1)
Seguindo os princípios colocados por Vitrúvio, um arquiteto romano, ainda no século I antes de Cristo: a essência da arquitetura é:
Alternativas:
- a)a estética
- b)a solidez, utilidade e beleza.
- c)a beleza da fachada
- d)A fachada exclusivamente.
2)
Sobre Comenius, pensador do século XVI, analise as afirmativas a seguir:
- I.defendeu a separação dos alunos em diversas salas de aula de acordo com a idade.
- II.foi o pensador que melhor representou a superação da escola tipo medieval para a escola moderna, na qual tudo deve ser ensinado para todos.
- III.Defendeu os modelos medievais de educação.
- São corretas:
Alternativas:
- a)apenas I
- b)apenas II
- c)I e II
- d)I, II e III
3)
O que regia as orientações sobre construções escolares do século XIX e do início do XX era a questão da:
Alternativas:
- a)estética
- b)beleza
- c)fachada
- d)higiene
4)
Tais construções eram determinadas, em parte, pelas limitações técnicas que exigiam que as paredes fossem largas e com janelas pequenas; além disso, utilizavam-se pedras, taipa de pilão ou adobe. Do ponto de vista do estilo, esses colégios/igrejas representavam os valores do barroco, no contexto da contrarreforma, que podem ser percebidos pelo exterior simples – com suas paredes nuas – e algum enfeite nas portas e janelas, que simbolizava os votos de pobreza; o que não impedia que o interior das igrejas fosse ricamente decorado.
- O fragmento acima diz respeito:
Alternativas:
- a)A preponderância da fachada nas preocupações arquitetônicas educacionais.
- b)A influência dos jesuítas na educação brasileira no período colonial.
- c)A ascensão das escolas modernas.
- d)Aos estilos arquitetônicos laicos brasileiros
5)
Com a Proclamação da República, a construção de escolas passou a simbolizar a nova ordem brasileira. Apesar de já alguns existirem edifícios escolares desde o Segundo Reinado, o Estado republicano tratou de construir edifícios escolares caracterizados pela _______________; muitos deles em frente a praças públicas.
- Qual a característica que o trecho faz menção:
Alternativas:
- a)estética modernista
- b)laicidade
- c)monumentalidade
- d)existência de pavilhões
Nenhum comentário:
Postar um comentário