quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Dada a largada para a prevenção do Câncer de Mama em Petrolina, PE

O Médico Gray Portela destaca que o câncer de mama representa 60% dos atendimento no Centro de Oncologia (Foto: Amanda Franco/G1)O Médico Gray Portela destaca que o câncer de mama representa 60% dos atendimento no Centro de Oncologia (Foto: Amanda Franco/G1)
Foi lançada nesta quinta-feira (3) pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) em Petrolina, no Sertão pernambucano, a Campanha Outubro Rosa. O objetivo é promover a conscientização ao disgnóstico precoce do câncer de mama. Apesar de ter o mês de outubro dedicado à causa, os médicos lembram que é preciso prevenir durante todo o ano.
Na região do vale do São Francisco, a incidência da doença é alta, segundo o oncologista, Gray Portela. “O câncer de mama corresponde a 60% dos atendimentos do Centro de Oncologia. Ele é uma das principais doenças oncológicas da nossa região e quando eu falo em mulheres é a doença mais frequente”, destacou o médico.
Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença estão o tabagismo, o sedentarismo, a ausência de gravidez e de amamentação e os fatores genéticos. “A mulher precisa movimentar-se, fazer atividade física frequentemente. A gravidez e a lactação protegem a mulher de certa forma deste tipo de câncer. Quanto à genética, é algo que não temos como mexer, geralmente há uma predisposição em pessoas que têm um parente em primeiro grau com a doença”, explicou Gray Portela.
Dinheiro será revertido para a construção do Hospital Dom Tomás (Foto: Amanda Franco/G1)Dinheiro será revertido para a construção do Hospital
Dom Tomás (Foto: Amanda Franco/G1)
Apesar de afetar, em sua maior parte, as mulheres, o câncer de mama também tem incidência no público masculino. Segundo o médico, a cada 99 mulheres, um homem apresenta a doença. “A incidência de câncer masculino está aumentando na região, mas ainda não sabemos o porque”, ressalta Gray Portela.
O câncer de mama se descoberto no início aumenta a chance de cura. “Existe um grande preconceito das mulheres em realizarem mamografia de rotina e ultrassom da mama, principalmente com maior idade. Infelizmente pegamos casos de câncer em fase avançada, em que não consigo mais operar ou pensar em cura. Daí a importância do Outubro Rosa”, disse.
Até o final de outubro serão feitas palestras nas unidades de saúde de Petrolina. Além disso, a Apami organiza a caminhada e corrida Outubro Rosa, que já está na sua 4ª edição. O dinheiro arrecadado será revertido para o Hospital Dom Tomás, no bairro Gercino Coelho, que atenderá pacientes com câncer. As inscrições para a 4ª Caminhada e Corrida Outubro Rosa devem ser feitas no http://www.outubrorosa.sescpe.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário