O tratamento da erisipela é realizado através da ingestão dos antibióticos receitados pelo médico durante aproximadamente 14 dias, repouso e elevação do membro afetado.
Quando a erisipela não é grave o tratamento pode ser feito em casa, mas quando a erisipela é crônica, complicada ou de repetição, o tratamento é feito no hospital, através do internamento.
Os antibióticos prescritos pelo médico podem ser:
- Penicilina, que é o mais usado;
- Ampicilina;
- Cefalexina;
- Amoxicilina;
- Cefradina;
- Ciprofloxacino;
- Eritromicina, Claritromicina ou Clindamicina para quem tem alergia à penicilina.
Em caso de erisipela bolhosa, o tratamento pode ser feito com cremes anti-microbianos, como o ácido fusídico a 2%, ou sulfadiazina argêntica a 1%.
A erisipela acontece quando a bactéria que causa a doença entra na pele através de um ferimento. No entanto, a erisipela não é contagiosa, não passa de pessoa para pessoa.
A erisipela é mais frequente em mulheres com mais de 50 anos de idade, obesas e com diabetes e quando é mal controlada pode ter consequências graves, como o linfedema pós-infeccioso, que é um inchaço duro que pode se tornar numa doença crônica, causando dor, sensação de peso e alteração na mobilidade.
É muito importante seguir o tratamento rigorosamente para evitar o aparecimento de complicações e de erisipelas de repetição.
Durante o tratamento não é aconselhado trabalhar ou ir para escola, porque apesar da erisipela não ser contagiosa, é preciso fazer repouso. Nota-se que a erisipela está melhorando quando a região fica menos vermelha e menos inchada, mas se o paciente notar que a região está ainda mais inchada e mais vermelha, deve-se voltar ao médico.
Tratamento caseiro para erisipela
Um bom tratamento caseiro da erisipela, além do consumo dos antibióticos, é aplicar compressas de água gelada na região afetada diariamente para diminuir a dor e a inflamação. No entanto, caso a ferida esteja com curativo, não se deve retirá-lo.
O tratamento da erisipela e celulite, que é uma infecção da pele, é feito também com antibióticos receitados pelo médico e repouso, sendo importante ficar deitado com almofadas por baixo das pernas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário