1. As crianças pequenas, especialmente os bebês, têm um crescimento muito rápido. Do um ponto de vista orgânico, as crianças, nos primeiros anos de vida, realizam grandes conquistas, analise as alternativas abaixo:
I.Trabalhar a coordenação motora é uma importante contribuição para o desenvolvimento da criança.
II.O bebê aprende a se relacionar com tudo que está a sua volta.
III.Desde sua vida intrauterina, o bebê exercita e aguça sua capacidade de escutar os sons do ambiente interno e externo ao útero materno
IV.O ritmo de aprendizagem de todas as crianças na fase de 0 a 3 anos é muito lento, intensificando-se somente na faixa etária de 4 a 5 anos.
São corretas as alternativas:
Alternativas:
- a)I e IV;
- b)II, III e IV;
- c)III e IV;
- d)I, II e III.
2)
As crianças pequenas (0 a 3 anos) desenvolvem a linguagem oral por viverem num ambiente onde a mesma é continuamente utilizada. Além disto, as pessoas importantes para elas constantemente as incluem – olhando em sua direção, esperando respostas, fazendo caretas e olhares específicos. Sobre a linguagem oral, coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Após o nascimento, a exploração de mundo e estímulos favorecem a construção de conceitos, esquemas motores e cognitivos capacitando-o à aquisição da fala.
( ) Antes de se expressar através da fala, o bebê compreende muito do que lhe é dito, respondendo com atitudes, gestos, sorrisos, choros.
( ) Nas crianças pequenas, as linguagens são aprendidas nas ações materiais e simbólicas significativas.
( ) Nessa fase do desenvolvimento da criança, a linguagem pode ser estimulada através da valorização da escrita.
A sequência correta é:
Alternativas:
- a)V, V, V, F
- b)F, V, V, F
- c)V, F, V, V
- d)V, V, V, V.
3)
A organização do trabalho pedagógico envolve a forma de projetar, mediar o espaço e o tempo, as rotinas e o brincar, até as estratégias pedagógicas que permitam aos professores acompanharem todas as etapas do cotidiano na educação infantil. Sobre as rotinas, analise as alternativas abaixo:
I.Quanto as atividades da rotina, o educador deverá planejar ações que tornem essas atividades um momento de aprendizagem para a criança,
II.Faz parte da rotina realizar as atividades sempre da mesma forma, sem nenhuma alteração.
III.No desenvolvimento das práticas de rotina, é fundamental lembrar que cuidar e educar são práticas indissociáveis.
São corretas as alternativas:
Alternativas:
- a)II e III;
- b)I e III;
- c)I, II e III.
- d)I e II.
4)
A natureza quer que as crianças sejam crianças antes de serem homens. Se queremos perturbar essa ordem, produziremos frutos precoces, sem maturidade nem sabor e que tardarão a apodrecer; teremos jovens doutores e velhas crianças. A infância tem maneiras de ver, de pensar, de sentir que lhe são próprias; nada há de mais insensato que querer substituí-las pelas nossas[...]. Esta concepção refere-se a:
Alternativas:
- a)Johann Heinrich Pestalozzi (1746 - 1827)
- b)Jean Jacques Rousseau (1712 - 1778)
- c)FriedrichFroebel (1782 - 1852)
- d)OvideoDecroly (1871 - 1932)
5)
Historicamente em torno do termo pré-escola permeiam várias funções que estão diretamente ligadas às concepções que se tem de criança e de infância, A função atual da pré-escola é:
Alternativas:
- a)Preparar as crianças para o ensino fundamental
- b)Compensar as deficiências das crianças, sua miséria e a negligência de suas famílias.
- c)Caráter assistencialista, protegendo as crianças pobres do trabalho
- d)Apresentam objetivos próprios da faixa etários de zero a cinco anos adequados as necessidades do meio físico, social, econômico e cultural.
SUGESTÕES DE RESPOSTAS:
1 - D
2- A
3 - B
4 - B
5 - D
Nenhum comentário:
Postar um comentário