Uma carroça com três pessoas foi atingida por um carro por volta das 20h30 do domingo (12) no km 120 da BR-407 em Petrolina, Sertão pernambucano. O veículo de tração animal estava sem sinalização obrigatória, como determina a legislação municipal.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carroça trafegava no meio da rodovia quando o carro bateu na traseira. Os dois veículos seguiam de Petrolina para o distrito de Rajada, na Zona Rural do município. “As três pessoas que estavam na carroça tiveram múltiplas fraturas e foram socorridas pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o Hospital Universitário. O médico disse que eles não correm risco de morte”, informou o agente da PRF, Yuri Aragão.
A polícia não tem informações se o condutor do veículo fugiu ou se foi socorrido antes da chegada da viatura. O carro foi levado para o pátio da PRF. A carroça ficou totalmente destruída e o animal ferido. O G1 tentou contato com o HU para saber o estado de saúde das vítimas, mas ainda não obteve resposta.
A lei que regulamenta o tráfego das carroças foi sancionada em Petrolina em 2011, mas somente em setembro de 2014, os condutores deste tipo de veículo foram convocados pela prefeitura para poderem sinalizar as carroças e receberem orientações básicas sobre a legislação de trânsito. No município, cerca de 400 carroças foram regulamentadas, o que, segundo a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), corresponde a 90% das que estão na Zona Urbana da cidade. Ainda está sendo feito um levantamento das carroças existentes na Zona Rural.
De acordo com o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, o período de orientação dos carroceiros já foi encerrado. “Tivemos uma reunião na última semana e agora vamos realizar fiscalizações punitivas”, disse Valgueiro. Quem for pego trafegando sem regulamentação ou jogando entulho em local inadequado terá o veículo de tração animal apreendido e poderá pagar uma multa, segundo o que é determinado pela legislação.
As fiscalizações serão realizadas pela EPTTC e Secretaria de Ordem Pública. Quem flagrar alguma irregularidade poderá ligar para a Ouvidoria pelo número 156
Nenhum comentário:
Postar um comentário