segunda-feira, 13 de julho de 2015

LOCADOR, LOCATÁRIO E FIADOR - QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES

Entenda neste artigo o que é e quais são as diferença entre locador, locatário e fiador em um contrato de aluguel firmado legalmente entre as partes envolvidas na locação.

Quando o assunto é contrato entra em cena o setor jurídico e para efeitos legais e compreensão alguns termos são designados para identificação das partes envolvidas. Quando ocorre a locação de um imóvel, por exemplo é necessário a celebração de um contrato onde seja especificado a qualificação do imóvel, de quem está locando, do proprietário e assim por diante. Neste cenário entram em cena os termos locador, locatário e fiador. Veja as diferenças entre eles.
casa de aluguel locador

Locador

Locador é o termo usado para representar o proprietário do imóvel ou seu representante legal. O locador pode ser representado inclusive por mais de uma pessoa que é comum em caso de imóveis familiares onde várias pessoas figuram como proprietários ou em caso de sociedade onde também várias pessoas são os legítimos donos de um mesmo imóvel.

Locatário

O locatário é representado pela pessoa que está contraindo a locação, ou seja, é a pessoa que irá se beneficiar do imóvel a ser locado. Assim como o locador, o locatário também pode ser representado por mais de uma pessoa em situações onde há sociedade para efeitos de imóveis comerciais, por exemplo ou ainda em outras situações. O locatário será o responsável direto por cumprir as obrigações financeiras do contrato como o pagamento do aluguem, IPTU, quando aplicável ou outras taxas.

Fiador

O fiador é a figura de uma pessoa ou até de uma organização que se coloca como garantia de pagamento caso o locatário por qualquer motivo não cumpra com as obrigações financeiras celebradas no contrato. Este fiador pode ser uma pessoa física com o uso de um imóvel particular e registrado em seu nome, pode ser um valor financeiro a título de caução ou ainda um seguro fiança contraído em uma seguradora ou banco que ofereça este tipo de serviço. Veja aqui os tipos de fiadores.

Conclusão

Podemos de uma maneira bastante simplificada resumir da seguinte forma as diferenças acima apresentadas:
  • Locador: Proprietário que está cedendo o imóvel para a locação.
  • Locatário: Pessoa que está tomando o imóvel a título de locação
  • Fiador: Pessoa, bem ou organização dado como garantia em nome do locatário para pagamento das despesas do contrato caso elas não sejam feitas pelo locatário.
E você já figurou em algum contrato de aluguel como locador, locatário ou fiador? Use o formulário abaixo e relate sua experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário