Questão 1
Nota: Não gerada
Leia a seguinte notícia sobre uma escola: "Já no quesito estrutura física, as salas de aula não são forradas, possuem goteiras, e as infiltrações e mofos tomam conta dos espaços. Até mesmo pombos invadiram os ambientes. No ano passado, as aulas de informática tiveram de ser suspensas diante da infestação de piolhos das aves. A vigilância sanitária chegou a ser acionada, mas não tomou iniciativa porque o município não dispõe de condições para comprar repelentes. Os banheiros também não são adaptados dentro das normas de acessibilidade, e o pátio está cheio de entulhos, além da ausência de área recreativa." (POCONET. Justiça manda prefeitura de Rosário Oeste ampliar repasses a Apae, 13 de mar. de 2015. Disponível em: http://www.poconet.com.br/noticia/justica-manda-pr.... Acesso em 14 mar. 2015)
Diante de notícias como essa, podemos concluir que:
Alternativas
- 1 -há inclusão nos espaços escolares e ela já foi plenamente realizada, por isso o edifício da escola citada no texto está sem manutenção.
- 2 -existe uma grande diferença entre o discurso sobre a inclusão e a efetiva prática dessa inclusão nas escolas.
- 3 -há escolas especializadas em inclusão e as demais não devem aceitar alunos que precisam de atendimento especializado.
- 4 -existe uma reação de completa aceitação da inclusão nas escolas públicas, por isso as instituições especializadas como as Apaes deveriam ser fechadas.
Sua resposta
2 -
existe uma grande diferença entre o discurso sobre a inclusão e a efetiva prática dessa inclusão nas escolas.
Questão 2
Nota: Não gerada
Observe a imagem:
Imagem: escadas de uma escola pública com mais de 50 anos. Fonte: autor.
A existência de tantas escadas em uma escola pública pode ser, em parte, explicada pelo fato de:
Alternativas
- 1 -as escadas serem muito mais acessíveis do que outros meios.
- 2 -os professores preferirem escadas no lugar de elevadores.
- 3 -o Estado ter uma grande preocupação com a inclusão desde muito antigamente.
- 4 -a escola brasileira não ter sido, ao longo da história, pensada para incluir.
Sua resposta
4 -
a escola brasileira não ter sido, ao longo da história, pensada para incluir.
Questão 3
Nota: Não gerada
Observe:
Imagem: Todo mundo é diferente. Todo mundo é humano. Fonte:https://www.pinterest.com/pin/336362665893706616/
A respeito da mensagem transmitida pela imagem, podemos afirmar:
Alternativas
- 1 -o autor da imagem pretende afirmar que a sociedade é heterogênea.
- 2 -o autor defende a desigualdade social.
- 3 -a imagem representa a superioridade branca.
- 4 -a imagem demonstra a impossibilidade de convivência na sociedade.
Sua resposta
1 -
o autor da imagem pretende afirmar que a sociedade é heterogênea.
Questão 4
Nota: Não gerada
Observe:
Imagem: Olhe para além dos estereótipos. Fonte: https://www.pinterest.com/pin/53972895505144974/[adaptado].
Sobre os estereótipos sociais podemos afirmar:
Alternativas
- 1 -devem ser utilizados para classificar apropriadamente os indivíduos e grupos.
- 2 -podem ser usados, desde que seja para outros povos que não àquele ao qual pertencemos.
- 3 -são construídos a partir de rótulos pré-definidos, pelos quais julgamos os indivíduos ou grupos.
- 4 -representam uma classificação científica e cultural dos grupos humanos e, deste ponto de vista, são justos.
Sua resposta
3 -
são construídos a partir de rótulos pré-definidos, pelos quais julgamos os indivíduos ou grupos.
Questão 5
Nota: Não gerada
Observe:
Imagem: Tentando comunicar-se. Fonte: https://www.pinterest.com/pin/461830136759758745/
Sobre a importância da comunicação nas relações humanas, podemos afirmar:
Alternativas
- 1 -o preconceito decorre do excesso de conhecimento que temos do outro.
- 2 -a comunicação intensifica os estereótipos e o preconceito.
- 3 -o preconceito somente pode ser combatido pelo isolamento dos diferentes.
- 4 -a comunicação deve promover o conhecimento mútuo, diminuindo o preconceito.
Sua resposta
4 -
a comunicação deve promover o conhecimento mútuo, diminuindo o preconceito.
Enviado sem erros
Nenhum comentário:
Postar um comentário