quinta-feira, 12 de maio de 2016

Av2 - Pedagogia - Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais - Libras



1)
De acordo com o Código de Ética do intérprete de Libras (FENEIS), diante de uma situação em que o intérprete precisa realizar a interpretação de um assunto polêmico, a atitude mais adequada é :

Alternativas:
  • a)
    Esclarecer o assunto aos surdos de modo a evitar que sejam influenciados negativamente pelo palestrante.
  • b)
    Evitar esse tipo de interpretação para não confundir os surdos.
  • c)
    Manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias.
     Alternativa assinalada
  • d)
    Interpretar somente algumas informações, que estejam de acordo com sua crença pessoal.
2)
Ferreira Brito(1990), refere-se à seguinte classificação: Configuração de mãos, Ponto de articulação e Movimento. Essa classificação corresponde às /aos:

Alternativas:
  • a)
    Parâmetros essenciais da Libras.
  • b)
    Parâmetros morfológicos da Libras.
  • c)
     Configurações secundárias da Libras.
  • d)
     Parâmetros principais da Libras.
     Alternativa assinalada
3)
Segundo Skliar (2000) o reconhecimento da língua de sinais no Brasil foi tardio, tendo em vista que essa língua já existe no Brasil há muitos anos. De acordo com as considerações de Skliar (2000), podemos dizer que isso ocorreu devido:

Alternativas:
  • a)
    À pouca utilização da Libras no período denominado oralista.
  • b)
     Ao prestígio da língua brasileira de sinais, sempre presente no Brasil.
  • c)
     À posição de desvantagem social que a comunidade de surdos e sua língua de sinais sempre ocupou na sociedade majoritária ouvinte.
     Alternativa assinalada
  • d)
    À imposição da língua de sinais americana (ASL) como língua de prestígio no Brasil.
4)
A prática do letramento tem sido adotada em escolas de surdos porque os métodos de alfabetização não têm sido eficazes no ensino da língua escrita para os surdos, visto que, os métodos de alfabetização comumente utilizados com crianças ouvintes:

Alternativas:
  • a)
    Não possuem base científica.
  • b)
    Consistem na codificação e decodificação de sons.

     Alternativa assinalada
  • c)
    São de difícil domínio pelo professor.
  • d)
    Dependem do domínio da Língua de Sinais.
5)
Como toda língua, a Libras vai aumentando seu vocabulário ao longo dos tempos. Nesse sentido, é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    A Língua Portuguesa e a LIBRAS sofrem alterações simultâneas no vocabulário.
  • b)
    As línguas de sinais sofrem mudanças de acordo com a capacidade gestual de cada comunidade.
  • c)
    As mudanças do vocabulário ocorrem para que os países de línguas de sinais diferentes possam se comunicar de forma eficaz uns com os outros.
  • d)
    Novos sinais são introduzidos em resposta a mudanças culturais e tecnológicas necessárias à sociedade contemporânea
     Alternativa assinalada

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