No período em que Petrolina celebra a Semana da Pessoa com Deficiência (de 21 a 29 de agosto), a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape) divulga uma boa notícia: a autarquia firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) garantindo vagas às pessoas com deficiência nos seus editais de processo seletivo de transferências interna e externa e portador de diploma.
O TAC foi assinado pelo presidente da Facape, Rinaldo Remígio, pela procuradora municipal Ana Carolina Brito e pelo promotor de justiça, Lauriney Lopes. Segundo o documento, as vagas destinadas às pessoas com deficiência incidirão no total de vagas ofertadas e de acordo com o percentual previsto em lei. Quando esse número for menor que três, a faculdade garantirá a vaga reservada na categoria que obtiver o maior número de pessoas com deficiência inscritas.
A Facape adotará a regra já a partir do próximo processo seletivo. A previsão é que os editais sejam divulgados no início de setembro, com vagas para o 1º semestre de 2016. Para o professor Remígio, a iniciativa faz parte de uma série de ações que visam fortalecer a educação inclusiva.
"A Facape já possui estudantes com deficiência e as vagas são garantidas no vestibular, realizado duas vezes por ano. Agora, esse público específico terá mais uma oportunidade de acesso à instituição por meio dos processos de transferências e portador de diploma. Estamos avançando e possuímos muitos projetos no sentido de ampliar e fortalecer a educação inclusiva no Vale do São Francisco", ressaltou.
Monyk Arcanjo
Jornalista
Ascom Facape
Nenhum comentário:
Postar um comentário