Há mais de 40 dias de inciada em Petrolina, no Sertão pernambucano, a Campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) atingiu 32% do público-alvo. Um percentual abaixo do esperado, de acordo com a Secretaria de Saúde do Município.
A aposta para conseguir cumprir a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde, era fazer buscas nas unidades escolares onde as meninas de nove a menores de 12 anos estejam estudando. Porém, ainda que as equipes da Secretaria estejam realizando as visitas, o número não alcançou nem metade do público total de 8.880 garotas.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Jeane Moraes, o maior problema é a pouca procura nos postos de saúde. “A procura nos postos está muito pequena. Temos muita vacina no estoque “, disse. Já foram aplicadas 2.879 doses neste segundo ano da campanha. Jeane destaca ainda que as jovens que não foram imunizadas em 2014, quando a vacinação contra o HPV entrou para o calendário, pode procurar as unidades de saúde para a primeira dose.
A campanha de vacinação contra o vírus foi inciada em Petrolina no dia 2 de março. A vacina protege contra o câncer do cólon do útero. A eficiência ocorre somente quando tomadas as três doses: a segunda após seis meses e a terceira cinco anos depois da primeira data da vacinação. Em 2014, foram aplicadas 9.088 vacinas da primeira dose, o que ultrapassou a meta. Já na segunda dose, apenas 36,76% das meninas procuraram os postos.
Para receber a vacina é preciso que o público-alvo leve aos postos de saúde o cartão de vacina. Porém, segundo a coordenadora do PNI, quem não tiver o cartão não será impedida de receber a dose. Os postos de saúde serão abastecidos durante a próxima semana, a depender da demanda. As unidades da Zona Rural de Petrolina funcionam de 7h às 14h. Na Zona Urbana, os postos ficam abertos à população de 8h às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário