terça-feira, 2 de junho de 2015

Professores da rede estadual retomam greve em Petrolina, PE

Os professores da Rede Estadual de Ensino não entraram em um acordo com o Governo de Pernambuco e retomaram a greve na última sexta-feira (29). Esta é a segunda vez que a categoria paralisa as atividades durante o ano letivo de 2015 e a principal reivindicação é o cumprimento do Piso Salarial determinado pelo Ministério da Educação (MEC) que prevê o reajuste de 13,01% no salário-base.
A última greve foi suspensa dia 4 de maio após ter durado 24 dias. A proposta era dar continuidade às negociações. Mesmo voltando às salas de aula, os professores continuaram em estado de greve. Segundo o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Robson do Nascimento, alguns pontos da pauta tiveram avanço, com exceção da principal reivindicação.
“Na principal pauta, que é o reajuste do piso salarial, não tivemos avanço. O governo apresentou proposta de 7,1%, isso parcelado em 4 vezes. A categoria, que exige os 13,01%, entendeu que esta não é a proposta e decidiu voltar ao movimento”, explicou. Entre as propostas que tiveram avanço, Robson destacou as medidas administrativas, o Plano de Cargo, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e o vale-alimentação.
Em Petrolina, 46.200 alunos deverão ficar sem aula. O sindicato ainda está fazendo um levantamento dos trabalhadores que aderiram à paralisação. “Como tem um grande número de contratados na rede estadual, eles são pressionados e estão ameaçados de demissão”, disse. Nesta terça-feira (2), uma assembleia está marcada para acontecer em Recife para avaliar os dois dias de paralisação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário