terça-feira, 7 de março de 2017

Av 1 - Recursos Educacionais Abertos

1)
Temos visto que, nem sempre a tecnologia na escola causou melhorias no aprendizado dos alunos. Aquilo que chamamos "ensino tradicional com roupagem moderna" ainda ocorre porque as relações sociais de aprendizagem nem sempre são alteradas. Para transformar esse panorama nas escolas, é preciso:

Alternativas:
  • a)
    que o uso de novas mídias possa compreender e abordar mudanças sociais, baseadas numa proposta de trabalho que corresponda à realidade social da escola.
    Alternativa assinalada
  • b)
    que o PBLE seja implementado em todas as escolas e os professores sejam treinados.
  • c)
    que as novas mídias não vão influenciar a relação dos alunos com o conhecimento, visto que não há uso de tecnologia na escola.
  • d)
    propor discussão a fim de tirar o máximo proveito da multimodalidade oferecida pela tecnologia.
  • e)
    investir em formação continuada dos docentes para que saibam indicar boas pesquisas aos seus alunos, utilizando a tecnologia.
2)
Assinale a alternativa que melhor define CONCEITUAÇÃO, um dos fenômenos recentes, relacionados às novas mídias.

Alternativas:
  • a)
    novas formas de abstrair e de compreender a semântica de hipertexto.
    Alternativa assinalada
  • b)
    novas formas de colocar em prática as pesquisas realizadas na web.
  • c)
    organização de conceitos da informática para melhor uso das mídias.
  • d)
    novas formas de leitura, os chamados "textos não lineares".
  • e)
    organização dos textos impressos e dos hipertextos.
3)
As relações sociais na web têm demonstrado relacionamento menos assimétrico devido à interatividade. Há o favorecimento da igualdade e da liberdade. A isso se denomina "divergência", outro fenômeno relacionado às novas mídias.
Podemos dizer que a divergência ocorre por que:
I. A cultura atual é híbrida e fluida, contestável, aberta; é um paradoxo da globalização;
II. Podemos assumir nossa identidade somente se não estivermos conectados em rede;
III.Os textos passam a ser produzidos sem a antiga visão hegemônica da sociedade contemplando múltiplas semioses e diferentes linguagens.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    todas estão corretas.
  • b)
    somente III está correta.
  • c)
    somente II está incorreta.
    Alternativa assinalada
  • d)
    I e II estão corretas.
  • e)
    II e III estão incorretas.
4)
A tarefa mais difícil para a escola atualmente é favorecer uma reflexão a fim de buscar respostas para as novas formas de ensino e aprendizagem. É preciso ultrapassar as práticas baseadas somente na escrita.
As ideias citadas acima são do autor Daley, estudioso da Linguística, sobre as configurações de ensino na escola brasileira do século XXI.
Assinale a alternativa com a justificativa correta para o explicitado no enunciado acima.

Alternativas:
  • a)
    O trabalho nas escolas deverá ser pensado e realizado a partir da aceitação da linguagem multimidiática e das mudanças de paradigmas como: a dominação da ciência e da racionalidade, da abstração e da teoria.
    Alternativa assinalada
  • b)
    A escola deverá buscar soluções para que seja trabalhado o texto escrito em primeiro lugar e, quando houver possibilidade, a linguagem multimidiática.
  • c)
    As mudanças nos paradigmas dentro das escolas devem ser questionadas, principalmente quando não há infraestrutura para o trabalho com a tecnologia.
  • d)
    A norma padrão e a literatura padrão são mais importantes que os conteúdos disponíveis na web e devem continuar sendo priorizados, porém com pesquisas em sites especializados.
  • e)
    A linguagem multimidiática ainda não atinge a maioria dos professores, portanto o trabalho e a reflexão propostos por Daley ainda não pode ser realizado de maneira eficaz e que atinja diretamente os alunos.
5)
Segundo Daley (2010), "Cria-se e constrói-se mídia ao invés de escrevê-la, e navega-se explora-se mídia ao invés de lê-la".
Assinale a alternativa correta que confirma e contribui com as ideias do autor citado.

Alternativas:
  • a)
    Há uma distinção no vocabulário usado para descrever as ações realizadas nas novas mídias. Isso encoraja outras habilidades, diferentes daquelas usadas para se escrever textos.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Não existe interatividade para a escrita de textos na web.
  • c)
    Mesmo tendo interatividade, o processo não permite muitos pontos de vista.
  • d)
    Não há distinção no vocabulário usado para descrever as ações realizadas nas novas mídias. Outras habilidades, diferentes daquelas usadas para se escrever textos não são favorecidas.
  • e)
    A escrita é um exercício solitário que, mesmo com a interatividade, não se modifica muito ao ser publicado na web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário