sexta-feira, 10 de março de 2017

Av2 - PED - Lic - Alfabetização e Letramento

1)
Resultado de imagem para charge de leitura
Baseado nas leituras da seção 2 Identifique as alternativas corretas:
I.O fato de os olhos estarem abertos não indica que a informação visual a nossa volta está sendo recebida e interpretada pelo cérebro.
II. Toda leitura deve ser rápida, seletiva e necessita de conhecimentos prévios.
III. Para ler o cérebro se utiliza de apenas uma região do cérebro, uma função única que é ativada no próprio ato de ler.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Somente a alternativa I está correta
  • b)
    Somente a alternativa II está correta 
  • c)
    As alternativas I e II estão corretas
    Alternativa assinalada
  • d)
    As alternativas I e III estão corretas
  • e)
    As alternativas II e III estão corretas
2)
A descoberta de que o significado das palavras evolui tira o estudo do pensamento e da linguagem de um beco sem saída. Os significados das palavras passam a ser formações dinâmicas e não já estatísticas, transformam-se à medida que as crianças se desenvolvem e alteram-se também com as várias formas como o pensamento funciona. Se os significados das palavras se alteram na sua natureza interna, então a relação entre o pensamento e a palavra também se modifica. Para compreender a dinâmica dessa relação, teremos que complementar a abordagem genética do nosso estudo principal com a análise funcional e examinar o papel do significado da palavra no processo de pensamento. (Vygotsky, s/d, p. 56)
Leia o trecho com atenção e complete as lacunas corretamente:
Pela leitura e escrita serem atos ___________, estes sempre são carregados de intencionalidade, por isso são atividades ____________, pois direcionamos nossos atos ao que nos interessa. Sendo também _____________, determinados por nossos objetivos e expectativas.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:

Alternativas:
  • a)
    Prescritivos; seletivas; limitadora.
  • b)
    Objetivos; seletivas; limitadora.
  • c)
    Objetivos; seletivas; antecipatória. 
    Alternativa assinalada
  • d)
    Prescritivos; seletivas; antecipatória.
  • e)
    Objetivos; alternativas; antecipatória.
3)
O significado duma palavra representa uma amálgama tão estreita de pensamento e linguagem que é difícil dizer se se trata de um fenômeno de pensamento, ou se se trata de um fenômeno de linguagem. Uma palavra sem significado é um som vazio; portanto, o significado é um critério da palavra e um seu componente indispensável (Vygotsky, s/d, p. 56)
A. Refere-se às propensões do sujeito. 
B. É o engajamento do sujeito em ato de pensamentos de natureza significativa.
C. Refere-se ao fato de que a linguagem e o pensamento sempre têm um tema.
I. Conhecimento prévio
II. Disposição
III. Autoridade

Alternativas:
  • a)
    AII – B I – C III
  • b)
    AII – B III – C I
    Alternativa assinalada
  • c)
    AI – BII – C III
  • d)
    AIII – BI – CII
  • e)
    AI – BIII – CII
4)
[...] podemos entender que o objetivo principal da aprendizagem do ato de ler na escola é desenvolver competências e habilidades para questionar e interagir com o texto. Hoje, não mais aceitamos a ideia de que o ato de ler seja apenas decodificar! (FERRONATO, R. F. Alfabetização e Letramento / Raquel Franco - Londrina: UNOPAR, 2014, p. 92)
Há estratégias de leituras que devem ser trabalhadas pelos professores, para que os alunos sejam estimulados à leitura, são elas:

Alternativas:
  • a)
    predicado; adivinhas; inferenciação; identificação das ideias.
  • b)
    predição; adivinhação; inferenciação; identificação das ideias.
    Alternativa assinalada
  • c)
    predição; adivinhação; interação; interpretação das ideias.
  • d)
    predição; adivinhas; inferenciação; interpretação das ideias.
  • e)
    predicado; adivinhas; interação; interpretação das ideias.
5)
"Um importante conceito é de que a leitura de um texto é feita pelo cérebro como um todo e não somente pelo reconhecimento do significado de cada grafema." (ASSENCIO – FERREIRA, V. J. O que todos professor precisa saber sobre neurologia- São José dos Campos: Pulso, 2005)
Quando a criança chega aos seis anos ela passa a ter um refinamento das relações entre pensamento e linguagem, assinale as alternativas corretas a respeito dessas relações.
I. A linguagem só serve como expressão de um pensamento pronto.
II. A palavra conscientizada é a transformação do pensamento em palavra.
III. A linguagem interior não antecede a linguagem exterior, nem mesmo a linguagem exterior antecede a linguagem interior.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Somente a alternativa I está correta
  • b)
    Somente a alternativa II está correta 
  • c)
    As alternativas I e II estão corretas
  • d)
    As alternativas I e III estão corretas
  • e)
    As alternativas II e III estão corretas
    Alternativa assinalada

Nenhum comentário:

Postar um comentário