Questão 1
Nota: Não gerada
Um conceito bastante enfatizado em Didática das Ciências é o conceito de "transposição didática". Esse conceito foi introduzido pelo sociólogo Michel Verret em 1975 e em 1980 foi desenvolvido por Yves Chevallard em Didática da Matemática. Esse é um importante conceito relacionado ao ensino. Quanto à transposição didática é possível afirmar que:
Alternativas
- 1 -É a apropriação do conhecimento cotidiano pelo aluno que deve ser priorizado pelo professor
- 2 -É a transformação do conhecimento popular em científico com intuito de favorecer a aprendizagem
- 3 -É uma adaptação feita ao conhecimento científico para que possa ser ministrado em sala de aula de maneira apropriada
- 4 -É apresentar o conhecimento científico exatamente como foi produzido na academia, caso contrário não teria nenhuma confiabilidade para ser ensinado
- 5 -A transposição didática só é feita para os alunos da Educação Infantil por serem menores e não compreenderem o conhecimento científico
Sua resposta
3 -
É uma adaptação feita ao conhecimento científico para que possa ser ministrado em sala de aula de maneira apropriada
Questão 2
Nota: Não gerada
O estudo sobre as diferentes práticas pedagógicas vem sendo bastante discutido nas últimas décadas. Dentre elas, destaca-se o uso das atividades experimentais, considerada por muitos professores, como indispensável para o bom desenvolvimento do ensino ( REGINALDO, SHEID, GULICH, 2012). Sabemos que as atividades de experimentação despertam bastante o interesse dos alunos. Para que estas atividades possam ser mais proveitosas elas devem ser ministradas:
REGINALDO, C. C; SHEID, U. N. J; GUILICH, R. I. C. O Ensino de Ciências e a experimentação. IX ANPED. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012
Alternativas
- 1 -Sempre a partir do quinto ano, por ser uma fase em que os estudantes apresentam melhor compreensão dos conceitos científicos.
- 2 -A partir de uma problemática inicial para que os alunos aprendam a refletir e não apenas desenvolver mecanicamente as etapas propostas no experimento
- 3 -Com a finalidade de comprovar o que o professor ministrou em sala referente as teorias científicas
- 4 -A partir de um roteiro que oriente os estudantes nos passos a serem desenvolvidos no decorrer da atividade
- 5 -Por um professor especialista na área referente ao conhecimento em que a atividade será desenvolvida
Sua resposta
2 -
A partir de uma problemática inicial para que os alunos aprendam a refletir e não apenas desenvolver mecanicamente as etapas propostas no experimento
Questão 3
Nota: Não gerada
- No artigo indicado na web aula 1 "O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental" , o autor faz referência a um estudo de Mizukami et. al. (2002). Nesse estudo a autora aponta um importante resultado sobre a atuação de professores nos anos iniciais. Assinale a alternativa que apresenta essa afirmação:
Alternativas
- 1 -Os professores dos anos iniciais têm pleno domínio dos conteúdos das áreas de Ciências Naturais
- 2 -Os professores dedicam-se a duas áreas específicas: Português e Matemática
- 3 -Os cursos de Pedagogia têm formado satisfatoriamente os professores para ministrarem diferentes áreas do conhecimento
- 4 -Os cursos de Pedagogia têm formado os professores com muitas deficiências nas questões metodológicas e de conteúdo disciplinares
- 5 -Os professores não se interessam pela área de Ciências da Natureza e sim por Matemática
Sua resposta
2 -
Os professores dedicam-se a duas áreas específicas: Português e Matemática
Questão 4
Nota: Não gerada
Em relação aos conteúdos a serem ministrados em Ciências Naturais, os mesmos não podem ser estanques sem contextualização. Nesse caso, pode-se afirmar que os conteúdos devem:
Alternativas
- 1 -Abordar principalmente aspectos biológicos por serem necessários ao aluno para a compreensão das relações entre os seres vivos
- 2 -Dar menor ênfase às relações que se estabelecem entre ciências, tecnologia e sociedade
- 3 -Promover maior integração entre os conceitos físicos, químicos e biológicos para contemplar o currículo para os Anos Iniciais
- 4 -Abordar preferencialmente o eixo sobre corpo humano para os alunos conhecerem o funcionamento do organismo
- 5 -Proporcionar apenas conhecimentos de conceitos por serem prioritários nessa fase de escolaridade
Sua resposta
3 -
Promover maior integração entre os conceitos físicos, químicos e biológicos para contemplar o currículo para os Anos Iniciais
Questão 5
Nota: Não gerada
Analise a afirmação abaixo:
" Os alunos são construtores de seus conhecimentos, o professor é considerado um mediador nas atividades de ensino e não transmissor de conhecimentos." Nesta perspectiva de ensino pode-se afirmar corretamente que:
Alternativas
- 1 -É uma proposta interacionista.Os alunos têm papel ativo na aprendizagem e o professor é mediador das atividades de ensino .
- 2 -É uma proposta behaviorista. O professor tem papel de transmissor, mas entende que os alunos podem também construir seus conhecimentos
- 3 -É uma proposta interacionista. O aluno é uma tabula rasa , mas seus conhecimentos prévios devem ser considerados
- 4 -É uma proposta behaviorista. Dentro dos fundamentos construtivistas o conhecimento é considerado totalmente pronto e dificilmente construído
- 5 -É uma proposta interacionista. Os alunos são construtores de seus conhecimentos, o professor é considerado um transmissor nas atividades de ensino e não um mediador de conhecimentos
Sua resposta
1 -
É uma proposta interacionista.Os alunos têm papel ativo na aprendizagem e o professor é mediador das atividades de ensino .
Nenhum comentário:
Postar um comentário