segunda-feira, 2 de novembro de 2015

AV1 - PEDAGOGIA - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR IV - UNOPAR

PASSOU SEM ERROS, ESPERO TER AJUDADO A TODOS E TAMBÉM TER SAÍDO BEM NO MEU AV1

Questão 1

Nota: Não gerada
Analise as afirmações a seguir considerando as contribuições de Luria para a Neuropsicologia:
I. Desenvolveu uma teoria denominada de Teoria do Sistema Frontal, estudando pacientes com lesão do sistema nervoso central.
II. Demonstrou em seu trabalho que as funções superiores se organizam em sistemas funcionais complexos.
III. Indicou que o cérebro ao executar qualquer atividade não envolve apenas uma área específica, mais várias.
IV. Através de experiências, comprovou que o cérebro ao executar qualquer atividade envolve uma área específica.
V. Criou o conceito de unidades funcionais, que explicam que para que haja um bom funcionamento do cérebro estas áreas devem manter sua independência.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    Somente a alternativa I está correta.
  • 2 -
    Somente a alternativa II está correta.
  • 3 -
    Somente as alternativas II e III estão corretas.
  • 4 -
    Somente as alternativas I e IV estão corretas.

Sua resposta

4 -
Somente as alternativas I e IV estão corretas.

Questão 2

Nota: Não gerada
As unidades funcionais devem ser estudadas e analisadas quando ocorre um processo de avaliação neuropedagógica acerca da dificuldade de aprendizagem. Observe as afirmações acerca das chamadas unidades funcionais.
I. A primeira unidade funcional proposta na teoria de Luria tem como única atividade regular o estado do funcionamento do córtex e o nível de vigilância.
II. A segunda unidade funcional é responsável pela recepção, análise e pelo armazenamento das informações.Ocorre nas regiões laterais do neocórtex,ocupando as regiões occipital (visual), temporal (auditiva) e parietal (sensorial geral).
III. A terceira unidade funcional é a região responsável pela programação, regulação e verificação da atividade consciente do homem.
IV. A primeira unidade funcional é extremamente importante porque o funcionamento cortical é essencial para a sobrevivência do indivíduo e para a execução das outras funções superiores
V. A primeira unidade funcional não tem qualquer relação direta com a recepção, com os processamentos das informações que vem do meio externo.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    Somente a alternativa II está correta.
  • 2 -
    Somente as alternativas I e III estão corretas.
  • 3 -
    Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
  • 4 -
    As alternativas I, II,III,IV e V estão corretas.

Sua resposta

1 -
Somente a alternativa II está correta.

Questão 3

Nota: Não gerada
A terceira unidade funcional proposta por Luria está localizada nas regiões anteriores dos hemisférios, região usualmente chamada córtex pré-frontal. Analise as afirmativas relacionadas a essa chamada terceira unidade funcional:
I. A estimulação de partes das áreas pré-motoras terá como resultados a apresentação de movimentos organizados, ou seja, é diferente da primeira e segunda unidade onde se podem perceber movimentos isolados.
II. Na região denominada de frontal ou nos lobos frontais, são realizadas tarefas muito importantes que se relacionam a organização e regulação do pensamento e do comportamento.
III. A região frontal faz conexão com todas as áreas do córtex, regulando toda a estrutura cerebral.
IV. Pessoas que apresentam diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade têm um mau funcionamento desta região.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    Somente a alternativa III está correta.
  • 2 -
    Somente as alternativas II e IV estão corretas.
  • 3 -
    Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
  • 4 -
    As alternativas I, II, III e IV estão corretas.

Sua resposta

2 -
Somente as alternativas II e IV estão corretas.

Questão 4

Nota: Não gerada
Considerando que a Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano, o principal objetivo da avaliação neuropsicológica é:

Alternativas

  • 1 -
    Analisar somente pessoas que apresentam problemas ou disfunções neurológicas;
  • 2 -
    A avaliação neuropsicológica tem como único objetivo identificar possíveis lesões
  • 3 -
    Entender a relação existente entre o cérebro e o comportamento e como as diferentes regiões cerebrais atuam em conjunto para produzir comportamentos complexos, tal como é o caso da aprendizagem.
  • 4 -
    A avaliação neuropsicológica tem como único objetivo coletar informações sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Sua resposta

2 -
A avaliação neuropsicológica tem como único objetivo identificar possíveis lesões

Questão 5

Nota: Não gerada
O nosso cérebro apresenta diferentes áreas que funcionam de maneira interdependente, mas, para que haja um bom funcionamento do mesmo, estas áreas precisam estar inter-relacionadas. Esta inter-relação do cérebro foi estudada por Luria e chamada de:

Alternativas

  • 1 -
    Sistemas cerebrais;
  • 2 -
    Unidades funcionais
  • 3 -
    Áreas funcionais
  • 4 -
    Esquemas cerebrais

Sua resposta

4 -
Esquemas cerebrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário