quinta-feira, 12 de maio de 2016

Av1 - Pedagogia - Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais - Libras


1)
O termo correto para designar uma pessoa que apresenta alguma forma de deficiência é "Pessoa com Deficiência", conforme foi instituído na Constituição Federal de 1988. Em que isso implica?

Alternativas:
  • a)
    Implica na necessidade de rotular a pessoa com deficiência como alguém diferente que precisa ser separada das demais.
  • b)
    Implica no fato de que a pessoa pode estar com deficiência, mas amanhã pode não estar.
  • c)
    Implica, segundo a lei, que essa pessoa precisa ser assim rotulada para ser poupada de trabalho e outras funções 
    sociais cansativas.
  • d)
    Implica, entre outras coisas, em reconhecer o direito de viver e conviver em comunidade e o pleno desenvolvimento desse cidadão, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, bem como quaisquer outras formas de discriminação
     Alternativa assinalada
2)
Ao longo da história da legislação brasileira verifica-se o reconhecimento da pessoa com deficiência como cidadã. Diante desse contexto, assinale o que diz a Lei 7853/89?

Alternativas:
  • a)
    O estado deve assumir a educação especial
  • b)
    A pessoa com deficiência deve receber atendimento especializado
  • c)
    O atendimento especializado pode ocorrer em classes especiais, quando não for possível oferecê-lo na escola comum.
  • d)
    É crime recusar, suspender, adiar, cancelar ou extinguir a matrícula de um estudante por causa da deficiência.
     Alternativa assinalada
3)
Na Antiguidade, as pessoas com deficiência eram vistas como pessoas sem direito à vida devido ao medo de contaminação ou à ideia de inutilidade social. Já na Idade Média, com o crescente domínio do cristianismo, como passaram a ser vistas estas pessoas?

Alternativas:
  • a)
    Como pessoas dignas de tratamento igualitário como quaisquer pessoas.
  • b)
    Passaram a ser vistas como filhos de Deus e irmãos de Cristo como qualquer pessoa
  • c)
    Eram vistas como castigo dos céus para seus pais ou como indivíduos possuídos pelo demônio.
     Alternativa assinalada
  • d)
    Como pessoas que precisavam ser educadas dentro do sistema regular de ensino da época junto com os demais cristãos.
4)
"Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação" (BRASIL, 1996). Com base no excerto assinale a resposta que apresenta um dos objetivos da Educação Especial.

Alternativas:
  • a)
    Preparar alunos para participarem ativamente no mundo social, cultural, dos desportos, das artes e do trabalho.
     Alternativa assinalada
  • b)
    Desenvolver apenas a potencialidade que foi perdida com a deficiência.
  • c)
    Manter o aluno apenas na série em que sua idade mental permite, sem estimular avanço de séries para não sobrecarrega-lo.
  • d)
    Retirar o aluno da escola e leva-lo para o mercado de trabalho para trabalhos manuais.
5)
A deficiência visual engloba a cegueira e a visão reduzida. A escola, por sua vez, deve providenciar as adaptações curriculares para o aluno com essa deficiência. Com base no excerto assinale a alternativa que apresenta a diferença entre Cegueira e Visão Reduzida.

Alternativas:
  • a)
    Visão Reduzida é a perda da visão, em ambos os olhos, mesmo com o uso de lentes de correção, enquanto Cegueira é determinada por uma acuidade visual dentre 6/20 e 6/60, no melhor olho, após correção máxima.
  • b)
    Cegueira é uma expressão preconceituosa e Visão Reduzida uma expressão correta.
  • c)
    Cegueira se refere ao pensamento reduzido daquela pessoa que nada entende e Visão Reduzida se refere à deficiência visual em si mesma.
  • d)
    Cegueira é a perda da visão, em ambos os olhos, mesmo com o uso de lentes de correção, enquanto Visão Reduzida é determinada por uma acuidade visual dentre 6/20 e 6/60, no melhor olho, após correção máxima.
     Alternativa assinalada

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