sábado, 10 de outubro de 2015

AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO

Olá colegas, abaixo tem várias provas postadas
podem haver muitas questões repetidas, 
pois estou sem tempo de fazer a triagem das questões inéditas se alguém puder será bem vindo.
Abraços e bons estudos.


AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário

1. A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional.


·         Para que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa inicial.
Leia com atenção as quatro características da avaliação.

I. Ser comprometida com a emancipação social.
II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna.
III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão.
IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.

·          II, III e IV.
·          I, III e IV.
·          I, II e IV.
·          I, II e III.
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2. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.


·         Os alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta educativa?

·          As fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.
·          Os testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.
·          As provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.
·          Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.
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3. Uma ideia central da avaliação formativa é que ela deve ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar.


·         A concepção de aprendizagem norteadora dessa proposta nos informa que

·          a aprendizagem é construída por ensaios, tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços; um indivíduo aprenderá melhor se o seu meio envolvente for capaz de lhe dar respostas e regulações sobre diversas formas.
·          a aprendizagem é linear, e o significado que os professores dão ao seu ensino deve ser priorizado no processo de aprendizagem dos seus alunos.
·          o ensino e a aprendizagem são os objetivos mais importantes da escola, cabendo aos educadores corrigir os erros dos alunos para que estes possam ser aprovados ou reprovados com justiça.
·          o ensino e a aprendizagem são processos complexos e contínuos, que devem ser realizados em parceria, para o professor ressaltar os resultados finais de seus alunos e promover a qualidade do ensino.
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4. Leia abaixo:


·         Abaixo, encontram-se afirmativas que estão relacionadas à abordagem objetivista da avaliação e outras que dizem respeito à visão crítica da avaliação e anunciam uma perspectiva emancipadora. Com relação à abordagem emancipatória de avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.

Das afirmativas acima, somente

·          I e III estão corretas.
·          I e II estão corretas.
·          III está correta.
·          II está correta.


AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Abaixo, estão relacionadas algumas ações praticadas por professores em salas de aula do Ensino Fundamental.



·         Quais dessas ações se referem a uma proposta de avaliação formativa?

I. Colocam a avaliação a serviço da aprendizagem dos alunos, construindo o diálogo e a cooperação.
II. Consideram os erros e os obstáculos como ocasiões de aprendizagem.
III. Congregam os pais como parceiros do processo avaliativo, procurando não lhes impor um dado padrão preestabelecido sem a participação destes.

Das sentenças acima

·          I e II estão corretas.
·          II e III estão corretas.
·          I e III estão corretas.
·          I, II e III estão corretas.

2. Podemos destacar entre os principais objetivos do Saeb, na visão do MEC/INEP:



·         I. apoiar os municípios, os Estados e a União na formulação de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino.
II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.

Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que

·          I e II estão corretas.
·          I, II e III estão corretas.
·          II e III estão corretas.
·          III está correta.

3. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.



·         Os alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta educativa?

·          As fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.
·          Os testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.
·          Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.
·          As provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.

4. Nas décadas de 1960 e 1970, predominou no Brasil uma concepção de avaliação integrada à proposta curricular.



·         Os professores deveriam elaborar, com clareza e precisão, os objetivos do ensino, estabelecendo uma estreita relação entre os objetivos comportamentais, os processos de ensino e a sistemática de avaliação. Essa abordagem foi denominada de avaliação por

·          atitudes.
·          testes.
·          habilidades.
·          objetivos.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Aprendemos com Goodson que o currículo é uma produção social.



  • Considerando as múltiplas inter-relações entre currículo e avaliação, precisamos, como educadores críticos,

  •  organizar o currículo e a avaliação numa abordagem objetivista, visando apenas uma maior participação dos educadores na construção da proposta pedagógica da escola.
  •  reconhecer a diversidade cultural como parte do currículo, procurando sempre construir a homogeneidade social como condição de qualidade educativa.
  •  dar uma maior ênfase aos índices de rendimento dos alunos para avaliar a qualidade do ensino da escola e melhorar o currículo.
  •  ampliar a visão multicultural do currículo e da avaliação, consolidando o diálogo crítico entre educadores, educandos e famílias, e investindo na construção de uma proposta pedagógica emancipadora.

2. Nas décadas de 1960 e 1970, predominou no Brasil uma concepção de avaliação integrada à proposta curricular.



  • Os professores deveriam elaborar, com clareza e precisão, os objetivos do ensino, estabelecendo uma estreita relação entre os objetivos comportamentais, os processos de ensino e a sistemática de avaliação. Essa abordagem foi denominada de avaliação por

  •  habilidades.
  •  testes.
  •  atitudes.
  •  objetivos.

3. Qual das palavras abaixo melhor completa esta afirmação?



  • A avaliação surge para fazer acontecer a própria _________________ da educação.
    (PATTON, Michael. Qualitative Evaluation and Research Methods. 1990.)

  •  autonomia.
  •  crítica.
  •  qualidade.
  •  igualdade.

4. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.



  • Os alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta educativa?

  •  Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.
  •  As fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem. CORRETA
  •  As provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.
  •  Os testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Segue abaixo:



  • Em 1996, o MEC implantou o Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como Provão, que constituía-se de uma prova escrita de conhecimentos referentes à área do curso avaliado, realizada no último ano/período da graduação dos mais diversos cursos do país. Havia ainda um questionário - pesquisa a ser respondida pelo aluno com relação à organização curricular, ao corpo docente, à qualidade dos laboratórios e outras condições oferecidas pelos respectivos cursos, assim como dados sobre o perfil socioeconômico e cultural
    dos futuros profissionais. Era feita também uma análise das condições de oferta dos cursos de graduação, in loco, por uma comissão de especialistas, procedimento complementar previsto na legislação envolvendo a qualificação dos docentes, organização didático-pedagógica e suas instalações, tanto as físicas em geral, quanto as especiais, tais como laboratórios, equipamentos e bibliotecas. Esses três procedimentos, em seu conjunto, embasavam a avaliação do ensino da graduação por curso, constituindo os indicadores para a
    avaliação do desempenho individual das instituições de Ensino Superior.
    Em 2003, o Ensino Superior no Brasil passou a ser avaliado de uma outra forma que busca assegurar, entre outras coisas, a integração das dimensões internas e externas, particular e global, somativa e formativa, quantitativa e qualitativa e os diversos objetos e objetivos da avaliação.

    Essa nova forma de avaliação é chamada de

  •  Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
  •  Avaliação das Condições de Ensino (ACE).
  •  Análise das Condições de Oferta dos Cursos de Graduação (ACOCG).
  •  Processo de Avaliação Integrada do Desenvolvimento Educacional e da Inovação da Área (Paideia).

2. Paulo Freire fala da importância do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se expondo, portanto, na relação eu-tu.



  • Trata-se de uma opção emancipadora para democratizar a avaliação na escola.
    De que processo está falando Paulo Freire?

  •  Emancipação.
  •  Diálogo.
  •  Solidariedade.
  •  Consciência de mundo.

3. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?


  •  Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.
  •  Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
  •  Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
  •  Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.

4. Observe abaixo:



  • Várias pesquisas têm demonstrado que, muitas vezes, a escola organiza um currículo formal desarticulado da cultura dos seus educandos e negligencia a questão da aprendizagem significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica do currículo e da avaliação, torna-se necessário que se faça

  •  uma análise cuidadosa de como são construídas as grades curriculares para que se garanta a transmissão de conhecimentos válidos cientificamente.
  •  o contraponto entre o currículo formal e o significado das aprendizagens na visão dos alunos, garantindo a participação coletiva e democrática nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.
  •  uma distinção entre o currículo formal e a proposta pedagógica da escola, colocando a avaliação da aprendizagem, prioritariamente, a serviço do ensino.
  •  uma avaliação do discurso oficial do governo e da proposta pedagógica da escola para verificar os pontos de aproximação e de divergência, a fim de consolidar a política governamental.

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Observe abaixo:



  • Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista.
    A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.

    I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
    II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
    III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
    IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

    São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

  •  apenas I, III e IV.
  •  as opções I, II, III e IV.
  •  apenas II e III.
  •  apenas I e IV.

2. Segue abaixo:



  • Na prática escolar, muitos professores justificam a necessidade de atribuição de notas a partir da aplicação de provas e exercícios, afirmando que esses são os meios mais adequados e justos para se avaliar turmas numerosas e para entregar os resultados no prazo estabelecido pelas coordenações pedagógicas. Se esses docentes compreendessem a diferença entre mensuração e avaliação e construíssem uma perspectiva de avaliação formativa e emancipadora, provavelmente constatariam que

  •  as provas escolares e as notas estão sendo usadas para legitimar um modo de organização escolar antidemocrático que dificulta a adoção de metodologias capazes de contribuir com a aprendizagem dos alunos.
  •  as notas escolares, se bem atribuídas, são sempre um caminho eficiente para se colocar às claras o aprendizado dos educandos para eles próprios e suas respectivas famílias.
  •  a avaliação formativa e emancipadora pode ser realizada em qualquer tipo de organização escolar, pois cada docente tem a liberdade de decidir quais sistemas de atribuição de notas deve adotar.
  •  as provas escolares ainda são os instrumentos de avaliação que melhor informam sobre a aprendizagem de turmas numerosas.

3. Podemos afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do parecer descritivo/avaliativo é


  •  registrar a informação sobre o rendimento dos alunos, para que os pais possam acompanhar a vida escolar de seus filhos, superando as suas dificuldades.
  •  sistematizar informações sobre o processo de avaliação dos alunos para que os professores possam decidir sobre a aprovação ou reprovação dos alunos.
  •  desencadear e consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos alunos.
  •  documentar a vida escolar de cada estudante, ressaltando as suas condutas positivas, seus êxitos nas disciplinas e corrigindo os pontos negativos.

4. Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória.



  • A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de _______________________, __________________ e ____________________ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas.
    (Ana Maria Saul, 1988.)

    Assinale a alternativa que contém as palavras que melhor completam o sentido do texto.

  •  visão de mundo, participação, afirmação da realidade.
  •  conhecimento, compreensão, aplicação da realidade.
  •  interpretação, registro, crítica da realidade.
  •  descrição, análise, crítica da realidade.

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Segundo Vygotsky, o nível de desenvolvimento efetivo do indivíduo


  •  relaciona-se com o desenvolvimento das funções psicointelectuais da criança.
  •  refere-se ao estabelecimento da idade cronológica da criança.
  •  antepõe-se à zona de desenvolvimento proximal.
  •  começa com o início da vida escolar da criança.

2. A definição "atribuição de numerais a objetos ou acontecimentos de acordo com normas" corresponde à(ao)


  •  classificação.
  •  isomorfismo.
  •  escalonamento.
  •  mensuração.

3. Leia abaixo:



  • Muitas vezes temos uma intencionalidade formativa quanto à avaliação, mas somos "forçados" a cumprir exigências legais e atribuir notas aos nossos alunos. É aconselhável que

  •  as escalas intervalar e de razão sejam utilizadas adequadamente para o cálculo das médias e atribuição de notas finais.
  •  os alunos participem das decisões sobre os critérios de avaliação, bem como da forma de comunicação dos resultados desse processo.
  •  cada professor decida sozinho sobre os critérios de avaliação e dê ciência aos seus alunos, para não provocar equívocos.
  •  cada trabalho, exercício ou teste de aproveitamento escolar, entre outros instrumentos, tenha um valor preestabelecido, perfazendo um total de zero a dez.

4. Podemos destacar entre os principais objetivos do Saeb, na visão do MEC/INEP:



  • I. apoiar os municípios, os Estados e a União na formulação de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino.
    II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
    III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.

    Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que

  •  I e II estão corretas.
  •  II e III estão corretas.
  •  III está correta.
  •  I, II e III estão corretas.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Uma professora do Ensino Fundamental fez a seguinte afirmação:



  • "Para nós, professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados".
    Isso sugere que

  •  a avaliação é um instrumento de mensuração da qualidade da escola.
  •  o compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação plena.
  •  os professores têm a responsabilidade pela aprovação ou reprovação dos alunos.
  •  a finalidade principal da avaliação é verificar a qualidade do ensino.

2. Por que a avaliação é uma importante estratégia de gestão educacional?


  •  Porque as gestões educacionais utilizam os resultados do processo de avaliação para identificarem as melhores escolas e poderem, assim, serem justas na alocação dos recursos.
  •  Porque a avaliação educacional é uma política utilizada pelos gestores que defendem a ideologia meritocrática, para determinarem a direção do processo educativo em prol das camadas populares.
  •  Porque a avaliação pode ser usada em nível federal, estadual, municipal e pela própria escola para orientar a elaboração de políticas, projetos e propostas educacionais, entre outras ações.
  •  Porque os governos criam seus sistemas de avaliação para garantir a democratização das escolas e a formação de seus educadores, bem como a participação das famílias e das comunidades.

3. Podemos destacar entre os principais objetivos do Saeb, na visão do MEC/INEP:



  • I. apoiar os municípios, os Estados e a União na formulação de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino.
    II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
    III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.

    Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que

  •  II e III estão corretas.
  •  I, II e III estão corretas.
  •  I e II estão corretas.
  •  III está correta.

4. Qual das palavras abaixo melhor completa esta afirmação?



  • A avaliação surge para fazer acontecer a própria _________________ da educação.
    (PATTON, Michael. Qualitative Evaluation and Research Methods. 1990.)

  •  autonomia.
  •  crítica.
  •  qualidade.
  •  igualdade.

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Observe abaixo:



  • Referindo-se à herança norte-americana que predominou durante muitos anos na educação brasileira, Ana Maria Saul fala que, na avaliação, temos que enfatizar dois principais itens do rendimento escolar.
    Escolha, entre as alternativas, quais são eles.

  •  Testagem e avaliação.
  •  Avaliação qualitativa e avaliação quantitativa.
  •  Prova e avaliação por objetivos.
  •  Arguição oral e diagnose.

2. Escolha, das opções a seguir, a afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).


  •  Tem como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à melhoria da qualidade do ensino.
  •  Os professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da escola.
  •  São aplicadas provas de todos os componentes curriculares.
  •  Participam da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.

3. Segundo Vygotsky, o nível de desenvolvimento efetivo do indivíduo


  •  começa com o início da vida escolar da criança.
  •  antepõe-se à zona de desenvolvimento proximal.
  •  relaciona-se com o desenvolvimento das funções psicointelectuais da criança.
  •  refere-se ao estabelecimento da idade cronológica da criança.

4. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:



  • "as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".

    Isso significa que os descritores são

  •  competências cognitivas.
  •  habilidades motoras globais.
  •  conteúdos inertes.
  •  altas habilidades.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Paulo Freire fala da importância do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se expondo, portanto, na relação eu-tu.



  • Trata-se de uma opção emancipadora para democratizar a avaliação na escola.
    De que processo está falando Paulo Freire?

  •  Consciência de mundo.
  •  Diálogo.
  •  Solidariedade.
  •  Emancipação.

2. Um dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é


  •  punir as escolas que apresentem baixos resultados no exame.
  •  centralizar a capacidade técnico-metodológica na área de avaliação educacional no Brasil.
  •  gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
  •  fornecer subsídios para as políticas econômicas no Brasil.

3. Segue abaixo:



  • Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 5.692/71, pode-se perceber a influência das concepções positivistas (objetivas) nas orientações relativas à avaliação escolar, em especial na indicação de três modalidades de avaliação. São elas:

  •  diagnóstica, formativa e emancipatória.
  •  somativa, emancipatória e formativa.
  •  formativa, emancipadora e seletiva.
  •  diagnóstica, formativa e somativa.

4. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?


  •  Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
  •  Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
  •  Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
  •  Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Quando Hadji utiliza como título de uma das suas obras a expressão "avaliação desmistificada", ele se refere ao fato de que a


  •  avaliação não é medida do conhecimento, seu compromisso maior é com a aprendizagem do aluno, com a sua formação plena.
  •  avaliação deve utilizar cada vez mais as escalas de mensuração.
  •  avaliação precisa separar as questões relacionadas à aprendizagem daquelas que se relacionam ao desenvolvimento humano.
  •  interação e o diálogo devem ser excluídos das práticas avaliativas.

2. A questão da ética é fundamental nos debates sobre a recriação da escola e da avaliação numa perspectiva democrática.



  • Dois autores nos auxiliam nesse estudo: Enrique Dussel e Paulo Freire. Entre suas várias contribuições, podemos destacar a discussão sobre

  •  a necessidade de uma ética universal do ser humano, para que os pontos de vista das camadas populares sejam respeitados pelo mercado.
  •  a construção de uma ética do ponto de vista dos povos oprimidos, que defenda a afirmação total da vida humana e a educação libertadora como um direito universal do ser humano.
  •  o dever dos empresários e do estado em decidirem sobre os rumos da educação, pois eles estão melhor preparados e articulados para defender os direitos da classe trabalhadora.
  •  a importância de os povos se unirem para combater as injustiças sociais, defendendo os processos de globalização de mercado e construindo uma educação democrática.

3. A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.



  • Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos

  •  de Portugal.
  •  dos Estados Unidos da América.
  •  da Alemanha.
  •  da África.

4. Considerando a trajetória da avaliação da aprendizagem no Brasil, podemos afirmar que


  •  a avaliação da aprendizagem foi determinada pela herança inglesa, com ênfase nas medidas educacionais, permanecendo inalteradas até os dias de hoje.
  •  sua história foi marcada pelo caráter participativo emancipador das gestões educacionais.
  •  a avaliação da aprendizagem superou o tecnicismo e reafirmou-se como práxis emancipadora a partir dos anos 1980.
  •  está em construção uma abordagem de avaliação como ação sociopolítica emancipadora, abrindo um novo caminho para a superação da abordagem tecnicista de avaliação.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Quando Hadji utiliza como título de uma das suas obras a expressão "avaliação desmistificada", ele se refere ao fato de que a


  •  avaliação não é medida do conhecimento, seu compromisso maior é com a aprendizagem do aluno, com a sua formação plena.
  •  avaliação deve utilizar cada vez mais as escalas de mensuração.
  •  avaliação precisa separar as questões relacionadas à aprendizagem daquelas que se relacionam ao desenvolvimento humano.
  •  interação e o diálogo devem ser excluídos das práticas avaliativas.

2. A questão da ética é fundamental nos debates sobre a recriação da escola e da avaliação numa perspectiva democrática.



  • Dois autores nos auxiliam nesse estudo: Enrique Dussel e Paulo Freire. Entre suas várias contribuições, podemos destacar a discussão sobre

  •  a necessidade de uma ética universal do ser humano, para que os pontos de vista das camadas populares sejam respeitados pelo mercado.
  •  a construção de uma ética do ponto de vista dos povos oprimidos, que defenda a afirmação total da vida humana e a educação libertadora como um direito universal do ser humano.
  •  o dever dos empresários e do estado em decidirem sobre os rumos da educação, pois eles estão melhor preparados e articulados para defender os direitos da classe trabalhadora.
  •  a importância de os povos se unirem para combater as injustiças sociais, defendendo os processos de globalização de mercado e construindo uma educação democrática.

3. A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.



  • Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos

  •  de Portugal.
  •  dos Estados Unidos da América.
  •  da Alemanha.
  •  da África.

4. Considerando a trajetória da avaliação da aprendizagem no Brasil, podemos afirmar que


  •  a avaliação da aprendizagem foi determinada pela herança inglesa, com ênfase nas medidas educacionais, permanecendo inalteradas até os dias de hoje.
  •  sua história foi marcada pelo caráter participativo emancipador das gestões educacionais.
  •  a avaliação da aprendizagem superou o tecnicismo e reafirmou-se como práxis emancipadora a partir dos anos 1980.
  •  está em construção uma abordagem de avaliação como ação sociopolítica emancipadora, abrindo um novo caminho para a superação da abordagem tecnicista de avaliação.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Podemos afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do parecer descritivo/avaliativo é


  •  documentar a vida escolar de cada estudante, ressaltando as suas condutas positivas, seus êxitos nas disciplinas e corrigindo os pontos negativos.
  •  sistematizar informações sobre o processo de avaliação dos alunos para que os professores possam decidir sobre a aprovação ou reprovação dos alunos.
  •  registrar a informação sobre o rendimento dos alunos, para que os pais possam acompanhar a vida escolar de seus filhos, superando as suas dificuldades.
  •  desencadear e consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos alunos.

2. Abaixo, estão relacionadas algumas ações praticadas por professores em salas de aula do Ensino Fundamental.



  • Quais dessas ações se referem a uma proposta de avaliação formativa?

    I. Colocam a avaliação a serviço da aprendizagem dos alunos, construindo o diálogo e a cooperação.
    II. Consideram os erros e os obstáculos como ocasiões de aprendizagem.
    III. Congregam os pais como parceiros do processo avaliativo, procurando não lhes impor um dado padrão preestabelecido sem a participação destes.

    Das sentenças acima

  •  I e III estão corretas.
  •  I, II e III estão corretas.
  •  II e III estão corretas.
  •  I e II estão corretas.

3. Paulo Freire fala da importância do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se expondo, portanto, na relação eu-tu.



  • Trata-se de uma opção emancipadora para democratizar a avaliação na escola.
    De que processo está falando Paulo Freire?

  •  Consciência de mundo.
  •  Diálogo.
  •  Emancipação.
  •  Solidariedade.

4. Leia abaixo:



  • Como afirma Souza, as categorias de estratégia e de tática são instrumentos úteis para análise da ação de diferentes atores sociais, ao mesmo tempo em que possibilitam identificar essas estratégias para alcançar seus objetivos.
    Sobre o conceito de estratégia articulado ao de gestão, podemos afirmar que

  •  a gestão, como processo que possibilita às organizações funcionarem, realizando os seus objetivos e posicionando-se na tomada de decisões, pode prescindir da avaliação.
  •  as estratégias educacionais, e entre elas a avaliação, articulam ações para a gestão de políticas sociais/educacionais, da organização do trabalho pedagógico.
  •  a avaliação precisa ser articulada à gestão, independentemente das suas intencionalidades, finalidades e práticas.
  •  apenas a concepção de avaliação como regulação pode ser articulada à gestão das instituições educacionais.

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.


  • Os alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta educativa?

  • As fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.
  • Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.
  • Os testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.
  • As provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.
2. Observe abaixo:


  • Referindo-se à herança norte-americana que predominou durante muitos anos na educação brasileira, Ana Maria Saul fala que, na avaliação, temos que enfatizar dois principais itens do rendimento escolar.
    Escolha, entre as alternativas, quais são eles.

  • Testagem e avaliação.
  • Avaliação qualitativa e avaliação quantitativa.
  • Prova e avaliação por objetivos.
  • Arguição oral e diagnose.
3. Leia abaixo:


  • A lógica objetivista, que vem predominando nos sistemas de avaliação adotados por diferentes países e, em especial no Brasil, tem revelado, predominantemente, preocupações crescentes com a qualidade do ensino e com a adoção de sistemas de medida de qualidade que permitem uma melhor aplicação de recursos. Na visão dos educadores críticos, isso significa

  • restringir o conceito de qualidade da educação à aplicação de recursos em detrimento de uma concepção de qualidade comprometida com a cidadania e democratização social.
  • exigir da comunidade acadêmica e dos profissionais de educação que coloquem a avaliação no centro dos debates sobre educação e mercado de trabalho.
  • valorizar uma concepção de avaliação comprometida com a democratização social, garantindo uma adequada distribuição de recursos.
  • vincular a alocação dos recursos aos resultados dos alunos, considerando a avaliação qualitativa como indispensável à realização da proposta da escola.
4. Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória.


  • A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de _______________________, __________________ e ____________________ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas.
    (Ana Maria Saul, 1988.)

    Assinale a alternativa que contém as palavras que melhor completam o sentido do texto.

  • visão de mundo, participação, afirmação da realidade.
  • conhecimento, compreensão, aplicação da realidade.
  • descrição, análise, crítica da realidade.
  • interpretação, registro, crítica da realidade.

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Almerindo Janela Afonso e muitos outros autores fazem críticas às ações do estado avaliador, levantando várias questões.


·         Entre elas temos:

I. São iniciativas de avaliação centradas na eficiência e na produtividade sob o controle do estado.
II. Permitem a responsabilização individual por resultados.
III. Foram criadas no século XVIII, sob a influência do paradigma tradicional de educação.
IV. Desvalorizam a avaliação de processo.

Pode-se afirmar que estão corretas

·          I, II e III
·          apenas I e IV.
·          I, II e IV.(correta)
·          I, II, III e IV.
2. Podemos destacar entre os principais objetivos do Saeb, na visão do MEC/INEP:


·         I. apoiar os municípios, os Estados e a União na formulação de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino.
II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.

Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que

·          I e II estão corretas.
·          I, II e III estão corretas.(correta)
·          II e III estão corretas.
·          III está correta.
3. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?

·          Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
·          Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.(correta)
·          Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.
·          Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
4. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.


·         Os alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta educativa?

·          Os testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.
·          As fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.(correta)
·          As provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.
·          Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Paulo Freire fala da importância do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se expondo, portanto, na relação eu-tu.


  • Trata-se de uma opção emancipadora para democratizar a avaliação na escola.
    De que processo está falando Paulo Freire?

  •  Emancipação.
  •  Diálogo.
  •  Consciência de mundo.
  •  Solidariedade.

2. Quando uma escola faz a sua autoavaliação crítica é necessário que sejam tomados por base princípios pedagógicos como:


  • I. a necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
    II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
    III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
    IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

    São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

  •  apenas II e III.
  •  apenas III.
  •  apenas I, III e IV.
  •  apenas I, II e III.

3. Um novo projeto de sociedade exige a mudança da "cara da escola".


  • Porém, mexer na escola significa, entre muitas coisas, ter coragem de transformar a avaliação. Quando puxamos o fio da avaliação, verificamos que ele está imbricado em muitos outros fios - problemas, questões e desafios a serem enfrentados. Entre vários princípios que podem orientar a construção de um projeto de avaliação, fundamentado na ética universal do ser humano, podemos destacar que

    I. a avaliação é uma prática política, portanto necessita da participação organizada de todos que fazem a escola.
    II. o diálogo é uma das condições fundamentais para a prática da avaliação emancipadora.
    III. os educadores precisam trabalhar junto com seus educandos para que estes possam desejar a avaliação.
    IV. a autoavaliação criteriosa é um passo na conquista da autonomia.

    Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que

  •  II, III e IV estão corretas.
  •  as sentenças I, II, III e IV estão corretas.
  •  I e III estão corretas.
  •  I, II e IV estão corretas.

4. Apresentamos a seguir uma asserção e uma razão que a justifica. Leia atentamente:


  • Asserção - Ao construirmos um conhecimento sobre a avaliação numa perspectiva de totalidade social, estamos, também, aprendendo a lidar com os enfrentamentos e desafios cotidianos.
    Razão - Porque estaremos exercitando a resistência ativa, construindo um coletivo forte, capaz de se fazer ouvir, de ser respeitado e valorizado pela sua capacidade de não apenas criticar, mas de intervir eticamente no sentido de recriar a escola, a educação substantivamente democrática, de consubstanciar uma práxis emancipadora em prol da melhoria da qualidade da educação das nossas escolas no Brasil.

    Sobre a relação entre as duas podemos afirmar que

  •  ambas estão incorretas.
  •  não se referem à avaliação escolar.
  •  estão totalmente corretas, mas não possuem relação entre si.
  •  estão totalmente corretas e a segunda justifica a primeira.



1- Uma ideia central da avaliação formativa é que ela deve ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar.


A concepção de aprendizagem norteadora dessa proposta nos informa que

a aprendizagem é linear, e o significado que os professores dão ao seu ensino deve ser priorizado no processo de aprendizagem dos seus alunos.
- o ensino e a aprendizagem são processos complexos e contínuos, que devem ser realizados em parceria, para o professor ressaltar os resultados finais de seus alunos e promover a qualidade do ensino.

- o ensino e a aprendizagem são os objetivos mais importantes da escola, cabendo aos educadores corrigir os erros dos alunos para que estes possam ser aprovados ou reprovados com justiça.
a aprendizagem é construída por ensaios, tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços; um indivíduo aprenderá melhor se o seu meio envolvente for capaz de lhe dar respostas e regulações sobre diversas formas.                        ( certa)
2. Qual das palavras abaixo melhor completa esta afirmação?


A avaliação surge para fazer acontecer a própria _________________ da educação.
(PATTON, Michael. Qualitative Evaluation and Research Methods. 1990.)

 igualdade.
 qualidade.( certa)
 crítica.
 autonomia.
3. Quando uma escola faz a sua autoavaliação crítica é necessário que sejam tomados por base princípios pedagógicos como:


I. a necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista naavaliação

 apenas I, III e IV.
 apenas I, II e III.
 apenas III.
 apenas II e III. (certa)
4. Um dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é

- punir as escolas que apresentem baixos resultados no exame.
 -gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras. (certa)
- fornecer subsídios para as políticas econômicas no Brasil.

 -centralizar a capacidade técnico-metodológica na área de avaliação educacional no Brasil.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Um novo projeto de sociedade exige a mudança da "cara da escola".


  • Porém, mexer na escola significa, entre muitas coisas, ter coragem de transformar a avaliação. Quando puxamos o fio da avaliação, verificamos que ele está imbricado em muitos outros fios - problemas, questões e desafios a serem enfrentados. Entre vários princípios que podem orientar a construção de um projeto de avaliação, fundamentado na ética universal do ser humano, podemos destacar que

    I. a avaliação é uma prática política, portanto necessita da participação organizada de todos que fazem a escola.
    II. o diálogo é uma das condições fundamentais para a prática da avaliação emancipadora.
    III. os educadores precisam trabalhar junto com seus educandos para que estes possam desejar a avaliação.
    IV. a autoavaliação criteriosa é um passo na conquista da autonomia.

    Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que

  •  II, III e IV estão corretas. ( ERRADA )
  •  I, II e IV estão corretas.
  •  I e III estão corretas.
  •  as sentenças I, II, III e IV estão corretas. ATENÇÃO - ESTA É A CORRETA

2. A questão da ética é fundamental nos debates sobre a recriação da escola e da avaliação numa perspectiva democrática.


  • Dois autores nos auxiliam nesse estudo: Enrique Dussel e Paulo Freire. Entre suas várias contribuições, podemos destacar a discussão sobre

  •  a necessidade de uma ética universal do ser humano, para que os pontos de vista das camadas populares sejam respeitados pelo mercado.
  •  a importância de os povos se unirem para combater as injustiças sociais, defendendo os processos de globalização de mercado e construindo uma educação democrática.
  •  a construção de uma ética do ponto de vista dos povos oprimidos, que defenda a afirmação total da vida humana e a educação libertadora como um direito universal do ser humano.
  •  o dever dos empresários e do estado em decidirem sobre os rumos da educação, pois eles estão melhor preparados e articulados para defender os direitos da classe trabalhadora.

3. Por que a avaliação é uma importante estratégia de gestão educacional?


  •  Porque os governos criam seus sistemas de avaliação para garantir a democratização das escolas e a formação de seus educadores, bem como a participação das famílias e das comunidades.
  •  Porque a avaliação educacional é uma política utilizada pelos gestores que defendem a ideologia meritocrática, para determinarem a direção do processo educativo em prol das camadas populares.
  •  Porque a avaliação pode ser usada em nível federal, estadual, municipal e pela própria escola para orientar a elaboração de políticas, projetos e propostas educacionais, entre outras ações.
  •  Porque as gestões educacionais utilizam os resultados do processo de avaliação para identificarem as melhores escolas e poderem, assim, serem justas na alocação dos recursos.

4. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.


  • Os alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta educativa?

  •  As fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.
  •  Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.
  •  As provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.
  •  Os testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Observe abaixo:


  • Várias pesquisas têm demonstrado que, muitas vezes, a escola organiza um currículo formal desarticulado da cultura dos seus educandos e negligencia a questão da aprendizagem significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica do currículo e da avaliação, torna-se necessário que se faça

  •  uma distinção entre o currículo formal e a proposta pedagógica da escola, colocando a avaliação da aprendizagem, prioritariamente, a serviço do ensino.
  •  o contraponto entre o currículo formal e o significado das aprendizagens na visão dos alunos, garantindo a participação coletiva e democrática nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.
  •  uma avaliação do discurso oficial do governo e da proposta pedagógica da escola para verificar os pontos de aproximação e de divergência, a fim de consolidar a política governamental.
  •  uma análise cuidadosa de como são construídas as grades curriculares para que se garanta a transmissão de conhecimentos válidos cientificamente.

2. Leia abaixo:


  • A decisão coletiva de construir uma proposta pedagógica democrática, pautada na ética da libertação (Dussel) e na ética universal do ser humano (Freire), exige dos educadores que discutam a questão da avaliação. Isso significa que a avaliação

  •  deve ser um instrumento de melhoria da qualidade do ensino e aperfeiçoamento dos níveis de rendimento do aluno.
  •  crítica deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada educador e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto emancipador de sociedade e de escola.
  •  precisa orientar as políticas educacionais e o planejamento de ensino para que os professores sejam respeitados pelos alunos e seu trabalho seja valorizado na escola.
  •  é uma questão ética e se manifesta em todos os momentos da ação pedagógica, devendo contribuir para a seleção dos melhores alunos e sua indicação para o mercado de trabalho.

3. A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.


  • Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos

  •  dos Estados Unidos da América.
  •  de Portugal.
  •  da África.
  •  da Alemanha.

4. Uma professora do Ensino Fundamental fez a seguinte afirmação:


  • "Para nós, professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados".
    Isso sugere que

  •  os professores têm a responsabilidade pela aprovação ou reprovação dos alunos.
  •  o compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação plena.
  •  a avaliação é um instrumento de mensuração da qualidade da escola.
  •  a finalidade principal da avaliação é verificar a qualidade do ensino.
    AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    1. Observe abaixo:


    • Várias pesquisas têm demonstrado que, muitas vezes, a escola organiza um currículo formal desarticulado da cultura dos seus educandos e negligencia a questão da aprendizagem significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica do currículo e da avaliação, torna-se necessário que se faça

    •  uma distinção entre o currículo formal e a proposta pedagógica da escola, colocando a avaliação da aprendizagem, prioritariamente, a serviço do ensino.
    •  o contraponto entre o currículo formal e o significado das aprendizagens na visão dos alunos, garantindo a participação coletiva e democrática nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.
    •  uma avaliação do discurso oficial do governo e da proposta pedagógica da escola para verificar os pontos de aproximação e de divergência, a fim de consolidar a política governamental.
    •  uma análise cuidadosa de como são construídas as grades curriculares para que se garanta a transmissão de conhecimentos válidos cientificamente.
  • 2. Leia abaixo:

    • A decisão coletiva de construir uma proposta pedagógica democrática, pautada na ética da libertação (Dussel) e na ética universal do ser humano (Freire), exige dos educadores que discutam a questão da avaliação. Isso significa que a avaliação
    •  deve ser um instrumento de melhoria da qualidade do ensino e aperfeiçoamento dos níveis de rendimento do aluno.
    •  crítica deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada educador e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto emancipador de sociedade e de escola.
    •  precisa orientar as políticas educacionais e o planejamento de ensino para que os professores sejam respeitados pelos alunos e seu trabalho seja valorizado na escola.
    •  é uma questão ética e se manifesta em todos os momentos da ação pedagógica, devendo contribuir para a seleção dos melhores alunos e sua indicação para o mercado de trabalho.

    3. A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.

    • Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos
    •  dos Estados Unidos da América.
    •  de Portugal.
    •  da África.
    •  da Alemanha.

    4. Uma professora do Ensino Fundamental fez a seguinte afirmação:

    • "Para nós, professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados".
      Isso sugere que
    •  os professores têm a responsabilidade pela aprovação ou reprovação dos alunos.
    •  o compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação plena.
    •  a avaliação é um instrumento de mensuração da qualidade da escola.
    •  a finalidade principal da avaliação é verificar a qualidade do ensino.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Observe abaixo:


  • Várias pesquisas têm demonstrado que, muitas vezes, a escola organiza um currículo formal desarticulado da cultura dos seus educandos e negligencia a questão da aprendizagem significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica do currículo e da avaliação, torna-se necessário que se faça

  •  uma avaliação do discurso oficial do governo e da proposta pedagógica da escola para verificar os pontos de aproximação e de divergência, a fim de consolidar a política governamental.
  •  o contraponto entre o currículo formal e o significado das aprendizagens na visão dos alunos, garantindo a participação coletiva e democrática nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.
  •  uma distinção entre o currículo formal e a proposta pedagógica da escola, colocando a avaliação da aprendizagem, prioritariamente, a serviço do ensino.
  •  uma análise cuidadosa de como são construídas as grades curriculares para que se garanta a transmissão de conhecimentos válidos cientificamente.

2. Se defendemos uma avaliação comprometida com a qualidade social, entendemos que ela


  •  proporciona uma articulação entre a escola e o mercado de trabalho, objetivando a melhoria da aprendizagem dos alunos para que eles possam ser trabalhadores mais eficientes e atualizados.
  •  concretiza um conjunto de ações pedagógicas entre a escola e a comunidade para que os alunos sejam avaliados justamente, segundo as suas capacidades.
  •  possibilita uma análise crítica da realidade, desvela a trama política educativa em que as políticas são geradas e concretizadas no cotidiano escolar, orienta decisões e reafirma o compromisso da escola com os projetos emancipadores.
  •  auxilia a obedecer às diretrizes e às políticas públicas educacionais produzidas pelo estado, evitando-se os desvios e interesses de determinados grupos de educadores críticos que representam problemas na escola.

3. Quando uma escola faz a sua autoavaliação crítica é necessário que sejam tomados por base princípios pedagógicos como:


  • I. a necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
    II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
    III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
    IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

    São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

  •  apenas III.
  •  apenas I, III e IV.
  •  apenas I, II e III.
  •  apenas II e III.

4. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?


  •  Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
  •  Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
  •  Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.
  •  Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:


  • "as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".

    Isso significa que os descritores são

  •  habilidades motoras globais.
  •  conteúdos inertes.
  •  altas habilidades.
  •  competências cognitivas.

2. Podemos afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do parecer descritivo/avaliativo é


  •  sistematizar informações sobre o processo de avaliação dos alunos para que os professores possam decidir sobre a aprovação ou reprovação dos alunos.
  •  desencadear e consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos alunos.
  •  documentar a vida escolar de cada estudante, ressaltando as suas condutas positivas, seus êxitos nas disciplinas e corrigindo os pontos negativos.
  •  registrar a informação sobre o rendimento dos alunos, para que os pais possam acompanhar a vida escolar de seus filhos, superando as suas dificuldades.

3. Observe abaixo:


  • Várias pesquisas têm demonstrado que, muitas vezes, a escola organiza um currículo formal desarticulado da cultura dos seus educandos e negligencia a questão da aprendizagem significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica do currículo e da avaliação, torna-se necessário que se faça

  •  uma análise cuidadosa de como são construídas as grades curriculares para que se garanta a transmissão de conhecimentos válidos cientificamente.
  •  uma avaliação do discurso oficial do governo e da proposta pedagógica da escola para verificar os pontos de aproximação e de divergência, a fim de consolidar a política governamental.
  •  uma distinção entre o currículo formal e a proposta pedagógica da escola, colocando a avaliação da aprendizagem, prioritariamente, a serviço do ensino.
  •  o contraponto entre o currículo formal e o significado das aprendizagens na visão dos alunos, garantindo a participação coletiva e democrática nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.

4. A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.


  • Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos

  •  da Alemanha.
  •  de Portugal.
  •  da África.
  •  dos Estados Unidos da América.
  •  
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. O aluno tem direito de saber sua nota porque

•        deve haver centralização do processo de avaliação nos resultados e
o professor é o agente fundamental desse processo; afinal, é dele a
gestão da sala de aula.
•        é uma espécie de "favor" que a escola faz, seguindo os princípios
dialógicos e da educação libertadora de Paulo Freire.
•        isso faz parte das exigências de precisão e validade da avaliação
quantitativa, única forma que pode ser realmente considerada
científica.
•        dessa forma ele compreenderá melhor o seu processo de aprendizagem,
os acertos, erros e equívocos, ganhando autonomia crítica na produção
de novos conhecimentos.(certa)
2. Quando uma escola faz a sua autoavaliação crítica é necessário que
sejam tomados por base princípios pedagógicos como:


•       I. a necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de
coleta e análise de dados.
II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não
pode estar sujeita a erros.
IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um
ranking, separando os melhores e os piores.

São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da
tradição positivista na avaliação

•        apenas I, II e III.
•        apenas I, III e IV.
•        apenas II e III.(certa)
•        apenas III.
3. No processo de (re)criação da escola substantivamente democrática,
proposto por Paulo Freire, há alguns processos que são essenciais.


•       Observe com atenção os processos descritos abaixo.

I. A construção da escola baseada nos processos de diálogo e
conscientização.
II. A construção do currículo como prática social de significação,
articulando conteúdos e práticas pedagógicas à realidade dos
educandos.
III. A seleção de professores com aprimorada formação inicial, para
elevar a qualidade do processo educativo.
IV. A articulação com os movimentos sociais em programas, projetos,
práticas educativas de educação de jovens e adultos.

Sobre eles podemos afirmar que são realmente essenciais

•        I, II e IV.(certa)
•        I, II, III e IV.
•        I e III.
•        I, II e III.
4. A questão da ética é fundamental nos debates sobre a recriação da
escola e da avaliação numa perspectiva democrática.


•       Dois autores nos auxiliam nesse estudo: Enrique Dussel e Paulo
Freire. Entre suas várias contribuições, podemos destacar a discussão
sobre

•        o dever dos empresários e do estado em decidirem sobre os rumos da
educação, pois eles estão melhor preparados e articulados para
defender os direitos da classe trabalhadora.
•        a necessidade de uma ética universal do ser humano, para que os
pontos de vista das camadas populares sejam respeitados pelo mercado.
•        a importância de os povos se unirem para combater as injustiças
sociais, defendendo os processos de globalização de mercado e
construindo uma educação democrática.
•        a construção de uma ética do ponto de vista dos povos oprimidos,
que defenda a afirmação total da vida humana e a educação libertadora
como um direito universal do ser humano.(certa) 


1. Apresentamos a seguir uma asserção e uma razão que a justifica. Leia atentamente:


  • Asserção - Ao construirmos um conhecimento sobre a avaliação numa perspectiva de totalidade social, estamos, também, aprendendo a lidar com os enfrentamentos e desafios cotidianos.
    Razão - Porque estaremos exercitando a resistência ativa, construindo um coletivo forte, capaz de se fazer ouvir, de ser respeitado e valorizado pela sua capacidade de não apenas criticar, mas de intervir eticamente no sentido de recriar a escola, a educação substantivamente democrática, de consubstanciar uma práxis emancipadora em prol da melhoria da qualidade da educação das nossas escolas no Brasil.

    Sobre a relação entre as duas podemos afirmar que

  •  estão totalmente corretas e a segunda justifica a primeira.
  •  estão totalmente corretas, mas não possuem relação entre si.
  •  não se referem à avaliação escolar.
  •  ambas estão incorretas.

2. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:


  • "as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".

    Isso significa que os descritores são

  •  conteúdos inertes.
  •  competências cognitivas.
  •  habilidades motoras globais.
  •  altas habilidades.

3. Observe abaixo:


  • Referindo-se à herança norte-americana que predominou durante muitos anos na educação brasileira, Ana Maria Saul fala que, na avaliação, temos que enfatizar dois principais itens do rendimento escolar.
    Escolha, entre as alternativas, quais são eles.

  •  Testagem e avaliação.
  •  Avaliação qualitativa e avaliação quantitativa.
  •  Prova e avaliação por objetivos.
  •  Arguição oral e diagnose.

4. Leia atentamente o texto abaixo.


  • O Banco Mundial reforça a ideia de que os estabelecimentos educacionais sejam avaliados por seus resultados em termos de aprendizagem dos alunos e pela relação entre custo e benefício no processo de formação dos alunos, retrocedendo às políticas tecnoburocráticas de herança norte-americana, implementadas no Brasil, na década de 1970 e negando os avanços teóricos, metodológicos e políticos da Ciência da Educação, em especial, na área de avaliação.

    Podemos afirmar que a proposta de avaliação do Banco Mundial está

  •  subordinada aos interesses da maioria da população brasileira.
  •  articulada a um projeto de sociedade democrática.
  •  vinculada às propostas emancipadoras das escolas públicas.
  •  comprometida com a ideologia e os interesses do mercado.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Observe abaixo:     Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista.
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.

I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

apenas II e III.
Apenas I, III e IV
As opções I, II, III e IV
Apenas I e IV

2. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?

-Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
-Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
-Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio
-Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio

3. Paulo Freire fala da importância do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se expondo, portanto, na relação eu-tu.
Trata-se de uma opção emancipadora para democratizar a avaliação na escola.
De que processo está falando Paulo Freire?
- Diálogo
- Solidariedade
- Emancipação
- Consciência de mundo.

4. Segue abaixo:
Na prática escolar, muitos professores justificam a necessidade de atribuição de notas a partir da aplicação de provas e exercícios, afirmando que esses são os meios mais adequados e justos para se avaliar turmas numerosas e para entregar os resultados no prazo estabelecido pelas coordenações pedagógicas. Se esses docentes compreendessem a diferença entre mensuração e avaliação e construíssem uma perspectiva de avaliação formativa e emancipadora, provavelmente constatariam que
- as notas escolares, se bem atribuídas, são sempre um caminho eficiente para se colocar às claras o aprendizado dos educandos para eles próprios e suas respectivas famílias.
- a avaliação formativa e emancipadora pode ser realizada em qualquer tipo de organização escolar, pois cada docente tem a liberdade de decidir quais sistemas de atribuição de notas deve adotar.
- as provas escolares e as notas estão sendo usadas para legitimar um modo de organização escolar antidemocrático que dificulta a adoção de metodologias capazes de contribuir com a aprendizagem dos alunos.
- as provas escolares ainda são os instrumentos de avaliação que melhor informam sobre a aprendizagem de turmas numerosas
AV
N2 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Leia abaixo:
  • A lógica objetivista, que vem predominando nos sistemas de avaliação adotados por diferentes países e, em especial no Brasil, tem revelado, predominantemente, preocupações crescentes com a qualidade do ensino e com a adoção de sistemas de medida de qualidade que permitem uma melhor aplicação de recursos. Na visão dos educadores críticos, isso significa
  • vincular a alocação dos recursos aos resultados dos alunos, considerando a avaliação qualitativa como indispensável à realização da proposta da escola.
  • valorizar uma concepção de avaliação comprometida com a democratização social, garantindo uma adequada distribuição de recursos.
  • exigir da comunidade acadêmica e dos profissionais de educação que coloquem a avaliação no centro dos debates sobre educação e mercado de trabalho.
  • restringir o conceito de qualidade da educação à aplicação de recursos em detrimento de uma concepção de qualidade comprometida com a cidadania e democratização social.
2. Observe abaixo:
  • Referindo-se à herança norte-americana que predominou durante muitos anos na educação brasileira, Ana Maria Saul fala que, na avaliação, temos que enfatizar dois principais itens do rendimento escolar.
    Escolha, entre as alternativas, quais são eles.
  • Testagem e avaliação.
  • Avaliação qualitativa e avaliação quantitativa.
  • Arguição oral e diagnose.
  • Prova e avaliação por objetivos.
3. Abaixo, estão relacionadas algumas ações praticadas por professores em salas de aula do Ensino Fundamental.
  • Quais dessas ações se referem a uma proposta de avaliação formativa?

    I. Colocam a avaliação a serviço da aprendizagem dos alunos, construindo o diálogo e a cooperação.
    II. Consideram os erros e os obstáculos como ocasiões de aprendizagem.
    III. Congregam os pais como parceiros do processo avaliativo, procurando não lhes impor um dado padrão preestabelecido sem a participação destes.

    Das sentenças acima
  • I e II estão corretas.
  • II e III estão corretas.
  • I, II e III estão corretas.
  • I e III estão corretas.
4. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:
  • "as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".

    Isso significa que os descritores são
  • conteúdos inertes.
  • altas habilidades.
  • competências cognitivas.
  • habilidades motoras globais.
ALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Segundo Paulo Freire, o desvio ético


  •  deve ser controlado pelo processo democrático e dialógico.
  •  não pode receber outra designação senão a de transgressão.
  •  é natural no processo de construção da sociedade.
  •  é aceitável, de acordo com o contexto vivido pelo homem naquele momento histórico.

2. Almerindo Janela Afonso e muitos outros autores fazem críticas às ações do estado avaliador, levantando várias questões.


  • Entre elas temos:

    I. São iniciativas de avaliação centradas na eficiência e na produtividade sob o controle do estado.
    II. Permitem a responsabilização individual por resultados.
    III. Foram criadas no século XVIII, sob a influência do paradigma tradicional de educação.
    IV. Desvalorizam a avaliação de processo.

    Pode-se afirmar que estão corretas

  •  I, II, III e IV.
  •  I, II e III.
  •  I, II e IV.
  •  apenas I e IV.

3. Apresentamos a seguir uma asserção e uma razão que a justifica. Leia atentamente:


  • Asserção - Ao construirmos um conhecimento sobre a avaliação numa perspectiva de totalidade social, estamos, também, aprendendo a lidar com os enfrentamentos e desafios cotidianos.
    Razão - Porque estaremos exercitando a resistência ativa, construindo um coletivo forte, capaz de se fazer ouvir, de ser respeitado e valorizado pela sua capacidade de não apenas criticar, mas de intervir eticamente no sentido de recriar a escola, a educação substantivamente democrática, de consubstanciar uma práxis emancipadora em prol da melhoria da qualidade da educação das nossas escolas no Brasil.

    Sobre a relação entre as duas podemos afirmar que

  •  estão totalmente corretas e a segunda justifica a primeira.
  •  estão totalmente corretas, mas não possuem relação entre si.
  •  não se referem à avaliação escolar.
  •  ambas estão incorretas.

4. Observe abaixo:


  • Quando falamos da parte da filosofia cujo objetivo é elaborar uma reflexão sobre a finalidade e o sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral, estamos falando de

  •  epistemologia.
  •  superego.
  •  ética.
  •  ciência.

1. Uma professora do Ensino Fundamental fez a seguinte afirmação:


  • "Para nós, professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados".
    Isso sugere que

  •  os professores têm a responsabilidade pela aprovação ou reprovação dos alunos.
  •  a finalidade principal da avaliação é verificar a qualidade do ensino.
  •  a avaliação é um instrumento de mensuração da qualidade da escola.
  •  o compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação plena.

2. Segundo Paulo Freire, o desvio ético


  •  não pode receber outra designação senão a de transgressão.
  •  é aceitável, de acordo com o contexto vivido pelo homem naquele momento histórico.
  •  deve ser controlado pelo processo democrático e dialógico.
  •   natural no processo de construção da sociedade. 
  •  
  • 3. No processo de (re)criação da escola substantivamente democrática, proposto por Paulo Freire, há alguns processos que são essenciais.

  • Observe com atenção os processos descritos abaixo.

    I. A construção da escola baseada nos processos de diálogo e conscientização.
    II. A construção do currículo como prática social de significação, articulando conteúdos e práticas pedagógicas à realidade dos educandos.
    III. A seleção de professores com aprimorada formação inicial, para elevar a qualidade do processo educativo.
    IV. A articulação com os movimentos sociais em programas, projetos, práticas educativas de educação de jovens e adultos.

    Sobre eles podemos afirmar que são realmente essenciais

  •  I e III.
  •  I, II e III.
  •  I, II e IV.
  •  I, II, III e IV.

4. Por que a avaliação é uma importante estratégia de gestão educacional?


  •  Porque as gestões educacionais utilizam os resultados do processo de avaliação para identificarem as melhores escolas e poderem, assim, serem justas na alocação dos recursos.
  •  Porque os governos criam seus sistemas de avaliação para garantir a democratização das escolas e a formação de seus educadores, bem como a participação das famílias e das comunidades.
  •  Porque a avaliação educacional é uma política utilizada pelos gestores que defendem a ideologia meritocrática, para determinarem a direção do processo educativo em prol das camadas populares.
  •  Porque a avaliação pode ser usada em nível federal, estadual, municipal e pela própria escola para orientar a elaboração de políticas, projetos e propostas educacionais, entre outras ações.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória.


