segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Av2 - Pedagogia - Organização e Didática na Educação Infantil - UNOPAR

1. A avaliação é um momento de coleta e análise dos dados, na Educação Infantil se realiza por meio de:

Alternativas:
  • a)
    Do acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção.
  • b)
    De provas simples, de acordo com o desenvolvimento da criança.
  • c)
    De testes orais individuais.
  • d)
    De trabalhos escritos em grupo.
2)
A avaliação da aprendizagem compreende três modalidades, a formativa, a somativa e a diagnóstica. A avaliação formativa é a mais indicada para a Educação Infantil porque:
I – é entendida como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças.
II – confere às produções das crianças notas, conceitos, estrelas, carimbos com desenhos de caras tristes ou alegres, conforme o julgamento do professor.
III – é processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem.
IV – tem como função acompanhar, orientar e redirecionar o processo ensino-aprendizagem como um todo.
São corretas as alternativas

Alternativas:
  • a)
    I, III e IV.
  • b)
     I, II e III.
  • c)
     II e III.
  • d)
    a) II, III e IV.
3)
O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais.Analise as afirmativas abaixo:
I, O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere.
II. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor;
III, Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, temos que agir só com base no improviso.
São corretas as alternativas:

Alternativas:
  • a)
    I e III
  • b)
    II e III
  • c)
    I e II
  • d)
    I, II e III.
4)
O uso de portfólios ou dossiês de aprendizagem dá relevância e visibilidade ao processo formativo de aquisição e desenvolvimento de competências. Seu caráter compreensivo, de registro longitudinal, permite detectar dificuldades e agir em tempo hábil, ajudando o aluno a melhorar. Possibilita, ainda, a compreensão tanto da complexidade como das dinâmicas de crescimento do saber pessoal, proporcionando ao professor a ressignificação contínua de sua prática. Analise as alternativas abaixo:
I.Vale ressaltar que o portfólio ou dossiê torna-se significativo em razão das intenções de quem o organiza, pois não faz sentido coletar trabalhos dos alunos para mostrá-los aos pais somente como instrumento burocrático.
II.O portfólio está voltado para a modalidade somativa, pois visa aspectos quantitativos.
III.Essa ferramenta precisa constituir-se em um conjunto de dados que expressem avanços, mudanças conceituais, novas formas de pensar e de fazer alusão ao progresso do estudante.
São corretas as alternativas:

Alternativas:
  • a)
    I e II
  • b)
    II e III
  • c)
    I e III
  • d)
    I, II e III.
5)
Sobre a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, é incorreto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Para a avaliação o professor deve-se utilizar de diversos registros como relatórios, fichas de observação, as produções das crianças.
  • b)
    Conforme o resultado da avaliação, a criança deve ser retida na educação infantil.
  • c)
    Oferecer à família a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição e pelas crianças
  • d)
    Realizar um acompanhamento crítico e criativo das atividades, das brincadeiras e das interações das crianças no cotidiano.

SUGESTÃO DE RESPOSTAS:

1 - A
2 - A
3 - C
4 - C
5 - B

Nenhum comentário:

Postar um comentário