Questão 1
Nota: Não gerada
Na atualidade podemos constatar que a prática do bullying nas escolas é muitas vezes confundida com brincadeiras ou com o que os alunos gostam de chamar de "zoações". Mas por trás desta atitude esconde-se algo muito danoso a qualquer ser humano, já que o bullying deve ser entendido:
Alternativas
- 1 -Como uma prática comum entre crianças e adolescentes em função da pouca idade e da consequente falta de maturidade.
- 2 -Como algo que deve ser constantemente evitado, mas é importante as crianças enfrentarem como propósito de amadurecimento.
- 3 -Como um comportamento dirigido ao outro com a intenção deliberada de intimidar e consequentemente causar profundo sofrimento.
- 4 -Como uma prática comum para a idade dos estudantes, portanto o professor não deve interferir quando se deparar com situações ligadas ao bullying.
- 5 -Como algo que deve ser punido de modo severo, se possível com a expulsão dos praticantes e o impedimento de futuras matrículas em outros ambientes escolares.
Sua resposta
3 -
Como um comportamento dirigido ao outro com a intenção deliberada de intimidar e consequentemente causar profundo sofrimento.
Questão 2
Nota: Não gerada
Na ânsia por solucionar problemas ligados ao desrespeito e a prática do bullying, muitos questionamentos e dúvidas se fazem presente na prática cotidiana dos profissionais envolvidos com a educação na contemporaneidade. Assim, é primordial aos profissionais envolvidos com a educação se atentar a seguinte premissa:
Alternativas
- 1 -É preciso saber gerenciar o comportamento dos alunos ao invés de tentar controlar a disciplina.
- 2 -Para se combater a prática do bullying, uma educação pautada no autoritarismo é primordial.
- 3 -Apenas punições severas aos praticantes do bullying pode eliminar definitivamente este comportamento.
- 4 -A melhor solução seria deixar os alunos resolverem sozinhos qualquer situação de adversidade que se faça presente.
- 5 -As práticas do bullying só serão combatidas quando políticas estatais forem desenvolvidas para esta finalidade.
Sua resposta
1 -
É preciso saber gerenciar o comportamento dos alunos ao invés de tentar controlar a disciplina.
Questão 3
Nota: Não gerada
Nas práticas cotidianas que envolvem o bullying algumas variáveis presentes no ambiente escolar acabam, ao invés de auxiliar a minar definitivamente ou quem sabe eliminar por completo tal prática, contribuindo para a disseminação de atitudes ligadas ao desrespeito entre os estudantes. Nas alternativas a seguir, assinale as variáveis que devem ser evitadas por professores:
Alternativas
- 1 -O constante diálogo entre aluno e professor, o respeito mútuo e a competição sem regras.
- 2 -Aulas interdisciplinares, atividades em grupo e o respeito para com a pluralidade de ideias.
- 3 -Regras que punem em excesso, trabalhos em dupla ou grupo e a ideia de que o fim justifica os meios.
- 4 -A competição desmedida, regras punitivas e não reflexivas e a conquista de algo a qualquer custo.
- 5 -A aproximação com os alunos, a compreensão do contexto social do educando e o constante diálogo.
Sua resposta
4 -
A competição desmedida, regras punitivas e não reflexivas e a conquista de algo a qualquer custo.
Questão 4
Nota: Não gerada
Algumas atitudes colocadas em práticas pelos profissionais da educação impactam positivamente no sentido de minar as prática que envolvem o bullying entre os estudantes. Dentre estas atitudes podemos destacar a compaixão, que basicamente consiste em refletir na seguinte premissa:
Alternativas
- 1 -Envolve pensar que a educação na atualidade só funciona dentro de prerrogativas que atendem aos pressupostos ligados ao assistencialismo estatal.
- 2 -Pressupor que se as pessoas tem a possibilidade de serem instrumentalizadas para tomar boas decisões poderiam optar pelo respeito ao próximo.
- 3 -Leva o indivíduo a conjecturar ideias vinculadas ao ato de ter dó, pena pelo próximo, sentimento essencial para a erradicação total e plena do bullyin nas escolas.
- 4 -Implica na tentativa de se colocar em prática ideias voltadas a uma atitude mais próxima do autoritarismo, já que exercer a autoridade só com o diálogo não resolve.
- 5 -Tentar compreender o contexto do qual o aluno faz parte para, assim, envolvê-lo em prática escolares homogêneas, sendo assim mais fácil controlar a indisciplina dos alunos.
Sua resposta
2 -
Pressupor que se as pessoas tem a possibilidade de serem instrumentalizadas para tomar boas decisões poderiam optar pelo respeito ao próximo.
Questão 5
Nota: Não gerada
Em uma sociedade como a nossa, repleta de conflitos e interesses subjetivos, o despertar para a reflexão ética e moral de nossas atitudes no cotidiano é um caminho interessante de se trabalhar com os alunos. Sendo assim, qual alternativa a seguir apresenta a importância de se estudar questões ligadas a valores éticos e morais para formação social de nossos alunos?
Alternativas
- 1 -Para fazer com que nossos alunos entendam a importância de decorar as regras e leis instituídas na sociedade para posteriormente coloca-las em prática sem questionar.
- 2 -Esta no fato de buscar alternativas que visem romper com práticas heterogêneas e, portanto, de respeito para com a diversidade presente no ambiente escolar.
- 3 -A Importância se deve ao fato do despertar para a percepção de que a todo instante podemos refletir sobre os efeitos das nossas atitudes no dia a dia.
- 4 -É interessante este trabalho já que pode muito bem ser utilizado no dia a dia das relações escolares. Uma pena que, na sociedade em si, reflexões deste tipo não funcionam.
- 5 -Ética e moral são temas que podem ser trabalhados apenas com alunos do Ensino Médio, devido a maturidade adquirida por estes estudantes ao longo de anos de estudo.
Sua resposta
3 -
A Importância se deve ao fato do despertar para a percepção de que a todo instante podemos refletir sobre os efeitos das nossas atitudes no dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário