quinta-feira, 30 de abril de 2015

AV1 - PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIVERSIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (Unopar) 3º SEMESTRE

Questão 1

Nota: Não gerada
O que podemos entender sobre o conceito de representação?

Alternativas

  • 1 -
    são imagens que temos a respeito das situações cotidianas;
  • 2 -
    são os estudos sobre o desenvolvimento das percepções sociais;
  • 3 -
    são estruturas mentais que nos permitem ler o mundo;
  • 4 -
    são momentos de definição dos conceitos que fundamentam as relações sociais;

Sua resposta

3 -
são estruturas mentais que nos permitem ler o mundo;

Questão 2

Nota: Não gerada
Nós seres humanos damos importância a determinados aspectos e não a outros. A cor da pele é algo que nos interessa e também é elemento para a construção do preconceito. Desta forma podemos entender que o preconceito é:

Alternativas

  • 1 -
    legado da civilização da idade média;
  • 2 -
    constituído a partir da diferença entre as raças;
  • 3 -
    organizado apenas pelas populações brancas;
  • 4 -
    fruto das representações sociais;

Sua resposta

4 -
fruto das representações sociais;

Questão 3

Nota: Não gerada
Qual é o papel do pedagogo na escola?

Alternativas

  • 1 -
    promover a inclusão verdadeira das diferenças, inclusive entre os professores, não permitindo que o preconceito continue a ser transmitido.
  • 2 -
    desenvolver atitudes de combate ao racismo e ao preconceito através de estudos sobre as diferenças raciais;
  • 3 -
    concretizar o desenvolvimento de atitudes positivas em relação ao racismo;
  • 4 -
    priorizar o desenvolvimento de expressões que tenham como base as representações negativas sobre os alunos;

Sua resposta

1 -
promover a inclusão verdadeira das diferenças, inclusive entre os professores, não permitindo que o preconceito continue a ser transmitido.

Questão 4

Nota: Não gerada
O que significa incluir quando na realidade temos apenas propostas de inclusão que atentam ao mercado de trabalho?

Alternativas

  • 1 -
    Significa inserir todos os alunos, ricos e pobres, na sala de aula;
  • 2 -
    significa fornecer aos indivíduos as condições de serem livres, de serem cidadãos reais;
  • 3 -
    Significa inserir alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos normais na mesma sala de aula;
  • 4 -
    significa proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos do ensino básico;

Sua resposta

2 -
significa fornecer aos indivíduos as condições de serem livres, de serem cidadãos reais;

Questão 5

Nota: Não gerada
A inclusão escolar, processo ainda objeto de preocupações a respeito do seu significado e do modo de torná-la uma realidade em nossos sistemas educacionais, pressupõe que:

Alternativas

  • 1 -
    a realização de adaptações físicas nas escolas é suficiente para atender às exigências da educação inclusiva.
  • 2 -
    a educação inclusiva deve acolher a todos, sem exceção, porque o ensino escolar comum é um direito fundamental humano.
  • 3 -
    a educação inclusiva tem como enfoque estudantes com deficiências físicas, comprometimento mental e superdotados.
  • 4 -
    educação inclusiva e educação especial são termos diferentes para um mesmo processo educacional.

Sua resposta

2 -
a educação inclusiva deve acolher a todos, sem exceção, porque o ensino escolar comum é um direito fundamental humano.



Enviado sem nenhum erro (deu certo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário