quarta-feira, 16 de março de 2016

Av1 - Pedagogia - Literatura Infanto-juvenil

































































1) Estudamos em nossa Web aula que os paratextos são os elementos que compõem as parte do livro, como por exemplo, título, folha de rosto, capa, entre outros. Quais as funções do título de uma obra literária?GABARITO ABAIXO CONFERIR ANTES DE ENVIAR


Alternativas:
  • a)
    Descrever brevemente para o leitor do que se trata a história e instigar o interesse ou curiosidade para a leitura da obra.
  • b)
    Indicar para o leitor o começo, meio e fim de uma obra literária e facilitar a compreensão do livro com uma linguagem simples.
  • c)
    Instigar a curiosidade do leitor por meio de palavras difíceis e enriquecer o vocabulário do aluno.
  • d)
    Representar de modo subjetivo a temática da história e apresentar a leitura como uma prática voltada à elite e ao desenvolvimento do conhecimento.
2)
Ao iniciar a apresentação de um livro o professor poderá fazer algumas indagações às crianças no sentido de aguçar a sua participação, compreensão da história a ser contada e desejo em fazer a leitura. Leia as afirmativas abaixo e considere aquelas em que as orientações estão corretas quanto à apresentação de um livro às crianças.
I – O professor poderá questionar se há relação entre a capa e a contracapa do livro.
II – Levar as crianças a identificar quem são os autores e ilustradores.
III – Motivar a leitura das imagens pelas crianças antes que ouçam a história, para que imaginem sobre o que se trata a mesma.
Assinale a alternativa em que apresenta apenas afirmativas corretas:

Alternativas:
  • a)
    I, II e III.
  • b)
    I e II.
  • c)
    II e III.
  • d)
    I e III. 
3)
De acordo com Martins (1985), a leitura sensorial é o primeiro tipo de leitura da criança. Assinale a alternativa que explica corretamente do que se trata esse tipo de leitura.
Fonte: MARTINS, Maria Helena. O que é leituraSão Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

Alternativas:
  • a)
    A leitura sensorial é aquela que tem por objetivo desenvolver as sensações e os sentimentos dos leitores.
  • b)
    A leitura sensorial refere-se apenas aos estímulos visuais que determinada obra literária apresenta às crianças.
  • c)
    A leitura sensorial está relacionada com o modo com que o professor conta a história para os alunos.
  • d)
    A leitura sensorial é a primeira forma de contato que a criança tem com o livro, utilizando-se de sua habilidade sensorial, tocando, mordendo ou cheirando um livro.
4)
A organização do espaço literário também é um mediador de leitura. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde à organização do ambiente na educação infantil de forma a promover a construção do hábito de leitura despertando na criança a vontade de ler.

Alternativas:
  • a)
    Na educação infantil não é necessário apresentar e/ou facilitar o acesso aos livros pelas crianças visto que não é objetivo a alfabetização.
  • b)
    Nas paredes da escola devem ser evitadas a exposição de cartazes e dos trabalhos dos alunos pois a parede clara e limpa traz tranquilidade e vontade das crianças lerem um livro.
  • c)
    Contar a história já é suficiente para despertar na criança o interesse pela leitura, portanto, não é necessário preocupar-se com a ambientação.
  • d)
    Organizar principalmente o espaço da sala de aula onde a criança permanece a maior parte do tempo em que está na escola e propiciar momentos de acesso aos livros.
5)
A professora Ana em seu planejamento bimestral contemplou diversos momentos relacionados à contação de histórias. Quanto à organização desses momentos listou quais seriam os passos a serem seguidos, de modo que pudesse enriquecer ainda mais suas propostas, despertando o interesse e gosto das crianças pelas histórias. Analise as afirmativas e considere V para verdadeiro e F para Falso quanto às ações estabelecidas pela professora Ana com o intuito de cativar a atenção das crianças para as histórias a serem contadas.
I – Levar as crianças à biblioteca e solicitar, dentre todas as opções de livros ali disponíveis, aqueles que desejam ouvir a história independente de sua faixa etária. ( )
II - Observar na biblioteca da escola quais os livros adequados à faixa etária de seus alunos, selecionar os que gostaria de trabalhar durante o bimestre e realizar a leitura atentamente. ( )
III –Uma semana antes de contar a história escolhida levar para a sala: figurinos e cartazes relacionados aos personagens que fariam parte da história a ser ouvida pelas crianças. ( )
IV – Antes de iniciar a leitura apresentar o autor, ilustrador, título e as imagens contidas no livro. ( )
A sequência correta de cima para baixo é:

Alternativas:
  • a)
    V – V – F - F
  • b)
    F – F – V - V
  • c)
    F – V – V - V
  • d)
    F – V – F - V


AV 1
1 A
2 A
3 D
4 D
5 C

Nenhum comentário:

Postar um comentário