  • A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de _______________________, __________________ e ____________________ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas.
    (Ana Maria Saul, 1988.)

    Assinale a alternativa que contém as palavras que melhor completam o sentido do texto.
  • conhecimento, compreensão, aplicação da realidade.
  • interpretação, registro, crítica da realidade. (correta)
  • descrição, análise, crítica da realidade.
  • visão de mundo, participação, afirmação da realidade.
2. Um novo projeto de sociedade exige a mudança da "cara da escola".

  • Porém, mexer na escola significa, entre muitas coisas, ter coragem de transformar a avaliação. Quando puxamos o fio da avaliação, verificamos que ele está imbricado em muitos outros fios - problemas, questões e desafios a serem enfrentados. Entre vários princípios que podem orientar a construção de um projeto de avaliação, fundamentado na ética universal do ser humano, podemos destacar que

    I. a avaliação é uma prática política, portanto necessita da participação organizada de todos que fazem a escola.
    II. o diálogo é uma das condições fundamentais para a prática da avaliação emancipadora.
    III. os educadores precisam trabalhar junto com seus educandos para que estes possam desejar a avaliação.
    IV. a autoavaliação criteriosa é um passo na conquista da autonomia.

    Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que

  • II, III e IV estão corretas.
  • as sentenças I, II, III e IV estão corretas. (correta)
  • I e III estão corretas.
  • I, II e IV estão corretas.
3. A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.


  • Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos

  • da África.
  • dos Estados Unidos da América. (correta)
  • da Alemanha.
  • de Portugal.
4. Se defendemos uma avaliação comprometida com a qualidade social, entendemos que ela

  • concretiza um conjunto de ações pedagógicas entre a escola e a comunidade para que os alunos sejam avaliados justamente, segundo as suas capacidades.
  • auxilia a obedecer às diretrizes e às políticas públicas educacionais produzidas pelo estado, evitando-se os desvios e interesses de determinados grupos de educadores críticos que representam problemas na escola.
  • proporciona uma articulação entre a escola e o mercado de trabalho, objetivando a melhoria da aprendizagem dos alunos para que eles possam ser trabalhadores mais eficientes e atualizados.
  • possibilita uma análise crítica da realidade, desvela a trama política educativa em que as políticas são geradas e concretizadas no cotidiano escolar, orienta decisões e reafirma o compromisso da escola com os projetos emancipadores.(correta)

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Abaixo, estão relacionadas algumas ações praticadas por professores em salas de aula do Ensino Fundamental.


  • Quais dessas ações se referem a uma proposta de avaliação formativa?

    I. Colocam a avaliação a serviço da aprendizagem dos alunos, construindo o diálogo e a cooperação.
    II. Consideram os erros e os obstáculos como ocasiões de aprendizagem.
    III. Congregam os pais como parceiros do processo avaliativo, procurando não lhes impor um dado padrão preestabelecido sem a participação destes.

    Das sentenças acima

  • I e II estão corretas.
  • II e III estão corretas.
  • I, II e III estão corretas. (correta)
  • I e III estão corretas.
2. Para Paulo Freire, não nascemos seres éticos.

  • Os homens e as mulheres, na relação uns com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos, e qualquer tipo de desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem, a vida e a liberdade do outro é denominado de

  • afronta da ética.
  • subordinação da ética.
  • transgressão da ética. (correta)
  • desordem da ética.
3. Podemos afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do parecer descritivo/avaliativo é

  • registrar a informação sobre o rendimento dos alunos, para que os pais possam acompanhar a vida escolar de seus filhos, superando as suas dificuldades.
  • sistematizar informações sobre o processo de avaliação dos alunos para que os professores possam decidir sobre a aprovação ou reprovação dos alunos.
  • documentar a vida escolar de cada estudante, ressaltando as suas condutas positivas, seus êxitos nas disciplinas e corrigindo os pontos negativos.
  • desencadear e consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos alunos. (correta)
4. Se defendemos uma avaliação comprometida com a qualidade social, entendemos que ela

  • proporciona uma articulação entre a escola e o mercado de trabalho, objetivando a melhoria da aprendizagem dos alunos para que eles possam ser trabalhadores mais eficientes e atualizados.
  • possibilita uma análise crítica da realidade, desvela a trama política educativa em que as políticas são geradas e concretizadas no cotidiano escolar, orienta decisões e reafirma o compromisso da escola com os projetos emancipadores.(correta).
  • auxilia a obedecer às diretrizes e às políticas públicas educacionais produzidas pelo estado, evitando-se os desvios e interesses de determinados grupos de educadores críticos que representam problemas na escola.
  •  

1. Leia abaixo:


  • Abaixo, encontram-se afirmativas que estão relacionadas à abordagem objetivista da avaliação e outras que dizem respeito à visão crítica da avaliação e anunciam uma perspectiva emancipadora. Com relação à abordagem emancipatória de avaliação, analise as afirmativas a seguir.

    I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
    II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
    III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.

    Das afirmativas acima, somente

  •  I e II estão corretas.
  •  III está correta.
  •  II está correta.
  •  I e III estão corretas. (correta)

2. Observe abaixo:


  • Esperança e ética crítica, de mãos dadas, criam possibilidades de avaliar o mundo, a nossa existência no mundo, e nos mobilizam para enfrentar questionamentos que são essenciais. Entre estes, uma questão indispensável é:

  •  Quais os teóricos que fundamentarão os grupos de estudo para a elaboração do currículo?
  •  Como recriar a escola numa perspectiva democrática? (correta)
  •  Como conseguir recursos econômicos para a escola?
  •  Em que local devem ser realizadas as reuniões e os debates do conselho da escola?

3. Um dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é


  •  punir as escolas que apresentem baixos resultados no exame.
  •  gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras. (correta)
  •  centralizar a capacidade técnico-metodológica na área de avaliação educacional no Brasil.
  •  fornecer subsídios para as políticas econômicas no Brasil.

4. Considerando a trajetória da avaliação da aprendizagem no Brasil, podemos afirmar que


  •  a avaliação da aprendizagem foi determinada pela herança inglesa, com ênfase nas medidas educacionais, permanecendo inalteradas até os dias de hoje.
  •  está em construção uma abordagem de avaliação como ação sociopolítica emancipadora, abrindo um novo caminho para a superação da abordagem tecnicista de avaliação. (correta)
  •  a avaliação da aprendizagem superou o tecnicismo e reafirmou-se como práxis emancipadora a partir dos anos 1980.
  •  sua história foi marcada pelo caráter participativo emancipador das gestões educacionais.

1. Quando uma escola faz a sua autoavaliação crítica é necessário que sejam tomados por base princípios pedagógicos como:


  • I. a necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
    II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
    III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
    IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

    São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

  •  apenas II e III.(correta)
  •  apenas I, II e III.
  •  apenas III.
  •  apenas I, III e IV.

2. A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional.


  • Para que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa inicial.
    Leia com atenção as quatro características da avaliação.

    I. Ser comprometida com a emancipação social.
    II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna.
    III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão.
    IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.

    Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.

  •  I, III e IV.
  •  II, III e IV.
  •  I, II e III.
  •  I, II e IV.

3. Apresentamos a seguir uma asserção e uma razão que a justifica. Leia atentamente:


  • Asserção - Ao construirmos um conhecimento sobre a avaliação numa perspectiva de totalidade social, estamos, também, aprendendo a lidar com os enfrentamentos e desafios cotidianos.
    Razão - Porque estaremos exercitando a resistência ativa, construindo um coletivo forte, capaz de se fazer ouvir, de ser respeitado e valorizado pela sua capacidade de não apenas criticar, mas de intervir eticamente no sentido de recriar a escola, a educação substantivamente democrática, de consubstanciar uma práxis emancipadora em prol da melhoria da qualidade da educação das nossas escolas no Brasil.

    Sobre a relação entre as duas podemos afirmar que

  •  estão totalmente corretas e a segunda justifica a primeira.
  •  ambas estão incorretas.
  •  estão totalmente corretas, mas não possuem relação entre si.
  •  não se referem à avaliação escolar.

4. Para Paulo Freire, não nascemos seres éticos.


  • Os homens e as mulheres, na relação uns com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos, e qualquer tipo de desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem, a vida e a liberdade do outro é denominado de

  •  subordinação da ética.
  •  transgressão da ética.
  •  afronta da ética.
  •  desordem da ética.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Segue abaixo:


  • Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 5.692/71, pode-se perceber a influência das concepções positivistas (objetivas) nas orientações relativas à avaliação escolar, em especial na indicação de três modalidades de avaliação. São elas:

  •  diagnóstica, formativa e emancipatória.
  •  diagnóstica, formativa e somativa.
  •  formativa, emancipadora e seletiva.
  •  somativa, emancipatória e formativa.

2. O aluno tem direito de saber sua nota porque


  •  dessa forma ele compreenderá melhor o seu processo de aprendizagem, os acertos, erros e equívocos, ganhando autonomia crítica na produção de novos conhecimentos.
  •  deve haver centralização do processo de avaliação nos resultados e o professor é o agente fundamental desse processo; afinal, é dele a gestão da sala de aula.
  •  é uma espécie de "favor" que a escola faz, seguindo os princípios dialógicos e da educação libertadora de Paulo Freire.
  •  isso faz parte das exigências de precisão e validade da avaliação quantitativa, única forma que pode ser realmente considerada científica.

3. Para Paulo Freire, não nascemos seres éticos.


  • Os homens e as mulheres, na relação uns com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos, e qualquer tipo de desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem, a vida e a liberdade do outro é denominado de

  •  transgressão da ética.
  •  subordinação da ética.
  •  afronta da ética.
  •  desordem da ética.

4. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:


  • "as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".

    Isso significa que os descritores são

  •  altas habilidades.
  •  conteúdos inertes.
  •  competências cognitivas.
  •  habilidades motoras globais.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Escolha, das opções a seguir, a afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).


  •  Tem como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à melhoria da qualidade do ensino. (errada)
  •  Os professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da escola. (correta)
  •  São aplicadas provas de todos os componentes curriculares.
  •  Participam da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.

2. Almerindo Janela Afonso e muitos outros autores fazem críticas às ações do estado avaliador, levantando várias questões.


  • Entre elas temos:

    I. São iniciativas de avaliação centradas na eficiência e na produtividade sob o controle do estado.
    II. Permitem a responsabilização individual por resultados.
    III. Foram criadas no século XVIII, sob a influência do paradigma tradicional de educação.
    IV. Desvalorizam a avaliação de processo.

    Pode-se afirmar que estão corretas

  •  I, II e IV.
  •  I, II e III.
  •  apenas I e IV.
  •  I, II, III e IV.

3. Podemos afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do parecer descritivo/avaliativo é


  •  sistematizar informações sobre o processo de avaliação dos alunos para que os professores possam decidir sobre a aprovação ou reprovação dos alunos.
  •  registrar a informação sobre o rendimento dos alunos, para que os pais possam acompanhar a vida escolar de seus filhos, superando as suas dificuldades.
  •  desencadear e consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos alunos.
  •  documentar a vida escolar de cada estudante, ressaltando as suas condutas positivas, seus êxitos nas disciplinas e corrigindo os pontos negativos.

4. Leia abaixo:


  • A decisão coletiva de construir uma proposta pedagógica democrática, pautada na ética da libertação (Dussel) e na ética universal do ser humano (Freire), exige dos educadores que discutam a questão da avaliação. Isso significa que a avaliação

  •  é uma questão ética e se manifesta em todos os momentos da ação pedagógica, devendo contribuir para a seleção dos melhores alunos e sua indicação para o mercado de trabalho.
  •  deve ser um instrumento de melhoria da qualidade do ensino e aperfeiçoamento dos níveis de rendimento do aluno.
  •  precisa orientar as políticas educacionais e o planejamento de ensino para que os professores sejam respeitados pelos alunos e seu trabalho seja valorizado na escola.
  •  crítica deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada educador e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto emancipador de sociedade e de escola.


AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Qual das palavras abaixo melhor completa esta afirmação?



  • A avaliação surge para fazer acontecer a própria _________________ da educação.
    (PATTON, Michael. Qualitative Evaluation and Research Methods. 1990.)

  •  crítica.
  •  autonomia.
  •  qualidade.
  •  igualdade.

2. Observe abaixo:



  • Quando falamos da parte da filosofia cujo objetivo é elaborar uma reflexão sobre a finalidade e o sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral, estamos falando de

  •  superego.
  •  ciência.
  •  ética.
  •  epistemologia.

3. Leia abaixo:



  • A decisão coletiva de construir uma proposta pedagógica democrática, pautada na ética da libertação (Dussel) e na ética universal do ser humano (Freire), exige dos educadores que discutam a questão da avaliação. Isso significa que a avaliação

  •  deve ser um instrumento de melhoria da qualidade do ensino e aperfeiçoamento dos níveis de rendimento do aluno.
  •  crítica deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada educador e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto emancipador de sociedade e de escola.
  •  é uma questão ética e se manifesta em todos os momentos da ação pedagógica, devendo contribuir para a seleção dos melhores alunos e sua indicação para o mercado de trabalho.
  •  precisa orientar as políticas educacionais e o planejamento de ensino para que os professores sejam respeitados pelos alunos e seu trabalho seja valorizado na escola.

4. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?


  •  Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
  •  Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
  •  Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
  •  Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Observe abaixo:


  • Esperança e ética crítica, de mãos dadas, criam possibilidades de avaliar o mundo, a nossa existência no mundo, e nos mobilizam para enfrentar questionamentos que são essenciais. Entre estes, uma questão indispensável é:

  •  Quais os teóricos que fundamentarão os grupos de estudo para a elaboração do currículo?
  •  Em que local devem ser realizadas as reuniões e os debates do conselho da escola?
  •  Como conseguir recursos econômicos para a escola?
  •  Como recriar a escola numa perspectiva democrática?

2. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?


  •  Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
  •  Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
  •  Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.
  •  Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.

3. Apresentamos a seguir uma asserção e uma razão que a justifica. Leia atentamente:


  • Asserção - Ao construirmos um conhecimento sobre a avaliação numa perspectiva de totalidade social, estamos, também, aprendendo a lidar com os enfrentamentos e desafios cotidianos.
    Razão - Porque estaremos exercitando a resistência ativa, construindo um coletivo forte, capaz de se fazer ouvir, de ser respeitado e valorizado pela sua capacidade de não apenas criticar, mas de intervir eticamente no sentido de recriar a escola, a educação substantivamente democrática, de consubstanciar uma práxis emancipadora em prol da melhoria da qualidade da educação das nossas escolas no Brasil.

    Sobre a relação entre as duas podemos afirmar que

  •  ambas estão incorretas.
  •  estão totalmente corretas, mas não possuem relação entre si.
  •  estão totalmente corretas e a segunda justifica a primeira.
  •  não se referem à avaliação escolar.

4. A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional.


  • Para que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa inicial.
    Leia com atenção as quatro características da avaliação.

    I. Ser comprometida com a emancipação social.
    II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna.
    III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão.
    IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.

    Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.

  •  I, II e III.
  •  I, III e IV.
  •  I, II e IV.
  •  II, III e IV.

1. Marque a alternativa correta, em relação à elaboração de testes de
aproveitamento escolar.

        O teste precisa ter uma coerência externa e interna, tomando-se como
referência a proposta educacional da escola e da área específica do
conhecimento.(correta)
        O teste deve incluir itens cuja razão educativa seja aleatória.
        O teste deve ser uma provocação para o aluno, levando-o a responder
os itens a qualquer preço.
        O plano de testagem e a organização do instrumento dispensam a
expressão do seu grau de contribuição para a melhoria do processo de
aprendizagem.

2. De acordo com Saul os objetivos da avaliação emancipatória são
alcançar o caminho da transformação e torná-la autodeterminada.
       É correto dizer que o primeiro objetivo indica
        a relevância do diálogo no desenvolvimento de uma avaliação na
perspectiva emancipadora.
        a utilização da pesquisa participante, com os seus princípios de
autenticidade e compromisso, antidogmatismo, restituição sistemática,
feedback aos intelectuais orgânicos, ritmo e equilíbrio de ação-
reflexão, ciência modesta e técnicas dialogais.
        que esse processo pode permitir que o homem imprima uma direção às
suas ações, de acordo com valores que elege e com os quais se
compromete no decurso de sua historicidade.
        o compromisso da avaliação com o futuro que se quer transformar.
(correta)


3. Os focos da avaliação da leitura devem contribuir para que ela se
torne crítica e criativa.
       O foco que aponta para a reconstrução das possibilidades de
significação sugeridas por um texto chama-se
        síntese criativa.
        integração criativa.
        investigação criativa.
        interpretação criativa. (correta)

4. Observe o trecho que se segue.
       De acordo com as ideias de Santos, Araujo e Silva os conteúdos
referentes à ______________________ são simplesmente repassados de
forma mecânica para os alunos não dando o devido reconhecimento às
dificuldades de aprendizagem que os mesmos apresentam. Muitos
professores veem a avaliação, essencialmente, como uma
____________________ respondendo à necessidade de ________________ que
a instituição tem sobre o sistema de ensino.

As palavras que melhor completam as lacunas acima são:
        educação matemática, prática institucional, controle.(correta)
        escola nova, prática institucional, controle.
        educação matemática, prática institucional, libertação do homem.
        matemática moderna, prática institucional, diálogo.

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