domingo, 18 de outubro de 2015

Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens - UNOPAR






























































1) O
ensino e a aprendizagem estão presentes em todos os momentos de nossa vida e durante toda a vida do ser humano, por meio da educação. Sobre esse processo assinale a alternativa correta.

Alternativas:
  • a)
    Há no mínimo três tipos de educação que acontecem em diferentes contextos. A educação formal é institucionalizada, regida por documentos oficiais e legais.
  • b)
    A educação informal acontece em instituições escolares regulamentadas legalmente, organizadas pelos documentos oficiais nacionais que são as diretrizes para o ensino.
  • c)
    A educação não formal acontece em diferentes contextos da vida social do ser humano, é perpassada pela aprendizagem de valores, regras e normas de uma determinada cultura.
  • d)
    A educação informal é organizada e planejada para momentos específicos em espaços institucionalizados. Esses momentos são marcados pela interação, participação e trocas.
2)
O educador deve sempre pensar o dia a dia da escola como um espaço de constantes reflexões e ações sobre a formação do ser social. Para a verdadeira formação, na infância trabalhamos com os princípios básicos da Educação Infantil que são:

Alternativas:
  • a)
    Ético da sensibilidade e criatividade; Político dos direitos da cidadania e democracia: Estético da autonomia.
  • b)
    Ético do direito à ordem democrática; Político da criatividade e ludicidade: Estético da sensibilidade
  • c)
    Ético da autonomia e solidariedade; Político dos direitos da cidadania e democracia: Estético da sensibilidade.
  • d)
    Ético da autonomia e solidariedade; Político do respeito ao bem comum e diferentes culturas: Estético da sensibilidade
3)
Sobre os aspectos básicos de organização das ações e do espaço pedagógico na educação infantil, analise as alternativas:
I - A roda de conversa é um momento valioso para a aprendizagem no início da aula pois contempla os princípios da educação infantil e a criança pode participar democraticamente expressando-se.
II - A arte como uma das linguagens da infância possui posição de destaque nos espaços educativos e pode ser trabalhada de forma interdisciplinar.
III - A metodologia da roda de conversa possui eficácia nas ações planejadas e executadas em espaços educativos formais, devendo ser restrita à escola.
IV - O professor de educação infantil deve sensibilizar a criança com a linguagem da arte ainda que ele próprio não esteja sensibilizado.
É correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
    I e II
  • b)
    I, II e III
  • c)
    I, II e IV
  • d)
    II, III e IV
4)
Deve-se considerar que, tanto no espaço educativo formal quanto não formal, o educador busque prezar a condição de participação da criança nas situações que lhe dizem respeito. Sobre a participação infantil assinale F para Falso e V para Verdadeiro.
( ) A natureza humana é essencialmente lúdica. Segundo o texto de estudo, o adulto não sente necessidade de brincar, mas a criança sim.
( ) Nos momentos lúdicos a criança aprende observando a atitude do educador, resolvendo situações problemas e exercendo a ética infantil na sua participação e exercício da sua autonomia e responsabilidade.
( ) A criança precisa participar ativamente na organização dos espaços lúdicos, pois esses espaço dizem respeito à criança e essa participação é parte do exercício de sua cidadania.
( ) O brincar e a participação política devem ser indissociáveis na formação da criança. Trabalhar esses dois aspectos é atualmente uma das orientações necessárias para a conquista da emancipação social.

Alternativas:
  • a)
    F, F, V, V
  • b)
    V, F, V, F
  • c)
    V, V, F, F
  • d)
    F, V, V, V
5)
Sobre a participação infantil na fala de diferentes teóricos, o que afirma cada um deles? Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Para Huizinga, as crianças não imitam simplesmente os modelos adultos nessas brincadeiras, mas antes elaboram e enriquecem continuamente os modelos adultos para atender seus próprios interesses.
  • b)
    Para Corsaro as crianças são capazes de intervir, fazer propostas e dar suas opiniões sobre os problemas da cidade, porque também vivem ali, como todo cidadão
  • c)
    Para Tomás a criança não é mero receptor das influências a que está sujeita, é também um ator em contínuo desenvolvimento e com opinião própria
  • d)
    Para Tonucci a conscientização é construída com o exercício constante do respeito aos outros e a si mesmo; da possibilidade de se discutir uma regra e mudá-la; da participação com a opinião e interferência efetiva na realidade.


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