sexta-feira, 4 de novembro de 2016

AV1 - PEDAGOGIA - PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Questão 1

Nota: Não gerada
A disciplina Prática Pedagógica Interdisciplinar, surgiu no sentido de indicar aos acadêmicos que existem diferentes possibilidades de organização do trabalho no espaço escolar. Nesse contexto, a atuação do professor ganha mérito, quando consegue realizar a junção da teoria com a prática. Seguindo a reflexão é correto afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    O trabalho do professor ganha caráter pedagógico porque acaba envolvendo todo o processo de construção ligado ao ensino e a aprendizagem,
  • 2 -
    A prática adquire caráter interdisciplinar porque consegue fragmentar vários conteúdos ligados às diferentes áreas do conhecimento,
  • 3 -
    A organização curricular pouco tem a ver com a organização pedagógica, pois ambas possuem caráter distinto, devendo ser tratada individualmente,
  • 4 -
    A proposta pedagógica e a proposta curricular são aplicadas com êxito apenas nos anos iniciais do ensino regular, pois a EJA trabalha com adultos,
  • 5 -
    A elaboração da proposta pedagógica da escola deve ficar a cargo da secretaria de educação de cada município por se preocupar com homogeneidade no ensino. 

Sua resposta

1 -
O trabalho do professor ganha caráter pedagógico porque acaba envolvendo todo o processo de construção ligado ao ensino e a aprendizagem,

Questão 2

Nota: Não gerada
O Projeto Pedagógico, deve assegurar a organização do trabalho da escola como um todo e, de maneira mais específica, a organização da sala de aula, da ação educativa. Ainda sobre o P.P.P. é correto afirmar que:
I)O Projeto da escola, contribui para que os professores conheçam a realidade atendida pelo espaço educativo.
II)Os profissionais da escola, devem encontrar no Projeto Pedagógico, respaldo para incentivar conflitos, valorizar relações competitivas e autoritárias.
III) O contexto político do P.P.P. se torna explícito quando articulado ao compromisso da escola em auxiliar na formação de um determinado tipo de homem.
IV) Ao definir ações educativas, preservando-se a visão fragmentada dos conteúdos, o projeto da escola valoriza a interdisciplinaridade.
V) A escola possui autonomia para adequar conteúdos curriculares, seguindo exigências pontuais indicadas pelos alunos.
Após realização da leitura, pode ser considerado que:

Alternativas

  • 1 -
    Apenas as proposições I e II, estão Corretas,
  • 2 -
    Apenas as proposições II e III, IV, estão Corretas,
  • 3 -
    Apenas as proposições I, III e V, estão Corretas,
  • 4 -
    Apenas as proposições  III e IV, estão Corretas,
  • 5 -
    Apenas as proposições II, IV e V estão Corretas,

Sua resposta

3 -
Apenas as proposições I, III e V, estão Corretas,

Questão 3

Nota: Não gerada
A Proposta Curricular deve respeitar uma base comum nacional de conteúdos e uma parte diversificada. Tanto a base comum nacional quanto a parte diversificada devem estar intimamente integradas à proposta curricular com o objetivo de estabelecer a relação entre a educação fundamental e a realidade social. Diante da formação humana, a Cultura no currículo:

Alternativas

  • 1 -
    Sugere que o analfabeto é uma pessoa sem cultura,
  • 2 -
    Transforma-se em elemento de desavença entre professor e aluno,
  • 3 -
    É transformada na escola em Ensino e Aprendizagem,
  • 4 -
    Concebe prioritariamente as relações entre patrão e empregado,
  • 5 -
    Tem a ver apenas com pratos típicos, música e dança,

Sua resposta

3 -
É transformada na escola em Ensino e Aprendizagem,

Questão 4

Nota: Não gerada
A expressão "Ensinar" envolve tanto os conhecimentos que a humanidade acumulou durante sua história como também, atitudes e comportamentos que vão sendo indicados pela sociedade, seguindo novas exigências sociais e culturais. Ainda sobre o conceito, podemos inferir que; Ensinar:

Alternativas

  • 1 -
    Exige coerção e punição do professor diante de determinadas respostas do aluno.
  • 2 -
    Indica criar condições adequadas, para que a aprendizagem se efetive de maneira prazerosa.
  • 3 -
    Induz à avaliação constante sobre a proposta do professor, com vistas a classificar os alunos.
  • 4 -
    Compreende muito mais a maneira como o aluno aprende, do que como o professor o adestra.
  • 5 -
    Acompanha o prescrito em parâmetros legais, sendo pouco necessário aliá-lo ao pedagógico.

Sua resposta

2 -
Indica criar condições adequadas, para que a aprendizagem se efetive de maneira prazerosa.

Questão 5

Nota: Não gerada
Observe a frase: "Não se deve negligenciar ensino, em nome das dificuldades do sujeito; deve-se, sim, modificar as formas de mediação entre o ensino e a aprendizagem, para que o sujeito aprenda". Isso significa que:

Alternativas

  • 1 -
    O aluno que não consegue aprender deve se evadir da escola, antes que a escola o discrimine
  • 2 -
    O professor necessita modificar sua metodologia, com vistas a alcançar as necessidades do aluno,
  • 3 -
    Toda matrícula efetivada no espaço escolar significa integração do aluno ao contexto da aprendizagem,
  • 4 -
    Os conteúdos escolares devem ser tratados de forma aligeirada no espaço da sala de aula,
  • 5 -
    Maioria dos alunos mesmo permanecendo muito tempo no espaço escolar, sabem muito pouco,

Sua resposta

2 -
O professor necessita modificar sua metodologia, com vistas a alcançar as necessidades do aluno,

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