quarta-feira, 13 de abril de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

POR GENTILEZA CONFERI ANTES DO ENVIO, A MINHA FOI SEM ERROS

Questão 1

Nota: Não gerada
A Matemática pode ser trabalhada na Educação Infantil a partir da Literatura Infantil. Durante a contação de história, o professor pode trabalhar noções de contagem, sequência numérica, cálculo mental, comparação de quantidades e, principalmente, resolução de problemas.
Sobre a Literatura Infantil e a exploração da Matemática, é correto afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    Matemática e Literatura apresentam objetos de conhecimento de natureza bastante divergente, sendo inadequado criar essa integração em diversos momentos.
  • 2 -
    O ideal após a contação de história é realizar a interpretação textual oral e escrita e realizar o desenho do trecho favorito para certificar que o aluno compreendeu o texto e, ao envolver a Matemática, importuna-se esse processo.
  • 3 -
    Contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos importantes no âmbito da Matemática, a partir da perspectiva de resolução de problemas. 
  • 4 -
    Estimula-se a maturidade das crianças ao envolver a Matemática na Literatura Infantil, pois a natureza retira exata e imutável da Matemática oportuniza a dissipação da magia da literatura infantil.

Sua resposta

3 -
Contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos importantes no âmbito da Matemática, a partir da perspectiva de resolução de problemas. 

Questão 2

Nota: Não gerada
Os jogos e as brincadeiras são essenciais para o processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil. Sobre o ensino de Matemática na Educação Infantil integrando jogos e brincadeiras, julgue as afirmativas a seguir como V (verdadeira) ou F (falsa):
(     ) Por meio de jogos e brincadeiras é possível trabalhar muitos conceitos matemáticos, ainda que, muitas vezes, a criança não perceba que está aprendendo Matemática.
(     ) As atividades com jogos e brincadeiras são lúdicas e, portanto, garantem unicamente o caráter prazeroso que o ensino da Matemática precisa proporcionar ao aluno.
(     ) Como alternativas metodológicas, os jogos e as brincadeiras devem ultrapassar a ludicidade, necessitando de objetivos claros e sistematização do conceito matemático trabalhado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas

  • 1 -
    V – V – V
  • 2 -
    V – F – F
  • 3 -
    F – F – V
  • 4 -
    V – F – V

Sua resposta

4 -
V – F – V

Questão 3

Nota: Não gerada
Os jogos fazem parte do ato de educar, inclusive na Matemática. Os jogos e brincadeiras são muitos úteis no ensino da Matemática na Educação Infantil porque:
I – Por meio de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção;
II - A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança consegue criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, etc;
III - A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança desenvolve uma característica mais egocêntrica.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

  • 1 -
    I, II e III
  • 2 -
    II e III
  • 3 -
    I e III
  • 4 -
    I e II

Sua resposta

4 -
I e II

Questão 4

Nota: Não gerada
Segundo Piaget (1978), existem três tipos de jogos. Cada um desses tipos está relacionado a um tipo de estrutura mental que surge de maneira sucessiva durante as brincadeiras da criança.
Sobre esses três tipos de jogos, é correto afirmar:
I – Os jogos de exercício tem como principal característica o "faz de conta", em que a criança experimenta papéis sociais diferenciados, no intuito de reproduzir tais papéis no jogo;
II – Os jogos simbólicos tem como principal característica a repetição de ações e de movimentos. Sendo assim, a criança resolve problemas pelo ato reflexo;
III – Os jogos de regras têm como principal característica a compreensão da criança sobre a importância de normas e procedimentos de jogos, além de jogarem com o intuito de vencer.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas

  • 1 -
    I
  • 2 -
    II
  • 3 -
    III
  • 4 -
    II e III

Sua resposta

3 -
III

Questão 5

Nota: Não gerada
O jogo e a brincadeira são ferramentas de suma importância, pois permitem à criança criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, equivocar-se e, consequentemente, aprender.
À cerca do trabalho com jogos matemáticos na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
I – O trabalho com jogos auxilia o professor a conseguir detectar os alunos que estão com dificuldades;
II – Por meio de jogos o aluno demonstra para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado;
III – Durante o envolvimento com jogos existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois todos desejam vencer e, assim, o jogo provoca o aumento do individualismo e do egocentrismo.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

  • 1 -
    I e II
  • 2 -
    II e III
  • 3 -
    I e III
  • 4 -
    I, II e III

Sua resposta

1 -
I e II

Nenhum comentário:

Postar um comentário