1)
O ensino de questões que envolvem o Eixo Natureza e a Sociedade são fundamentais para a formação dos alunos na Educação Infantil. Para esta fase de escolaridade, o ensino de natureza e sociedade propõe:
Alternativas:
- a)Que os alunos conheçam a vida de alguns cientistas brasileiros famosos.
- b)Que os alunos dominem aos poucos o vocabulário científico.
- c)Favorecer a compreensão de diferentes áreas que envolvem as Ciências Naturais e Sociais.
- d)Experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural.
2)
clique aqui>>>
Como integrantes de grupos socioculturais, as crianças vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana.
De acordo com o mundo em que vivem, as crianças mostram-se:
Obs: Clica para seguir as respostas nas "mais informações".
Alternativas:
- a)Indiferentes porque nesta fase de escolaridade as crianças são muito pequenas para compreender os fenômenos naturais.
- b)Curiosas, mas com poucas habilidades para investigarem o ambiente, que deverão ser desenvolvidas somente nos anos finais.
- c)Curiosas e investigativas. Dessa forma a escola deve aproveitar a curiosidade dos alunos para as questões de ensino e aprendizagem.
- d)Indiferentes, por isso, a escola deve motivá-las oferecendo oportunidades para compreensão dos fenômenos naturais.
3)
O Eixo Natureza e Sociedade apresentado no Referencial Curricular para a Educação Infantil apresenta diferentes propostas que visam a compreensão dos fenômenos naturais e sociais pelos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta uma perspectiva de trabalho com esse eixo:
Alternativas:
- a)Discutir a importância da construção de valores, habilidades, voltadas para a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.
- b)Aprender vocabulário, conhecer números e realizar as primeiras operações matemáticas.
- c)Estudar a linguagem em suas diversas manifestações, como escrita e falada.
- d)Desenvolver habilidades para desenhos, pinturas e demais representações artísticas.
4)
As diferentes formas de compreender, explicar e representar elementos do mundo coexistem e fazem parte do repertório sociocultural da humanidade. Neste sentido pode-se afirmar corretamente quanto aos mitos e lendas:
Alternativas:
- a)Mitos e as lendas representam uma das muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza.
- b)Os mitos e lendas nunca podem ser usados para explicar fenômenos da natureza.
- c)Na Educação Infantil e Anos Iniciais o professor deve usar sempre os mitos para explicar fenômenos naturais.
- d)Os mitos devem ser usados na educação formal para explicar os fenômenos sociais.
5)
Sabemos que o trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Neste sentido é correto afirmar que:
Alternativas:
- a)No trabalho com o eixo Natureza e Sociedade devem ser considerados aspectos físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais.
- b)Para abordar questões sobre o Eixo Natureza e Sociedade devem ser priorizados os temas referentes à Educação Ambiental.
- c)Os assuntos prioritariamente abordados devem contemplar a Educação Sexual.
- d)Os assuntos priorizados neste eixo devem ser aqueles relativos aos aspectos culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário