A partir da próxima semana começa a funcionar uma faixa exclusiva de ônibus que será convertida em ciclofaixa na Avenida Guararapes, no Centro de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A medida é para controlar o trânsito da via, que é uma das mais movimentadas da cidade. Portanto, de segunda a sábado, das 20h às 6h e nos domingos e feriados, a faixa será exclusivamente para os ciclistas. Já das 6h às 20h, a faixa será para o uso de ônibus, vans, táxi e mototáxi com passageiros.
De acordo com a engenheira de trânsito da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paula Lopes, para fiscalizar o uso da faixa serão instaladas três câmeras de monitoramento. “Não terá monitoramento com agentes de trânsito no local, vai ser apenas eletrônico. A central vai ser na EPTTC e um agente de trânsito ficará verificando cada infração e as multas serão enviadas a domicílio”, explica.
O vendedor Luiz da Costa que trabalha usando a bicicleta diariamente aprovou a instalação da sinalização na Avenida Guararapes. “Eu acho ótimo, a questão é a educação dos motoristas e ciclistas. A faixa vai ajudar bastante, porque eu já quase fui atingido por um ônibus, por isso eu só ando na contramão dos carros. Assim vai ficar mais seguro”, argumenta.
A estudante Islane Lucena que percorre a via todos os dias de carro, disse que a faixa vai ser favorável para todos os que utilizam a via, independente do veículo. “Eu achei ótimo, porque aqui não tem lugar para os ciclistas trafegarem e a faixa vai impedir que eles fiquem no meio da rua e evita os acidentes”, declara. Já o corretor de imóveis, Marcello Fatel, é contrário a mudança. “A a ciclofaixa devia ter obstáculos para os ciclistas trafegarem sem perigo e eu acredito que eles estão mais expostos, possa ser que na hora de uma ultrapassagem aconteçam acidentes”, relata.
Para evitar acidentes e ajudar a população absorver as mudanças no trânsito serão instaladas placas na Avenida Guararapes que vão indicar o local das faixas. “Vamos colocar 11 placas distribuídas na extensão de 1,5 km. São 3,30 m de distância do meio-fio para área de ônibus e 3, 20 m do meio-fio para área de ciclistas, que podem ser usadas em sentido duplo. A previsão é que a faixa de ônibus e ciclofaixa passe a vigorar na terça-feira (8)”, ressalta a engenheira da EPTTC, Paula Lopes.
Fonte: G1 Petrolina
Nenhum comentário:
Postar um comentário