1)
Estilo arquitetônico que estava estreitamente vinculado ao governo Vargas, podemos compreender a sua adoção na construção dos edifícios escolares na década de 30 e parte dos anos 40 no Brasil. Estamos nos referindo aos estilos:
Alternativas:
- a)Neoclássico;
- b)Novocolonialismo;
- c)Art Deco;
- d)Todas as alternativas estão corretas.
2)
Paralelamente ao desenvolvimento da arquitetura moderna no Brasil, outra tendência disputava o espaço da representação do que deveria ser a arquitetura nacional. O estilo neocolonial era visto pelos seus defensores como sendo a afirmação de nossas origens, mas não um saudosismo vazio. Por isso, muitas escolas de concepção neocolonial possuem os espaços previstos pelos princípios da:
Alternativas:
- a)Escola Marxista;
- b)Escola Nova;
- c)Escola Ultrareformista;
- d)Escola Progressita;
3)
Com a abertura política do final dos anos 80, novos tempos poderiam começar para a educação. No que se refere à legislação, tivemos a aprovação da nova LDB. No campo da alfabetização, tivemos a progressiva, mas insatisfatória, implantação do construtivismo. Na arquitetura escolar, algumas iniciativas do governo federal e de alguns governos estaduais primaram pela construção de grandiosas escolas, enquanto a maioria dos estabelecimentos escolares continua à míngua. Foi o caso, por exemplo, dos:
Alternativas:
- a)Regentes, em São Paulo;
- b)Cieps, em São Paulo;
- c)Regentes, no Rio de Janeiro;
- d)Cieps, no Rio de Janeiro.
4)
Com a massificação da educação, que não foi acompanhada pela melhora na qualidade do ensino, os edifícios escolares tiveram sua arquitetura cada vez mais empobrecida. Soluções pré-fabricadas, modelos projetados para terem o menor custo possível, foram sendo implantados. Durante os governos militares, o destaque foram os colégios polivalentes. Construídos para fornecerem paralelamente formação humana e técnica, possuíam um estilo arquitetônico definido na própria proposta governamental, resultante dos (as):
Alternativas:
- a)Acordos Mec- Usaid;
- b)Acordos Mac Donalds;
- c)Tratados Use day;
- d)Todas as alternativas corretas;
5)Ao discutir a realidade física das escolas estaduais brasileiras no país, podemos apontar que:
Alternativas:
- a)Grande parte das escolas públicas no Brasil não tem biblioteca.
- b)Muitas escolas apresentam apenas a estrutura mais primitiva em termos de arquitetura.
- c)Muitas escolas tem problemas em relação a acessibilidade e inclusão.
- d)Todas as alternativas estão corretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário