domingo, 18 de outubro de 2015

Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens - UNOPAR

CERTIFIQUE ANTES DO ENVIO, AS VEZES O MEU SISTEMA PODERÁ TER ACEITO COM ERROS, PORÉM, ESSAS RESPOSTAS FORAM ENVIADAS SEM ERROS.

Junqueira Filho enfatiza a importância do acompanhamento do professor na educação da criança a partir das linguagens geradoras. Sobre aspectos desse tema, assinale F para Falso e V para Verdadeiro.
( ) O processo de seleção e articulação dos conteúdos só atingirá os desejos, interesses e necessidades das crianças, se realizado a partir da leitura articulada, pelo professor, das diferentes linguagens das crianças.
( ) Essa concepção orienta o trabalho realizado no âmbito da educação não formal, em importantes momentos de seleção e articulação de conteúdos.
( ) Para Junqueira Filho, linguagem geradora é a concepção e a estratégia por meio da qual respondemos, no dia a dia de nossa rotina escolar, o que as crianças querem saber.
( ) Os temas-assuntos-linguagens emergem como prioritários na interação das crianças com as linguagens escolhidas pela professora a partir de diálogos estabelecidos na reunião de professores e coordenadores pedagógicos.

Alternativas:
  • a)
    F, F, V, V
  • b)
    V, F, V, F
  • c)
    V, V, F, F
  • d)
    F, V, V, V
2)
De acordo com o texto de estudo qual é a definição de protagonismo compartilhado? Assinale a resposta correta;

Alternativas:
  • a)
    O trabalho em conjunto entre o professor e gestor, na eliminação das barreiras produzidas pelos espaços físicos escolares e pela ausência dos recursos.
  • b)
    As propostas planejadas pelo professor que exigem as atividades em grupos na sala de aula, quando os alunos interagem entre si.
  • c)
    O ato de compartilhar materiais escolares entre os alunos, o que favorece a ação solidária no grupo.
  • d)
     A relação entre professor aluno, onde há participação de ambos nas decisões a serem tomadas que inclui também os assuntos a serem ensinados.
3)
Reggio Emília é uma cidade Italiana cujo trabalho realizado na educação infantil tem sido referência nas escolas aqui no Brasil. Sobre esta abordagem de trabalho assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Loris Malaguzzi, não recebeu influencia teórica para idealizar seu trabalho criou sua própria teoria.
  • b)
    Piaget foi o principal responsável pela política educativa da rede de escolas infantis e creches de Reggio Emília, que prevê a participação da comunidade e dos pais na escola.
  • c)
    Um aspecto relevante na proposta pedagógica da escola é a valorização da representação simbólica das crianças na arte, pintura, música, como sendo as principais ferramentas utilizadas para promoverem a aprendizagem da criança.
  • d)
    A metodologia utilizada no dia a dia na escola propõe o trabalho individual e autônomo, com enfoque didático tradicional
4)
Sobre as ações didáticas do professor de Reggio Emília e os aspectos que envolvem o dia a dia na escola, analise as alternativas:
I - Os resultados obtidos pelas crianças de Reggio Emília em suas experiências em grupo e seus projetos, são expostos a todas as demais crianças do grupo no final do dia, em forma de assembleia.
II - Malaguzzi, com seu trabalho, tornou a criança inventiva, criativa, envolvida, curiosa, aceitando o desafio de exprimir-se nas mais diferentes linguagens com as mais diferentes intensidades.
III - Na abordagem de Reggio Emilia, a escola deve ser silenciosa, disciplinada e os professores devem conferir os procedimentos para não sair da rotina.
IV - A avaliação é centrada nos projetos realizados e na progressão/produção das crianças.
É correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
     I e II
  • b)
    I, II e III
  • c)
    I, II e IV
  • d)
    II, III e IV
5)
Diante da autenticidade necessária a um projeto escolar, o professor deve:
I - Avaliar os alunos no final do processo, atribuindo notas, visto ser extremamente complicado a avaliação no percurso;
II – Considerar que o problema a ser resolvido deve ser relevante para os alunos e ter caráter real, que traga aprendizagens significativas
III - Compreender sua responsabilidade social e investir na interação e no compartilhamento das decisões;
IV – Acompanhar parcialmente as ações das crianças, deixando-as trabalharem sozinhas, decidirem as ações, se organizarem com materiais, evitando interagir ou mediar situações.

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas I e IV.
  • c)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • d)
    Estão corretas as alternativas III e IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário