quarta-feira, 13 de abril de 2016

AV1 - PEDAGOGIA - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OBS.: CONFERI ANTES DO ENVIO, AS MINHAS FORAM SEM ERROS

Questão 1

Nota: Não gerada
Sobre a teoria cognitivista de Jean Piaget (1896-1980), criador da Epistemologia Genética, pode-se afirmar que:
I – O desenvolvimento é basicamente um processo de equilibrações sucessivas, a partir de dois mecanismos: assimilação e acomodação;
II – Os esquemas são estruturas que se modificam com o desenvolvimento mental e, essas estruturas cognitivas, se tornam cada vez mais refinadas à medida que a criança se torna mais apta a generalizar os estímulos;
III – As atividades biológicas e intelectuais são compreendidas como parte de um processo por meio do qual o organismo adapta-se ao ambiente e organiza as suas experiências.
É correto afirmar que são corretas as afirmativas constantes na opção:

Alternativas

  • 1 -
    I e II
  • 2 -
    II e III
  • 3 -
    I e III
  • 4 -
    I, II e III

Sua resposta

4 -
I, II e III

Questão 2

Nota: Não gerada
Para Jean Piaget (1896-1980), o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. 
Sobre a teoria piagetiana, analise as afirmativas a seguir:
I – Na teoria piagetiana, a inteligência, a aprendizagem e o processo de construção do conhecimento aparecem inter-relacionados e interdependentes;
II – Assimilação é a reorganização e modificação dos esquemas assimilatórios anteriores do indivíduo para ajustá-los a cada nova experiência;
III – Acomodação é a aplicação dos esquemas ou experiências anteriores do indivíduo a uma nova situação, incorporando os novos elementos aos seus esquemas anteriores;
IV – A aprendizagem é a mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, que o leva a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio quer pela assimilação, quer pela acomodação.
Expressam aspectos da teoria piagetiana sobre a aprendizagem as afirmativas:

Alternativas

  • 1 -
    I e IV
  • 2 -
    I e III
  • 3 -
    I e II
  • 4 -
    II e IV

Sua resposta

1 -
I e IV

Questão 3

Nota: Não gerada
Piaget apresenta estágios de desenvolvimento cognitivo da criança, sendo no estágio pré-operacional que, em geral, se encontram as crianças na fase da Educação Infantil. Esse estágio ainda é subdivido em três subestágios.
Faça a relação correta entre cada subestágio e suas características:
I – De 2 a aproximadamente 4 anos;
II – De 4 a 5 anos e meio;
III – De 5 anos e meio a 7 anos.
A – Início do processo de ligação entre estados e transformações, iniciando a articulação entre elementos essenciais para a construção do conceito de número;
B – Revelam-se as interrogações a respeito dos objetos manipulados e inicia-se o processo de exteriorização de representações mentais por meio de desenhos;
C – Surgimento de diferentes funções simbólicas: linguagem, imitação diferenciada, etc. Apresenta dificuldades de aplicação ao espaço não próximo e tempo não presente.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta:

Alternativas

  • 1 -
    I-B; II-A; III-C
  • 2 -
    I-C; II-B; III-A
  • 3 -
    I-A; II-C; III-B
  • 4 -
    I-B; II-C; III-A

Sua resposta

2 -
I-C; II-B; III-A

Questão 4

Nota: Não gerada
Além das subcategorias do estágio pré-operacional de desenvolvimento cognitivo da criança, existem algumas características da criança nesse estágio que são marcantes. São algumas dessas características:

Alternativas

  • 1 -
    Centralizadoras; Transdutivas; Egocêntricas.
  • 2 -
    Centralizadoras; Reversíveis; Egocêntricas.
  • 3 -
    Centralizadoras; Antitransformadoras; Transdutivas; Conservadoras.
  • 4 -
    Centralizadoras; Irreversíveis; Altruístas; Transdutivas.

Sua resposta

3 -
Centralizadoras; Antitransformadoras; Transdutivas; Conservadoras.

Questão 5

Nota: Não gerada
O estágio pré-operatório é o período da preparação e da organização da inteligência operatória concreta da criança. Nesse período, a criança apresenta algumas características específicas desse estágio como, por exemplo, o egocentrismo que corresponde a:

Alternativas

  • 1 -
    Incapacidade de pensar de maneira lógica, misturando causa e efeito em seu diálogo.
  • 2 -
    Incapacidade de generalização de acontecimentos.
  • 3 -
    Incapacidade de ver as coisas do ponto de vista do outro.
  • 4 -
    Incapacidade de pensar, simultaneamente, em diversos aspectos de uma mesma situação.

Sua resposta

4 -
Incapacidade de pensar, simultaneamente, em diversos aspectos de uma mesma situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário