segunda-feira, 12 de setembro de 2016

AV2 - LICENCIATURAS - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Questão 1

Nota: Não gerada
No que diz respeito a construção do projeto pedagógico o mesmo passa pela relativa autonomia da escola, de sua habilidade em desenhar a própria identidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 já prevê, em seu artigo 12, inciso I, a necessidade de toda escola, preparar e executar seu projeto pedagógico.
As experiências recomendáveis na construção de um projeto político pedagógico, EXCETO:

Alternativas

  • 1 -
    Determinar um quadro de referência teórica que articule práticas e entendimentos numa proposta global para a escola.
  • 2 -
    A Superação da cultura de gestão autoritária, acontece tão logo, o debate e a construção de um trabalho coletivo se inicie.
  • 3 -
    Estabelecer o tempo pedagógico através da preparação de um calendário escolar, prevendo espaço para reuniões e estudos.
  • 4 -
    Construir um referencial teórico arraigado num diagnóstico concreto da realidade da escola.
  • 5 -
    Promover encontros de integração com a comunidade escolar, procurando convencê-la das prioridades da escola.

Sua resposta

5 -
Promover encontros de integração com a comunidade escolar, procurando convencê-la das prioridades da escola.

Questão 2

Nota: Não gerada
O projeto político-pedagógico tem como condição necessária para sua efetivação a participação coletiva e a problematização da realidade. Acreditamos na sua materialização por meio de reuniões pedagógicas como meio de provocar questionamentos diversos para o encaminhamento de transformações futuras e a consolidação de ideais do grupo participante. De acordo com Vasconcellos (2000) sua elaboração envolve três etapas.
Assinale a alternativa que contemple corretamente essas etapas.

Alternativas

  • 1 -
    Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.
  • 2 -
    Marco Referencial, Diagnóstico e Lógica.
  • 3 -
    Marco Inicial, Análise e Programação.
  • 4 -
    Marco Inicial, Diagnóstico e Programação.
  • 5 -
    Marco Referencial, Análise e Lógica.

Sua resposta

1 -
Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.

Questão 3

Nota: Não gerada
A gestão democrática é um caminho para a o aprendizado da democracia, onde a participação vai permitir um conhecimento maior sobre o funcionamento da escola, o que gera um conhecimento mútuo. A busca por uma escola autônoma, que pratique a gestão democrática tem encontrado diversas barreiras de cunho: ideológico, pedagógico, administrativo e financeiro. Um novo modelo precisa ser construído, adaptado às características locais pelas próprias comunidades. Construir um novo projeto de escola exige rever: legislação, currículos, programas, histórico da escola, mudança de postura da direção, para envolver todos os seguimentos da comunidade escolar. (Livro da Disciplina, Web Aula 1, p.1).
Analise as asserções abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A gestão democrática implica também em criar órgãos colegiados para garantir a participação efetiva de toda a comunidade escolar.
( ) A gestão democrática favorece a participação efetiva dos pedagogos, pois só eles conhecem a legislação vigente.
( ) A gestão democrática significa apenas conceder o direito ao voto dos pais.
( ) A gestão democrática ainda é uma utopia e não contribui para romper com o sistema autoritário vigente.
( ) A gestão democrática foi fortalecida na Constituição Federal de 1988.

Alternativas

  • 1 -
    V-V-F-F-F.
  • 2 -
    V-F-V-F-F.
  • 3 -
    F-F-V-V-V.
  • 4 -
    V-F-F-F-V.
  • 5 -
    V-F-V-V-V.

Sua resposta

4 -
V-F-F-F-V.

Questão 4

Nota: Não gerada
É necessário garantir na escola formas de estimular a participação de todos, garantindo transparência nas decisões, através de um processo de gestão democrática, o que envolve na escola: eleição para escolha de diretores e representantes de turma, colegiados com representações de pais e alunos, associação de pais e mestres, grêmio estudantil, planejamento e avaliação continuada. (Livro da Disciplina, Web Aula 2, p.1)
Assinale a alternativa correta , para que a gestão democrática do ensino público possa ser praticada .

Alternativas

  • 1 -
    Participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios em órgãos colegiados.
  • 2 -
    Centralização do poder nas mãos do diretor e associação de pais.
  • 3 -
    Centralização do processo educacional, com base na legislação vigente.
  • 4 -
    Favorecer a participação efetiva dos pedagogos, pois só eles conhecem a legislação vigente.
  • 5 -
    Este tipo de gestão ainda é uma utopia e não contribui para romper com o sistema autoritário vigente.

Sua resposta

1 -
Participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios em órgãos colegiados.

Questão 5

Nota: Não gerada
O Projeto Político Pedagógico é um procedimento que colabora com a concretização da democracia e autonomia da escola, pois garante a construção de sua identidade. Versa uma ação intencional, com compromissos deliberados coletivamente e esses conjecturam a realidade e proporcionam possibilidades para o futuro. Portanto concebido, o Projeto Político Pedagógico constitui-se como:

Alternativas

  • 1 -
    Um instrumento legitimador das ações normativas da equipe de gestores.
  • 2 -
    A fixação de diretrizes e princípios que explicam as práticas do presente e projetam o vir a ser da escola.
  • 3 -
    O incremento de ações espontâneas sugeridas pela comunidade escolar.
  • 4 -
    A implementação da composição organizacional objetivando a administração interna da escola.
  • 5 -
    O bem coletivo sempre sobrepondo a individualidade.

Sua resposta

2 -
A fixação de diretrizes e princípios que explicam as práticas do presente e projetam o vir a ser da escola.

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