quarta-feira, 16 de março de 2016

Av2 - Pedagogia - Literatura Infanto-juvenil

GABARITO ABAIXO CONFIRMAR ANTES DE ENVIAR


1)
Leia as afirmativas abaixo, analise-as e considere aquelas que se referem às orientações para preparação do momento de contação de histórias.
I – Criar uma rotina que indique os momentos em que as histórias serão contadas.
II – O professor deve apenas contar histórias e nunca ler para as crianças que ainda não sabem ler.
III - O contato visual, a entonação da voz e a expressão facial de quem conta a história devem estar de acordo com a linguagem escrita.
IV – A história deve ser contada sempre no mesmo tom de voz.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas:
  • a)
    I e III.
  • b)
    II e IV.
  • c)
    I, II e III.
  • d)
    I, III e IV.
2)
Ramos (2011), apresenta a leitura imagética como uma das possibilidades para o trabalho com a literatura em sala de aula. Qual alternativa apresentada a seguir está correta?
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. Coleção Conversas com o professor, II

Alternativas:
  • a)
    A leitura de imagens deve acontecer somente na educação infantil, pelo fato de que as crianças dessa faixa etária ainda não sabem ler.
  • b)
     A leitura de imagens deve ser trabalhada somente nas séries iniciais, para desenvolver a imaginação dos alunos.
  • c)
    A leitura de imagens pode ser trabalhada tanto na educação infantil, quanto nas séries iniciais, já que esse tipo de trabalho favorece também a leitura de mundo da criança.
  • d)
    A leitura de imagens contribui somente para o desenvolvimento artístico do aluno.
3)
Os livros com imagem podem ser utilizados pelos professores de várias formas e trazem muitas contribuições às crianças para a aprendizagem de competências. O principal papel da ilustração nos livros com imagens destinado ao público infantil é:

Alternativas:
  • a)
    Prioritariamente, ser elemento decorativo dos livros infantis.
  • b)
    Oportunizar a leitura de imagens sendo essa a principal leitura de uma narrativa, desafiando o intelecto na busca da interpretação e acionando diversos sentimentos durante o ato de contemplação.
  • c)
    Em um livro infantil, a história é sempre muito curta, portanto é necessário que tenha muitas imagens para que o livro tenha mais páginas.
  • d)
    Deixar o livro menos chato para que a criança tenha interesse em ver as figuras.
4)
Os diferentes trabalhos com a literatura infantil podem oportunizar uma série de experiências lúdicas em sala de aula. Qual das alternativas abaixo está correta?

Alternativas:
  • a)
    Ao final da apresentação de um livro, o professor pode desafiar os alunos a encontrarem outro título para a história.
  • b)
    O professor deve contar as histórias sempre da mesma maneira, para que os alunos compreendam o modo correto de se contar uma história.
  • c)
    O professor só pode sugerir o trabalho com literatura infantil a partir de desenhos quando as crianças tiverem autonomia suficiente para interpretarem as imagens sozinhas.
  • d)
    Os alunos não devem falar sobre outros possíveis finais para histórias conhecidas, para que não se confundam frente à versão original.
5)
Segundo Paiva (2014), o trabalho com livros imagéticos incentiva a compreensão e/ou desenvoltura da narrativa, interpretação de texto, sociabilidade, iniciação significa, estruturação editorial, entre outras competências. Enumere a coluna correspondente à cada conceito e assinale a alternativa correta:
I. Desenvoltura da narrativa
II. Interpretação de texto
III. Sociabilidade
IV. Iniciação significa.
V. Estruturação editorial.
PAIVA, Ana Paula. Livros de imagem: como aproveitar a atratividade e desenvolver o potencial criativo destas obras na sala de aula como atividade literária. In: PNBE na escola: literatura fora da caixa / Ministério da educação; elaborada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014
( ) Procura pelo significado das imagens.
( ) Desenvolvimento da expressividade coletiva dos alunos.
( ) Reflexão sobre as cenas narradas.
( ) Compreensão frente a lógica do sequenciamento da história.
( ) Oportunidade para recontar a história ouvida.

Alternativas:
  • a)
    IV, III, II, I, V.
  • b)
    IV, III, I, II, V.
  • c)
    IV, II, III, V, I.
  • d)
    IV, III, II, V, I.

AV 2
1 A
2 C
3 B
4 A
5 D

Nenhum comentário:

Postar um comentário