segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Av1 - Pedagogia - Organização e Didática na Educação Infantil - UNOPAR

1. As crianças pequenas, especialmente os bebês, têm um crescimento muito rápido. Do um ponto de vista orgânico, as crianças, nos primeiros anos de vida, realizam grandes conquistas, analise as alternativas abaixo:
I.Trabalhar a coordenação motora é uma importante contribuição para o desenvolvimento da criança.
II.O bebê aprende a se relacionar com tudo que está a sua volta.
III.Desde sua vida intrauterina, o bebê exercita e aguça sua capacidade de escutar os sons do ambiente interno e externo ao útero materno
IV.O ritmo de aprendizagem de todas as crianças na fase de 0 a 3 anos é muito lento, intensificando-se somente na faixa etária de 4 a 5 anos.
São corretas as alternativas:

Alternativas:
  • a)
    I e IV;
  • b)
    II, III e IV;
  • c)
    III e IV;
  • d)
    I, II e III.
2)
As crianças pequenas (0 a 3 anos) desenvolvem a linguagem oral por viverem num ambiente onde a mesma é continuamente utilizada. Além disto, as pessoas importantes para elas constantemente as incluem – olhando em sua direção, esperando respostas, fazendo caretas e olhares específicos. Sobre a linguagem oral, coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Após o nascimento, a exploração de mundo e estímulos favorecem a construção de conceitos, esquemas motores e cognitivos capacitando-o à aquisição da fala.
( ) Antes de se expressar através da fala, o bebê compreende muito do que lhe é dito, respondendo com atitudes, gestos, sorrisos, choros.
( ) Nas crianças pequenas, as linguagens são aprendidas nas ações materiais e simbólicas significativas.
( ) Nessa fase do desenvolvimento da criança, a linguagem pode ser estimulada através da valorização da escrita.
A sequência correta é: 

Alternativas:
  • a)
    V, V, V, F
  • b)
    F, V, V, F
  • c)
    V, F, V, V
  • d)
    V, V, V, V.
3)
A organização do trabalho pedagógico envolve a forma de projetar, mediar o espaço e o tempo, as rotinas e o brincar, até as estratégias pedagógicas que permitam aos professores acompanharem todas as etapas do cotidiano na educação infantil. Sobre as rotinas, analise as alternativas abaixo:
I.Quanto as atividades da rotina, o educador deverá planejar ações que tornem essas atividades um momento de aprendizagem para a criança,
II.Faz parte da rotina realizar as atividades sempre da mesma forma, sem nenhuma alteração.
III.No desenvolvimento das práticas de rotina, é fundamental lembrar que cuidar e educar são práticas indissociáveis.
São corretas as alternativas:

Alternativas:
  • a)
    II e III;
  • b)
    I e III;
  • c)
    I, II e III.
  • d)
    I e II.
4)
A natureza quer que as crianças sejam crianças antes de serem homens. Se queremos perturbar essa ordem, produziremos frutos precoces, sem maturidade nem sabor e que tardarão a apodrecer; teremos jovens doutores e velhas crianças. A infância tem maneiras de ver, de pensar, de sentir que lhe são próprias; nada há de mais insensato que querer substituí-las pelas nossas[...]. Esta concepção refere-se a:

Alternativas:
  • a)
    Johann Heinrich Pestalozzi (1746 - 1827)
  • b)
    Jean Jacques Rousseau (1712 - 1778)
  • c)
    FriedrichFroebel (1782 - 1852)
  • d)
    OvideoDecroly (1871 - 1932)
5)
Historicamente em torno do termo pré-escola permeiam várias funções que estão diretamente ligadas às concepções que se tem de criança e de infância, A função atual da pré-escola é:

Alternativas:
  • a)
    Preparar as crianças para o ensino fundamental
  • b)
    Compensar as deficiências das crianças, sua miséria e a negligência de suas famílias. 
  • c)
    Caráter assistencialista, protegendo as crianças pobres do trabalho
  • d)
    Apresentam objetivos próprios da faixa etários de zero a cinco anos adequados as necessidades do meio físico, social, econômico e cultural.

SUGESTÕES DE RESPOSTAS: 

1 - D
2- A
3 - B
4 - B
5 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário