OBS.: CONFERI ANTES DO ENVIO, AS MINHAS FORAM SEM ERROS
Questão 1
Nota: Não gerada
Sobre a teoria cognitivista de Jean Piaget (1896-1980), criador da Epistemologia Genética, pode-se afirmar que:
I – O desenvolvimento é basicamente um processo de equilibrações sucessivas, a partir de dois mecanismos: assimilação e acomodação;
II – Os esquemas são estruturas que se modificam com o desenvolvimento mental e, essas estruturas cognitivas, se tornam cada vez mais refinadas à medida que a criança se torna mais apta a generalizar os estímulos;
III – As atividades biológicas e intelectuais são compreendidas como parte de um processo por meio do qual o organismo adapta-se ao ambiente e organiza as suas experiências.
É correto afirmar que são corretas as afirmativas constantes na opção:
Alternativas
- 1 -I e II
- 2 -II e III
- 3 -I e III
- 4 -I, II e III
Sua resposta
4 -
I, II e III
Questão 2
Nota: Não gerada
Para Jean Piaget (1896-1980), o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz.
Sobre a teoria piagetiana, analise as afirmativas a seguir:
I – Na teoria piagetiana, a inteligência, a aprendizagem e o processo de construção do conhecimento aparecem inter-relacionados e interdependentes;
II – Assimilação é a reorganização e modificação dos esquemas assimilatórios anteriores do indivíduo para ajustá-los a cada nova experiência;
III – Acomodação é a aplicação dos esquemas ou experiências anteriores do indivíduo a uma nova situação, incorporando os novos elementos aos seus esquemas anteriores;
IV – A aprendizagem é a mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, que o leva a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio quer pela assimilação, quer pela acomodação.
Expressam aspectos da teoria piagetiana sobre a aprendizagem as afirmativas:
Alternativas
- 1 -I e IV
- 2 -I e III
- 3 -I e II
- 4 -II e IV
Sua resposta
1 -
I e IV
Questão 3
Nota: Não gerada
Piaget apresenta estágios de desenvolvimento cognitivo da criança, sendo no estágio pré-operacional que, em geral, se encontram as crianças na fase da Educação Infantil. Esse estágio ainda é subdivido em três subestágios.
Faça a relação correta entre cada subestágio e suas características:
I – De 2 a aproximadamente 4 anos;
II – De 4 a 5 anos e meio;
III – De 5 anos e meio a 7 anos.
A – Início do processo de ligação entre estados e transformações, iniciando a articulação entre elementos essenciais para a construção do conceito de número;
B – Revelam-se as interrogações a respeito dos objetos manipulados e inicia-se o processo de exteriorização de representações mentais por meio de desenhos;
C – Surgimento de diferentes funções simbólicas: linguagem, imitação diferenciada, etc. Apresenta dificuldades de aplicação ao espaço não próximo e tempo não presente.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta:
Alternativas
- 1 -I-B; II-A; III-C
- 2 -I-C; II-B; III-A
- 3 -I-A; II-C; III-B
- 4 -I-B; II-C; III-A
Sua resposta
2 -
I-C; II-B; III-A
Questão 4
Nota: Não gerada
Além das subcategorias do estágio pré-operacional de desenvolvimento cognitivo da criança, existem algumas características da criança nesse estágio que são marcantes. São algumas dessas características:
Alternativas
- 1 -Centralizadoras; Transdutivas; Egocêntricas.
- 2 -Centralizadoras; Reversíveis; Egocêntricas.
- 3 -Centralizadoras; Antitransformadoras; Transdutivas; Conservadoras.
- 4 -Centralizadoras; Irreversíveis; Altruístas; Transdutivas.
Sua resposta
3 -
Centralizadoras; Antitransformadoras; Transdutivas; Conservadoras.
Questão 5
Nota: Não gerada
O estágio pré-operatório é o período da preparação e da organização da inteligência operatória concreta da criança. Nesse período, a criança apresenta algumas características específicas desse estágio como, por exemplo, o egocentrismo que corresponde a:
Alternativas
- 1 -Incapacidade de pensar de maneira lógica, misturando causa e efeito em seu diálogo.
- 2 -Incapacidade de generalização de acontecimentos.
- 3 -Incapacidade de ver as coisas do ponto de vista do outro.
- 4 -Incapacidade de pensar, simultaneamente, em diversos aspectos de uma mesma situação.
Sua resposta
4 -
Incapacidade de pensar, simultaneamente, em diversos aspectos de uma mesma situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário