terça-feira, 26 de abril de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - ENSINO DE NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Questão 1

Nota: Não gerada
O mundo onde as crianças vivem é constituído por conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Diante dessa situação nas atividades de ensino e aprendizagem o professor pode:

Alternativas

  • 1 -
    Utilizar sempre materiais para leitura, disponíveis na biblioteca da escola.
  • 2 -
    Adotar medidas para que os alunos possam trabalhar individualmente.
  • 3 -
    Propor atividades para que as crianças conheçam apenas o ambiente social da escola.
  • 4 -
    Incentivar as crianças, a fazerem perguntas e procurar respostas as suas indagações e questões.

Sua resposta

4 -
Incentivar as crianças, a fazerem perguntas e procurar respostas as suas indagações e questões.

Questão 2

Nota: Não gerada
No modelo de ensino por redescoberta, houve uma grande valorização das atividades de experimentação. A experimentação parecia ser a melhor forma de associar teoria e prática. Os alunos comprovavam pela experiência a teoria estudada em sala de aula. Nesse modelo a prática limitava-se às atividades de laboratório simuladoras de fenômenos, por isso, esse modelo foi bastante criticado. Assim, com relação ao uso de atividades de experimentação no ensino é correto afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    A experimentação deve proporcionar a compreensão de conceitos.
  • 2 -
    A experimentação deve sempre ser usada apenas para comprovar verdades científicas.
  • 3 -
    Deve ser realizada apenas com alunos dos Anos Iniciais.
  • 4 -
    É prioridade apenas para os alunos do Ensino Médio.

Sua resposta

1 -
A experimentação deve proporcionar a compreensão de conceitos.



Para continuar com as respostas clique em "mais informações"
clique aqui>>>

Questão 3

Nota: Não gerada
Em relação ao trabalho com o Eixo Natureza e Sociedade pode-se afirmar corretamente quanto ao ensino que:

Alternativas

  • 1 -
    É necessário que o professor priorize o conhecimento das relações que se estabelecem em sociedade.
  • 2 -
    É necessário que o professor priorize o conhecimento de fenômenos que ocorrem na natureza.
  • 3 -
    É necessário propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural.
  • 4 -
    É necessário incentivar sempre o estudo de conceitos científicos para as crianças desde muito pequenas.

Sua resposta

3 -
É necessário propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural.

Questão 4

Nota: Não gerada
O método da redescoberta proposto pelos americanos teve como um de seus objetivos:

Alternativas

  • 1 -
    Levar os alunos a desenvolverem o Método Científico.
  • 2 -
    Compreender as relações entre Ciência, tecnologia e sociedade.
  • 3 -
    Estimular a Alfabetização Científica.
  • 4 -
    Propor discussões sobre a Natureza da Ciência.

Sua resposta

1 -
Levar os alunos a desenvolverem o Método Científico.

Questão 5

Nota: Não gerada
As aulas práticas são muito incentivadas no ensino e podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.
Em relação às aulas práticas pode-se afirmar corretamente que:

Alternativas

  • 1 -
    Devem priorizar sempre a utilização de roteiro estabelecidos.
  • 2 -
    Devem ser usadas somente a partir dos Anos iniciais.
  • 3 -
    São importantes, mas o professor deve sempre direcionar as atividades para a manipulação de materiais.
  • 4 -
    São importantes porque o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem a sua volta.

Sua resposta

3 -
São importantes, mas o professor deve sempre direcionar as atividades para a manipulação de materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário