exemplo, os mangues, que possuem um solo lamacento, rico em detritos, porém pobre em oxigênio. A vegetação que vive nesse ambiente desenvolve raízes que crescem verticalmente para fora do nível da água. Elas possuem pequenos furos que permitem a entrada do oxigênio do ar. As raízes dessas plantas realizam a fixação e a absorção de oxigênio.
Raiz respiratória
Pneumatóforos
Raízes escoras ou suporte: essas raízes partem do caule e se fixam no solo, aumentando a capacidade de sustentação da planta, como o milho, por exemplo. No mangue também é muito comum as plantas apresentarem esse tipo de raiz crescendo acima do nível da água.
Raiz escora
Raízes escoras
Raízes tabulares: são raízes achatadas que lembram uma tábua, encontradas em árvores de grande porte para ajudar na sustentação. Possuem poros que permitem a entrada do oxigênio. A figueira é um exemplo de planta com esse tipo de raiz.
Raízes tabulares
Raízes tabulares
Raízes tuberosas: armazenam grande quantidade de substâncias nutritivas, sendo por isso muito utilizadas em nossa alimentação. São elas: cenoura, beterraba, mandioca, batata-doce, nabo e outras.
Beterraba e Nabo
Raízes tuberosas – beterraba e nabo
Raízes sugadoras: esse tipo de raiz é encontrado em plantas parasitas, como a erva-de-passarinho e o cipó-chumbo. Elas penetram no caule das plantas hospedeiras, sugando-lhes a seiva.
Raiz sugadora
Cipó-chumbo
No caso do cipó-chumbo, que não possui folhas nem clorofila, ele depende, exclusivamente, da planta hospedeira, sugando-lhe a seiva rica em substâncias nutritivas, chegando, inclusive, a matá-la.
De um modo geral, as raízes são subterrâneas, mas também existem as aquáticas – que se desenvolvem dentro da água, como as da planta aguapé, e há aquelas que são aéreas, como é o caso das orquídeas, que vivem apoiadas em outras plantas, absorvendo a umidade do ar.

TERMINOLOGIA CIRÚRGICA

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RAIZES
  • Oto – ouvido
  • Oftalmo – olho
  • Rino – nariz
  • Bléfaro – pálpebra
  • Adeno – glândula
  • Tráqueo – traquéia
  • Cárdia – esfíncter esôfago-gástrico
  • Gastro – estomago
  • Êntero – intestino delgado
  • Cólon – intestino grosso
  • Hepato – fígado
  • Cole – vias biliares
  • Procto – reto e ânus
  • Espleno – baço
  • Laparo – parede abdominal
  • Nefro – rim
  • Pielo – pelve renal
  • Cisto – bexiga
  • Hístero – útero
  • Salpingo – tuba uterina
  • Colpo – vagina
  • Ooforo – ovário
  • Orquio – testículo
  • Ósteo – osso
  • Angio – vasos sanguíneos
  • Flebo – veia

SUFIXOS
  • Tomia – significa incisão, “corte”, abertura de parede ou órgão;
  • Stomia – significa “fazer uma nova boca”; comunicar um órgão ou oco com o exterior;
  • Ectomia – significa extirpar parcial ou totalmente um órgão;
  • Plastia – significa reparação plástica da forma ou função do segmento afetado;
  • Rafia – significa sutura;
  • Pexia – significa fixação de uma estrutura corpórea;
  • Scopia – significa visualizar o interior de um órgão cavitário com o auxílio de aparelhos especiais.
Cirurgia com o sufixo TOMIA
  • Toracotomia – abertura da cavidade torácica;
  • Cardiotomia – abertura do cárdia;
  • Coledocotomia – abertura do colédoco;
  • Laparotomia – abertura da cavidade abdominal;
  • Uterolitotomia – abertura do ureter para remoção de cálculo;
  • Flebotomia – incisão na veia para introdução de cateter.
Cirurgia com o sufixo STOMIA
  • Traqueostomia – “formação de uma abertura na traquéia e sutura das bordas da abertura a pele do pescoço”;
  • Gastrostomia – formação de uma abertura no estomago e colocação de uma sonda através da parede abdominal, geralmente utilizada para alimentação;
  • Jejunostomia – formação de uma abertura no jejuno e colocação de uma sonda através da parede abdominal, geralmente utilizada para alimentação;
  • Ileostomia – abertura cirúrgica do íleo, através da parede abdominal, para desviar o transito intestinal;
  • Colostomia – abertura cirúrgica do cólon, atreves da parede abdminal, para desviar o transito intestinal;
  • Nefrostomia – formação de uma abertura na pelve renal e colocação de uma sonda exteriorizada na região lombar.
Cirurgia com o sufixo ECTMIAO
  • Tireoidectomia – extirpação parcial ou total da tireóide;
  • Mastectomia – retirada da mama;
  • Esofagectomia – remoção parcial ou total do esôfago;
  • Gastrectomia – extirpação parcial ou total do estomago;
  • Colescistectomia – remoção da vesícula biliar;
  • Esplenectomia – remoção do baço;
  • Colectomia – remoção total ou parcial do cólon;
  • Histerectomia – extirpação do útero;
  • Salpingectomia – extirpação da tuba uterina;
  • Ooforectomia – extirpação do ovário;
  • Prostatectomia – remoção da próstata;
  • Safenectomia – extirpação da safena.
Cirurgias com o sufixo PLASTIA
  • Blefaroplastia – correção cirúrgica da pálpebra;
  • Rinoplastia – correção cirúrgica do nariz;
  • Queiloplastia – reparo de defeito nos lábios;
  • Mamoplastia – correção cirúrgica das mamas;
  • Ritidoplastia – cirurgia indicada para corrigir rugas da face.
Cirurgia com o sufixo RAFIA
  • Herniorrafia – sutura para correção da hérnia;
  • Colporrafia – sutura da parede vaginal;
  • Perineorrafia – sutura do períneo;
  • Gastrorrafia – sutura da parede do estomago.
Cirurgia com o sufixo PEXIA
  • Retinopexia – fixação da retina descolada;
  • Nefropexia – elevação e fixação do rim;
  • Cistopexia – elevação e fixação da bexiga;
  • Orquiopexia – fixação do testículo na bolsa escrotal.
Cirurgia com o sufixo SCOPIA
  • Broncoscopia – visualização direta dos brônquios;
  • Esofagogastroduodenoscopia – visualização direta do esôfago, estomago e duodeno;
  • Laparoscopia – visualização da cavidade abdominal;
  • Reto-sigmoidoscopia – visualização do canal anal, reto e sigmóide;
  • Colonoscopia – visualização do intestino grosso, válvula ileocecal e porção terminal do íleo;
  • Cistoscopia – visualização da bexiga.
Existem ainda, termos cirúrgicos que não seguem os mesmos padrões descritos anteriormente. São alguns exemplos:
  • Amputação – retirada parcial ou total de um membro ou de um órgão;
  • Enxerto – inserção de material autógeno, homólogo, heterógeno ou sintético para corrigir defeito ou falha em tecidos ou órgão;
  • Exérese – significa extirpação parcial ou total de um segmento corpóreo;
  • Anastomose – comunicação cirúrgica realizada entre dois vasos sanguíneos ou entre duas vísceras ocas;
  • Artrodese – imobilização cirúrgica de articulação;
  • Circuncisão ou postectomia – é a excisão do prepúcio para facilitar a exposição da glande;
  • Paracentese – punção de um espaço cheio de líquidos, utilizando agulha ou trocarte, com a finalidade de aspirar o líquido aí contido;
  • Toracentese – punção/aspiração do espaço intrapleural para remover líquidos anômalos, como é o caso dos hidrotórax, hemotórax ou empiema

FAUSTÃO XINGA PRESIDENTE BOLSONARO AO VIVO E PODERÁ PEGAR ATÉ 4 ANOS DE CADEIA

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O apresentador do Domingão, Fausto Silva, virou assunto nas redes sociais após comentário feito em seu programa, neste domingo (6). Em atração gravada no final do ano, Faustão fez uma dura crítica política e muita gente entendeu como indireta ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). 

Em programa especial que iniciou o período de comemoração pelos 30 anos do Domingão, Faustão recebeu diversas estrelas da Globo e, após a atriz Sophie Charlotte falar sobre Carnaval e amazônia, Faustão emendou um comentário que está repercutindo. 

“Na hora do Carnaval e da seleção, o brasileiro (e nós sabemos muito bem) é um povo que tem união, tem solidariedade, tem uma integração. Por que isso não acontece nas coisas sérias? Lutar por educação, saúde pública, contra a corrupção, contra a incompetência, que também é uma forma de corrupção. O imbecil que está lá (e não deveria estar) pode até ser honesto, mas é um idiota que está ferrando com todo mundo”, afirmou Fausto Silva. 

O artigo 26 da Lei nº 7.170, de 14 de dezembro de 1983, diz que “Caluniar ou difamar o Presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação” é passível de pena de reclusão de um a quatro anos. 

Apesar das críticas, alguns internautas acreditam que Faustão não tenha falado sobre Bolsonaro. Para eles, a fala “o imbecil que está lá” é uma referência generalizada a qualquer político que seja honesto, mas que em Brasília não faça nada para ajudar a melhor a vida do povo brasileiro.


Fonte> site: hojenoticias.com.br 

domingo, 6 de janeiro de 2019

Motoristas tapam buracos da PE-507, entre Moreilândia e Exu, no Sertão do estado


De acordo com os pipeiros, os caminhões atendem 78 localidades e os buracos atrasam a entrega da água. Entre as reivindicações do protesto da categoria está o pedido do material para que continuem fazendo o serviço e possam atender a população da região do Araripe que precisa da água.
Até a publicação desta matéria, o Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco não se manifestou sobre o assunto.

Ceará tem 8 ataques após atuação da Força Nacional no estado; dois morrem em confronto com policiais

As polícias do Ceará montaram uma força-tarefa para tentar frear a onda de ataques no estado, que destruiu dezenas de prédios públicos e ônibus, carros desde quarta-feira (2). No entanto, mesmo com, reforço da Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, foram registrados oito ataques: dois em Fortaleza contra um posto de combustível e uma torre policial, na noite de sábado, e seis contra veículos, banco, prédios públicos e uma base de telefonia em cidades do interior neste domingo (6). Em todo estado, chegou a 98 o número de ações criminosa desde o início da violência .

Dois suspeitos foram mortos durante uma troca de tiros com a polícia ao tentar incendiar um posto do Detran no Bairro Granja Portugal, em Fortaleza, na madrugada de domingo. Um policial militar ficou ferido após ser atingido no braço durante o confronto. No local, a polícia apreendeu bombas caseiras (coquetel molotov) que seriam usados na ação.


quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Av 2 - Letramento na Educação Bilíngue Para Surdos


1)
Com relação a inclusão de surdos e sua integração social, leia as afirmativas abaixo e indique V para as verdadeiras e F para falsas.
(  ) Não há limitações cognitivas ou afetivas inerentes à surdez.
(  ) A integração social do surdo não está relacionada à aceitação da Língua de Sinais pela sociedade.
(  ) A integração social do surdo depende do aprendizado da língua oral do país.
(  ) A comunicação é fundamental para a integração do ser humano à sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de V e F indicada entre parênteses:

Alternativas:
  • a)
    F, V, V, F.
  • b)
    V, F, F, V.
    Alternativa assinalada
  • c)
    F, F, F, V.
  • d)
    V, V, V, F.
  • e)
    F, V, F, V.
2)
Pesquisas demonstram que a educação bilíngue é importante para o desenvolvimento integral da pessoa surda, isto se considerar além do seu aprendizado, as questões cognitivas, sociais e afetivas. Leia as afirmativas abaixo e responda:
I. Na educação bilíngue a língua portuguesa é privilegiada frente à Língua de Sinais.
II. Na educação bilíngue a Língua de Sinais é considerada como a primeira língua do surdo, enquanto que a língua majoritária do país é a segunda.
III. Um dos objetivos da educação bilíngue está relacionado ao desenvolvimento do surdo enquanto sujeito, participante da sociedade.
IV. A educação bilíngue pressupõe o aprendizado da língua majoritária do país em sua modalidade oral.
A alternativa que corresponde às afirmativas corretas é:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
  • b)
    I, II e IV.
  • c)
    II e III.
    Alternativa assinalada
  • d)
    I, III e IV.
  • e)
    I e IV.
3)
Joana é fluente em LIBRAS e está aprendendo a língua portuguesa, em sua modalidade escrita. Por ser surda congênita, apresenta algumas dificuldades em escrita, principalmente em relação às questões gramaticais. A professora de português observou que embora conheça algumas regras do português, sua escrita ainda mantém algumas características de sua língua materna. Ou seja, a estrutura da frase ora apresenta características da LIBRAS, ora características gramaticais da língua portuguesa. Podemos afirmar que em relação ao aprendizado da segunda língua, Joana encontra-se no estágio:

Alternativas:
  • a)
    Transicional.
  • b)
    Interlíngua 3.
  • c)
    Interlíngua 2.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Informacional.
  • e)
    Interlíngua 1.
4)
Os alunos surdos apresentam algumas dificuldades específicas em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Uma das dificuldades mais significativas está relacionada ao léxico, com palavras de difícil interpretação. Isso é ainda mais evidente com relação:

Alternativas:
  • a)
    Às palavras antônimas.
  • b)
    Aos palíndromos.
  • c)
    Às onomatopeias.
  • d)
    Às palavras ambíguas.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Às palavras amórficas.
5)
As políticas públicas devem atuar de maneira a minimizar não apenas as barreiras arquitetônicas, mas também aquelas relacionadas às pessoas e ao preconceito, configurando grandes obstáculos à inclusão. Como é conhecido este tipo de barreira?

Alternativas:
  • a)
    Barreiras atitudinais.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Barreiras lexicais.
  • c)
    Barreiras profissionais.
  • d)
    Barreiras comunicativas.
  • e)
    Barreiras organizacionais.

Av 1 - Letramento na Educação Bilíngue Para Surdos

1)
Esta língua é conhecida como a raiz de todas as outras línguas sinalizadas que foram disseminadas pelo planeta. Sua difusão se deu em decorrência da ida de professores surdos que trabalharam com o religioso Charles L"Epée (desenvolvedor da metodologia "Sinais Metódicos" – tradução para o português) a outros países, multiplicando essa metodologia. A que língua o texto se refere?

Alternativas:
  • a)
    Língua Francesa de Sinais.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Língua Espanhola de Sinais.
  • c)
    Língua Americana de Sinais.
  • d)
    Língua Brasileira de Sinais.
  • e)
    Língua Portuguesa de Sinais.
2)
Os surdos necessitam de uma política educacional que atenda suas necessidades, portanto, necessitam de uma política linguística que norteie sua formação bilíngue. Assim, podemos afirmar que:
I.A proposta pedagógica para o surdo se restringe às adaptações curriculares.
II.As práticas pedagógicas devem conceber a LIBRAS apenas como um instrumento.
III.A LIBRAS não é apenas uma língua de instrução, mas sim de ensino e aprendizagem.
As afirmativas corretas são:

Alternativas:
  • a)
    I e III, apenas.
  • b)
    III, apenas.
    Alternativa assinalada
  • c)
    II, apenas.
  • d)
    I e II, apenas.
  • e)
    I, II e III.
3)
Leia e analise o trecho abaixo:
Segundo o decreto 5626/2005, a LIBRAS é uma _________________________ natural, relacionada aos costumes e ________________________ da comunidade surda brasileira que nasceu da _________________ de comunicação das pessoas surdas.
Quais palavras preenchem corretamente as lacunas acima?

Alternativas:
  • a)
    Abordagem; deveres; incapacidade.
  • b)
    Ciência; direitos; imposição.
  • c)
    Língua; cultura; necessidade.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Linguagem; mitos; inaptidão.
  • e)
    Área de conhecimento; necessidades, imposição.
4)
Em relação ao processo de inclusão escolar, sabemos que este se apresenta de forma complexa, mas o respeito à diferença linguística não deve ser a única mudança dentro do espaço educacional. Dentro das políticas educacionais, deve também se considerar a história da educação do surdo e sua cultura. Assim, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Para além da língua, deve-se mudar a concepção que se tem sobre o surdo e a surdez.
    Alternativa assinalada
  • b)
    O mais importante é que o surdo aprenda a língua majoritária oral do país em que vive.
  • c)
    A presença do intérprete de LIBRAS garante a aprendizagem do aluno surdo.
  • d)
    O aluno surdo deve aprender em escolas especiais visto as dificuldades que apresenta.
  • e)
    A inclusão do surdo no ensino regular não deve ser parte das políticas educacionais.
5)
Para que a leitura ocorra, a criança passa por diferentes estágios de aprendizagem dentre eles o logográfico, o alfabético e o de pseudopalavras. Ana é uma criança que ao final do primeiro ciclo é capaz de ler fluentemente e compreender a leitura que realiza. Podemos afirmar que esta fluência foi possibilitada pela capacidade de:

Alternativas:
  • a)
    Decodificar palavras.
  • b)
    Codificar pseudo palavras.
  • c)
    Utilizar rota fonológica.
  • d)
    Utilizar desenho e cores.
  • e)
    Utilizar rota lexical.
    Alternativa assinalada

sábado, 1 de dezembro de 2018

O PRESIDENTE ELEITO, JAIR BOLSONARO CRITICA AMBIENTALISTAS

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O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), criticou hoje (30) parte da comunidade de ambientalistas, acusando-a de achar que é dona do meio ambiente. Ele também afirmou que a decisão sobre quem será o futuro ministro do Meio Ambiente ainda não foi tomada e há “meia dúzia” de nomes sendo avaliados.
O presidente eleito disse que o futuro ministro terá de ser afinado com o Ministério da Agricultura e  estar disposto a enfrentar o que voltou a chamar de “indústria da multa”. 
"Quero preservar, mas não dessa forma que vêm fazendo nos últimos anos. Dessas multas no campo, 40% vai para ONG. Isso vai deixar de existir”.
Ele viajou ao município fluminense para acompanhar a formatura de aspirantes a oficial na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), cerimônia que acontece amanhã (1º). Bolsonaro se formou nesta instituição em 1977, há 41 anos.
Bolsonaro disse que nos últimos 25 anos esteve em Resende cerca de três vezes por ano. Segundo ele, é uma oportunidade não apenas para rever amigos e relembrar os tempos em que passou na Aman, mas também para comer um dos seus lanches predileto.
O dono é Giordani Costa Cardoso, 50 anos. Natural de São Paulo, ele chegou à Resende depois de viver em Queimados, município da Baixada Fluminense. “Cheguei aqui em 1994. Dormi no banco da praça. E instalei minha barraquinha”, lembra.
O food truck amarelo que chama a atenção existe há apenas um ano. Antes, ele trabalhava com uma barraquinha de cachorro quente. O trabalho é feito em parceria com a esposa, Valquíria de Fátima Rodrigues, de 47 anos. Com formação em culinária no Senac, ela incrementou o sanduíche.
“Já tenho três vídeos com Bolsonaro e algumas fotos. Mas essa visita agora foi diferente. Estou trêmula até agora. Fiz o lanche para o presidente”, contou Valquíria.
Giordani conta que Bolsonaro o visita há cerca de 10 anos. “Ele chega de repente. Senta no banquinho, pede o pão com linguiça.”
Dessa vez, ele não queria cobrar, mas relata que Bolsonaro insistiu e pagou R$ 100 pela iguaria. “Eu soube em cima da hora. Quando foi 5 horas da tarde começou coronel, tenente, major e almirante me ligando. Quando eu cheguei aqui para abrir o food truck já tinha segurança”, diz Giordani
O dono do Hot Dog do Senhor afirma que fará mudanças no negócio. A começar pelo nome do Big Dogão, o lanche predileto de Bolsonaro. “O dele é o top de linha. É de 30 centímetros com linguiça pura de porco, queijo cheddar e catupiri da Polenguinho. Eu vou mudar de nome. Vai se chamar Lanche do Presidente.”

domingo, 14 de outubro de 2018

Votos válidos: Bolsonaro, 58%; Haddad, 42%

O resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado nesta quarta, dia 10, e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.
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Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:
·         Jair Bolsonaro (PSL): 49%
·         Fernando Haddad (PT): 36%
·         Em branco/nulo/nenhum: 8%
·         Não sabe: 6%