RESPOSTAS GABARITO ABAIXO
1)
O significado duma palavra representa uma amálgama tão estreita de pensamento e linguagem que é difícil dizer se se trata de um fenômeno de pensamento, ou se se trata de um fenômeno de linguagem. Uma palavra sem significado é um som vazio; portanto, o significado é um critério da palavra e um seu componente indispensável (Vygotsky, s/d, p. 56)
De acordo com o que estudamos pensamento e linguagem se compõem por duas fontes:
Alternativas:
- a)A fonte genética determinada pela própria estrutura do córtex frontal e a fonte social, determinada pelas mediações sociais e culturais.
- b)A fonte genética determinada pelos gens do pai e a fonte social determinada pelas mediações sociais e culturais.
- c)A fonte genética determinada pela própria estrutura do cérebro e a fonte social, determinada pelas riquezas de um povo.
- d)A fonte genética determinada pela própria estrutura do cérebro e a fonte social, determinada pelas mediações sociais e culturais.
- e)A fonte genética determinada pela própria estrutura do cérebro e a fonte intrapessoal, determinada pelas características pessoais.
2)
A descoberta de que o significado das palavras evolui tira o estudo do pensamento e da linguagem de um beco sem saída. Os significados das palavras passam a ser formações dinâmicas e não já estatísticas, transformam-se à medida que as crianças se desenvolvem e alteram-se também com as várias formas como o pensamento funciona. Se os significados das palavras se alteram na sua natureza interna, então a relação entre o pensamento e a palavra também se modifica. Para compreender a dinâmica dessa relação, teremos que complementar a abordagem genética do nosso estudo principal com a análise funcional e examinar o papel do significado da palavra no processo de pensamento. (Vygotsky, s/d, p. 56)
Uma possibilidade de compreender esse movimento dialético do pensamento, pode ser entendido com as contribuições de Smith (2003). Para tanto complete a lacunas no texto abaixo de acordo com os conceitos trabalhados pela autora:
Aprendemos com Smith (2003) que o pensamento para se estruturar necessita de três condições. O _______________ diz respeito ao fato de que a linguagem e o pensamento sempre têm um tema, ou seja, o sujeito traz informações prévias que possibilitam a linguagem e o pensamento. A ______________ refere-se às propensões do sujeito. A ______________ é o engajamento do sujeito em ato de pensamentos de natureza significativa.
Alternativas:
- a)disposição – autoridade - conhecimento prévio
- b)conhecimento prévio – disposição – autoridade
- c)conhecimento prévio – autoridade – disposição
- d)disposição – conhecimento prévio - autoridade
- e)autoridade - disposição – conhecimento prévio
3)
Observe a imagem:
http://www.upf.br/comarte/?p=4208
Tendo como base a leitura da imagem acima e os estudos dessa WEB aula, responda qual é o papel social da leitura e da escrita para os sujeitos de uma sociedade grafocêntrica?
Alternativas:
- a)A linguagem (oral e escrita) na sua inter-relação com o pensamento modifica os comportamentos do sujeito com o mundo, bem como também o mundo em relação ao sujeito.
- b)A linguagem (oral e escrita) na sua inter-relação com o pensamento não modifica os comportamentos do sujeito com o mundo, bem como também o mundo em relação ao sujeito.
- c)A linguagem (oral e escrita) na sua inter-relação com o pensamento modifica os comportamentos do sujeito com o mundo, mas não modifica o mundo em relação ao sujeito.
- d)A linguagem (oral e escrita) na sua inter-relação com os gostos pessoais modifica os comportamentos do sujeito com o mundo, bem como também o mundo em relação ao sujeito.
- e)A linguagem (oral e escrita) na sua sobreposição ao pensamento modifica os comportamentos do sujeito com o mundo, bem como também o mundo em relação ao sujeito.
4)
Em nossas web aulas percebemos que o ato de ler e escrever podem ser representados da seguinte forma
Pela leitura e escrita serem atos objetivos, estes sempre são carregados de intencionalidade, por isso são atividades seletivas, pois direcionamos nossos atos ao que nos interessa. Sendo também antecipatórios, determinados por nossos objetivos e expectativas. A compreensão é mais um ato dessa cadeia de processos, e está ligada ao
Alternativas:
- a)Processamento da informação no cérebro, entendendo que a leitura e a escrita são ações com finalidades em si mesmas, elas são meios, formas do cérebro sistematizar e dar sentido à linguagem nas suas diferentes modalidades.
- b)Processamento da informação no cérebro, entendendo que a leitura e a escrita tem finalidades em si mesmas, formas do cérebro sistematizar e dar sentido à linguagem nas suas diferentes modalidades.
- c)Processamento da informação no cerebelo, entendendo que a leitura e a escrita são ações com finalidades em si mesmas, elas são meios, formas do cérebro sistematizar e dar sentido à linguagem nas suas diferentes modalidades.
- d)Processamento da informação no cérebro, entendendo que a leitura e a escrita não são ações com finalidades em si mesmas, elas são meios, formas do cérebro sistematizar e dar sentido à linguagem nas suas diferentes modalidades.
- e)Processamento da informação no cérebro, entendendo que a leitura e a escrita não são ações com finalidades em si mesmas, elas não são meios para sistematizar e dar sentido à linguagem nas suas diferentes modalidades.
5)
AV 2: 1- D, 2- B, 3- A, 4 - D e 5- D
Aprendemos na WEB aula 2 que para realizar a leitura é necessário dois fatores importantes, pois sem a articulação desses dois fatores não é possível uma leitura competente. Assinale a alternativa que apresenta esses dois fatores:
Alternativas:
- a)A informação visual e a informação oral.
- b)A informação não visual e a informação textual.
- c)A informação não visual e a informação oral.
- d)A informação visual e a informação não visual.
- e)A informação oral e a informação textual.
CONFERIR ANTES DE ENVIAR
AV 2: 1- D, 2- B, 3- A, 4 - D e 5- D
Nenhum comentário:
Postar um comentário