segunda-feira, 6 de março de 2017

Av1 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar II

1)
Seguindo os princípios colocados por Vitrúvio, um arquiteto romano, ainda no século I antes de Cristo: a essência da arquitetura é:

Alternativas:
  • a)
    a estética
  • b)
    a solidez, utilidade e beleza.
  • c)
    a beleza da fachada
  • d)
    A fachada exclusivamente.
2)
Sobre Comenius, pensador do século XVI, analise as afirmativas a seguir:
  • I.defendeu a separação dos alunos em diversas salas de aula de acordo com a idade.
  • II.foi o pensador que melhor representou a superação da escola tipo medieval para a escola moderna, na qual tudo deve ser ensinado para todos.
  • III.Defendeu os modelos medievais de educação.
  • São corretas:

Alternativas:
  • a)
    apenas I
  • b)
    apenas II
  • c)
    I e II
  • d)
    I, II e III
3)
O que regia as orientações sobre construções escolares do século XIX e do início do XX era a questão da:

Alternativas:
  • a)
    estética
  • b)
    beleza
  • c)
    fachada
  • d)
    higiene
4)
Tais construções eram determinadas, em parte, pelas limitações técnicas que exigiam que as paredes fossem largas e com janelas pequenas; além disso, utilizavam-se pedras, taipa de pilão ou adobe. Do ponto de vista do estilo, esses colégios/igrejas representavam os valores do barroco, no contexto da contrarreforma, que podem ser percebidos pelo exterior simples – com suas paredes nuas – e algum enfeite nas portas e janelas, que simbolizava os votos de pobreza; o que não impedia que o interior das igrejas fosse ricamente decorado.
  • O fragmento acima diz respeito:

Alternativas:
  • a)
    A preponderância da fachada nas preocupações arquitetônicas educacionais.
  • b)
    A influência dos jesuítas na educação brasileira no período colonial.
  • c)
    A ascensão das escolas modernas.
  • d)
    Aos estilos arquitetônicos laicos brasileiros
5)
Com a Proclamação da República, a construção de escolas passou a simbolizar a nova ordem brasileira. Apesar de já alguns existirem edifícios escolares desde o Segundo Reinado, o Estado republicano tratou de construir edifícios escolares caracterizados pela _______________; muitos deles em frente a praças públicas.
  • Qual a característica que o trecho faz menção:

Alternativas:
  • a)
    estética modernista
  • b)
    laicidade
  • c)
    monumentalidade
  • d)
    existência de pavilhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário