sexta-feira, 4 de novembro de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Questão 1

Nota: Não gerada
A proposta da EJA atualmente, sugere que a prática educativa deva ter íntima relação com a vida em sociedade. A dialogicidade no contexto, poderá instigar o aluno a expor suas ideias sobre o conteúdo tratado, com mais tranquilidade. Essa abordagem percebe o professor como:

Alternativas

  • 1 -
    Liderança revestida pelo caráter político partidário, assim, a partir das experiências culturais captadas, ressignifica a educação global.
  • 2 -
    Estimulador dos saberes necessários a prática educativa, contribuindo para a participação do aluno nas manifestações ligadas à exclusão social.
  • 3 -
    Incentivador da consciência ingênua com vistas a favorecer em sua metodologia a abordagem formativa.
  • 4 -
    Orientador do ensino, centrando seu trabalho em temas sociais e políticos, visando a ação transformadora sobre a realidade e seus problemas.
  • 5 -
    Professor é visto como um orador, que centraliza os debates em torno da alienação cultural e política dos alunos.

Sua resposta

4 -
Orientador do ensino, centrando seu trabalho em temas sociais e políticos, visando a ação transformadora sobre a realidade e seus problemas.

Questão 2

Nota: Não gerada
Ao se pensar na estruturação de uma prática pedagógica interdisciplinar, o diálogo passa a ser considerado peça chave diante da necessidade de envolver o coletivo da escola. Se a prática pedagógica interdisciplinar se caracteriza pela integração de conteúdos ligados a diferentes áreas do conhecimento, é correto afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    A complexidade do processo de alfabetização pouco contribui para a aprendizagem do aluno adulto, pois sua formação escolar já sofreu alguns processos.
  • 2 -
    A prática pedagógica também contribui para a formação intelectual, cognitiva e política dos sujeitos, sempre integrando,  complementando e  transformando a ação dos sujeitos.
  • 3 -
    O material didático gera um movimento de constante ampliação do conhecimento ou daquilo que se pretende investigar, porém sempre deve estar pautado nas questões de memorização.
  • 4 -
    Todos os conteúdos trabalhados de maneira fragmentada provocam a repetência e a evasão do aluno do espaço escolar. Ainda servem para causar discriminação e preconceito.
  • 5 -
    A função social da escola fica caracterizada principalmente pela padronização dos conteúdos, conceitos, ideologias e formação para o trabalho assalariado.

Sua resposta

2 -
A prática pedagógica também contribui para a formação intelectual, cognitiva e política dos sujeitos, sempre integrando,  complementando e  transformando a ação dos sujeitos.

Questão 3

Nota: Não gerada
Considerando os fragmentos indicados abaixo; identifique a afirmativa Correta:
I) O termo Cultura pode ser entendido como produto da atividade humana.
II) O currículo expressa o acervo da biblioteca, manifestado numa perspectiva futurista de intenções ligadas à educação.
III) ACultura compreende desde as ações rotineiras da dona de casa, até as contraditórias formas de destruição provocadas pelo homem no planeta.
IV) A proposta curricular da EJA, respeita os eixos:Cultura, Trabalho e Tempo.
Após realização da leitura, deve ser considerado que:

Alternativas

  • 1 -
    Apenas a afirmativa I, está Correta,
  • 2 -
    Apenas as afirmativas I e II, estão Corretas,
  • 3 -
    Apenas as afirmativas I, III e IV, estão Corretas,
  • 4 -
    A afirmativa III e IV estão Corretas.
  • 5 -
    Todas as afirmativas I, II, III e IV estão Corretas,

Sua resposta

3 -
Apenas as afirmativas I, III e IV, estão Corretas,

Questão 4

Nota: Não gerada
Alguns elementos, são imprescindíveis durante a elaboração de uma Prática Pedagógica Interdisciplinar. Sendo assim, observe os elementos indicados abaixo e destaque a alternativa que os apresenta, seguindo a maneira "sequenciada":

Alternativas

  • 1 -
    Fundamentação Teórica, Metodologia, Identificação da Instituição, Justificativa, Considerações Finais,
  • 2 -
    Objetivos, Fundamentação Teórica, Avaliação em grupo, Cronograma e Autoavaliação e Considerações Finais,
  • 3 -
    Identificação da Instituição,Objetivos,Justificativa,Fundamentação Teórica, Metodologia, Avaliação e Referências,
  • 4 -
    Cronograma,Identificação da Instituição, Objetivos, Fundamentação Teórica, Considerações Finais e Avaliação,
  • 5 -
     Objetivo Geral, Fundamentação Teórica, Objetivo Específico, Justificativa, Considerações Finais e Avaliação,

Sua resposta

3 -
Identificação da Instituição,Objetivos,Justificativa,Fundamentação Teórica, Metodologia, Avaliação e Referências,

Questão 5

Nota: Não gerada
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais que trata sobre a EJA, é dada ênfase à dimensão histórica de cada área do conhecimento. Os fatos que marcaram a história tornam-se componentes curriculares na escola. A relação desses conteúdos com outras áreas, acabam por gerar um movimento de constante ampliação do conhecimento ou daquilo que se pretende investigar. Retomando os objetivos da EJA é correto indicar que:

Alternativas

  • 1 -
    A prática pedagógica interdisciplinar éelemento redutor do processo de ensino e aprendizagem
  • 2 -
    Cabe ao professor, encontrar maneiras de obstaculizar o acesso do aluno a Cultura letrada durante o período de alfabetização.
  • 3 -
    A EJA, têm como finalidade o compromisso com a formação humana, principalmente da classe trabalhadora,
  • 4 -
    O trabalho na EJA deve favorecer a deterioração da consciência crítica do aluno e da sua emancipação humana.
  • 5 -
    As Diretrizes desarticulam a organização e os objetivos da Proposta Curricular da EJA, nas instituições de ensino,

Sua resposta

3 -
A EJA, têm como finalidade o compromisso com a formação humana, principalmente da classe trabalhadora,

Nenhum comentário:

Postar um comentário