quarta-feira, 13 de maio de 2015

AV2 - PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS - PEDAGOGIA - UNOPAR

Questão 1

Nota: Não gerada
Leiam a letra da música "Aquarela" do Toquinho.
"E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar..."
Podemos dizer que o progresso, que a evolução da tecnologia é essa astronave que faz o seu percurso, e nós, estamos tentamos pilotar. Para o bem ou para o mal as tecnologias estão inseridas em nosso meio e tendem a ampliar a sua abrangência a cada dia. Por isso, além de sobreviver nesse meio, precisamos fazer o melhor possível. Mas como?
Assinale a alternativa que apresenta a maneira possível de sobreviver e usar as tecnologias na escola:

Alternativas

  • 1 -
    Tentando usar as tecnologias de um modo geral para conhecê-la sem preocupações metodológicas.
  • 2 -
    Buscar conhecer os recursos tecnológicos como experimentação e projeto piloto na escola, sem vínculo pedagógico.
  • 3 -
    Conhecer os recursos tecnológicos e suas especificidades, depois dominar as técnicas e por fim planejando as aulas.
  • 4 -
    Conhecer as diferentes tecnologias, implicando em um domínio estritamente técnico em detrimento ao pedagógico.
  • 5 -
    Reconhecer a importância do uso das tecnologias para aqueles que se sentem confortável com a máquina e dispensável para aqueles que não sabem usá-las.

Sua resposta

3 -
Conhecer os recursos tecnológicos e suas especificidades, depois dominar as técnicas e por fim planejando as aulas.

Questão 2

Nota: Não gerada
As crianças nem sempre entende o sentido da propaganda televisiva, por isso, aceitam falsos argumentos e representações enganosas na mensagem comercial. Essa situação vem acontecendo na atualidade por conta da busca do (a):

Alternativas

  • 1 -
    Violência exposta na matemática.
  • 2 -
    Difusão de estereótipos veiculados na carta esferográfica.
  • 3 -
    Autoridade dos pais e professores.
  • 4 -
    Merchandising social veiculado no telégrafo.
  • 5 -
    Consumismo exagerado disseminado pelas mídias.

Sua resposta

5 -
Consumismo exagerado disseminado pelas mídias.

Questão 3

Nota: Não gerada
Além do consumo, o excesso de violência, o apelo à sexualidade precoce e a formação de estereótipos são aspectos preocupantes na mídia televisiva. Também encontramos tais situações veiculadas pela rede de internet o que implica para as crianças e adolescente:

Alternativas

  • 1 -
    A aprendizagem de formas estereotipadas de valores e normas dos quais ainda não tem maturidade para assimilar adequadamente.
  • 2 -
    A propagação por esses meios de comunicação de formas estereotipadas dos valores e modelos de comportamentos dos quais ainda nos dias de hoje, eles tem maturidade para assimilar e discernir adequadamente.
  • 3 -
    A propagação por esses meios de comunicação de formas estereotipadas dos valores e modelos de comportamentos dos quais ainda nos dias de hoje, eles não tem maturidade para assimilar e discernir adequadamente, por isso é necessário desligar os aparelhos de TV e proibir o uso da internet.
  • 4 -
    Tornar-se um alfabetizado em mídia para saber distinguir o que é bom ou ruim na televisão e na rede de internet, para isso, necessita uso prolongado desses meios para aprender.
  • 5 -
    Aprender sobre publicidade para compreender as influências nos meios de comunicação que eles usam.

Sua resposta

1 -
A aprendizagem de formas estereotipadas de valores e normas dos quais ainda não tem maturidade para assimilar adequadamente.

Questão 4

Nota: Não gerada
Existem vários componentes da aprendizagem que dão origem a estimulação para a aprendizagem do aluno. Assim tanto os recursos materiais como o quadro de giz, o retroprojetor, os cartazes e outras tecnologias são importantes, como também os recursos humanos, ou seja, os professores, os colegas de classe, o pessoal do apoio escolar, etc. Partindo dessa ideia, entendemos que é preciso planejar e articular o melhor:

Alternativas

  • 1 -
    Recurso Documental.
  • 2 -
    Recurso de ensino.
  • 3 -
    Projeto Pedagógico.
  • 4 -
    Recurso Analógico.
  • 5 -
    Projeto Diagnóstico.

Sua resposta

2 -
Recurso de ensino.

Questão 5

Nota: Não gerada
Pense na sua história enquanto aluno na educação básica. Quais eram os recursos tecnológicos utilizados? Como era a utilização desses recursos? Geralmente a maior parte das pessoas responde que a utilização dos recursos se dava de forma muito esporádica, ou seja, um ou outro professor se aventurava a inovar. E ainda tinha aqueles professores que quando usavam tais recursos corriam o risco de serem tachados como professores que não queriam dar aulas. Sobre essa situação, o autor José Manuel Moran apresenta como deve ser o bom uso do:

Alternativas

  • 1 -
    Pen-Drive.
  • 2 -
    Retroprojetor.
  • 3 -
    Rádio.
  • 4 -
    Vídeo.
  • 5 -
    Celular.

Sua resposta

4 -
Vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário