POR GENTILEZA CONFERI ANTES DO ENVIO, A MINHA FOI SEM ERROS
Questão 1
Nota: Não gerada
A Matemática pode ser trabalhada na Educação Infantil a partir da Literatura Infantil. Durante a contação de história, o professor pode trabalhar noções de contagem, sequência numérica, cálculo mental, comparação de quantidades e, principalmente, resolução de problemas.
Sobre a Literatura Infantil e a exploração da Matemática, é correto afirmar:
Alternativas
- 1 -Matemática e Literatura apresentam objetos de conhecimento de natureza bastante divergente, sendo inadequado criar essa integração em diversos momentos.
- 2 -O ideal após a contação de história é realizar a interpretação textual oral e escrita e realizar o desenho do trecho favorito para certificar que o aluno compreendeu o texto e, ao envolver a Matemática, importuna-se esse processo.
- 3 -Contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos importantes no âmbito da Matemática, a partir da perspectiva de resolução de problemas.
- 4 -Estimula-se a maturidade das crianças ao envolver a Matemática na Literatura Infantil, pois a natureza retira exata e imutável da Matemática oportuniza a dissipação da magia da literatura infantil.
Sua resposta
3 -
Contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos importantes no âmbito da Matemática, a partir da perspectiva de resolução de problemas.
Questão 2
Nota: Não gerada
Os jogos e as brincadeiras são essenciais para o processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil. Sobre o ensino de Matemática na Educação Infantil integrando jogos e brincadeiras, julgue as afirmativas a seguir como V (verdadeira) ou F (falsa):
( ) Por meio de jogos e brincadeiras é possível trabalhar muitos conceitos matemáticos, ainda que, muitas vezes, a criança não perceba que está aprendendo Matemática.
( ) As atividades com jogos e brincadeiras são lúdicas e, portanto, garantem unicamente o caráter prazeroso que o ensino da Matemática precisa proporcionar ao aluno.
( ) Como alternativas metodológicas, os jogos e as brincadeiras devem ultrapassar a ludicidade, necessitando de objetivos claros e sistematização do conceito matemático trabalhado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
- 1 -V – V – V
- 2 -V – F – F
- 3 -F – F – V
- 4 -V – F – V
Sua resposta
4 -
V – F – V
Questão 3
Nota: Não gerada
Os jogos fazem parte do ato de educar, inclusive na Matemática. Os jogos e brincadeiras são muitos úteis no ensino da Matemática na Educação Infantil porque:
I – Por meio de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção;
II - A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança consegue criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, etc;
III - A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança desenvolve uma característica mais egocêntrica.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
- 1 -I, II e III
- 2 -II e III
- 3 -I e III
- 4 -I e II
Sua resposta
4 -
I e II
Questão 4
Nota: Não gerada
Segundo Piaget (1978), existem três tipos de jogos. Cada um desses tipos está relacionado a um tipo de estrutura mental que surge de maneira sucessiva durante as brincadeiras da criança.
Sobre esses três tipos de jogos, é correto afirmar:
I – Os jogos de exercício tem como principal característica o "faz de conta", em que a criança experimenta papéis sociais diferenciados, no intuito de reproduzir tais papéis no jogo;
II – Os jogos simbólicos tem como principal característica a repetição de ações e de movimentos. Sendo assim, a criança resolve problemas pelo ato reflexo;
III – Os jogos de regras têm como principal característica a compreensão da criança sobre a importância de normas e procedimentos de jogos, além de jogarem com o intuito de vencer.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas
- 1 -I
- 2 -II
- 3 -III
- 4 -II e III
Sua resposta
3 -
III
Questão 5
Nota: Não gerada
O jogo e a brincadeira são ferramentas de suma importância, pois permitem à criança criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, equivocar-se e, consequentemente, aprender.
À cerca do trabalho com jogos matemáticos na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
I – O trabalho com jogos auxilia o professor a conseguir detectar os alunos que estão com dificuldades;
II – Por meio de jogos o aluno demonstra para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado;
III – Durante o envolvimento com jogos existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois todos desejam vencer e, assim, o jogo provoca o aumento do individualismo e do egocentrismo.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
- 1 -I e II
- 2 -II e III
- 3 -I e III
- 4 -I, II e III
Sua resposta
1 -
I e II
Nenhum comentário:
Postar um comentário