segunda-feira, 6 de março de 2017

Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar II

1)
Estilo arquitetônico que estava estreitamente vinculado ao governo Vargas, podemos compreender a sua adoção na construção dos edifícios escolares na década de 30 e parte dos anos 40 no Brasil. Estamos nos referindo aos estilos:

Alternativas:
  • a)
    Neoclássico;
  • b)
    Novocolonialismo;
  • c)
    Art Deco;
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
2)
Paralelamente ao desenvolvimento da arquitetura moderna no Brasil, outra tendência disputava o espaço da representação do que deveria ser a arquitetura nacional. O estilo neocolonial era visto pelos seus defensores como sendo a afirmação de nossas origens, mas não um saudosismo vazio. Por isso, muitas escolas de concepção neocolonial possuem os espaços previstos pelos princípios da: 

Alternativas:
  • a)
    Escola Marxista;
  • b)
    Escola Nova;
  • c)
    Escola Ultrareformista;
  • d)
    Escola Progressita;
3)
Com a abertura política do final dos anos 80, novos tempos poderiam começar para a educação. No que se refere à legislação, tivemos a aprovação da nova LDB. No campo da alfabetização, tivemos a progressiva, mas insatisfatória, implantação do construtivismo. Na arquitetura escolar, algumas iniciativas do governo federal e de alguns governos estaduais primaram pela construção de grandiosas escolas, enquanto a maioria dos estabelecimentos escolares continua à míngua. Foi o caso, por exemplo, dos:

Alternativas:
  • a)
    Regentes, em São Paulo;
  • b)
    Cieps, em São Paulo;
  • c)
    Regentes, no Rio de Janeiro;
  • d)
    Cieps, no Rio de Janeiro.
4)
Com a massificação da educação, que não foi acompanhada pela melhora na qualidade do ensino, os edifícios escolares tiveram sua arquitetura cada vez mais empobrecida. Soluções pré-fabricadas, modelos projetados para terem o menor custo possível, foram sendo implantados. Durante os governos militares, o destaque foram os colégios polivalentes. Construídos para fornecerem paralelamente formação humana e técnica, possuíam um estilo arquitetônico definido na própria proposta governamental, resultante dos (as):

Alternativas:
  • a)
    Acordos Mec- Usaid;
  • b)
    Acordos Mac Donalds;
  • c)
    Tratados Use day;
  • d)
    Todas as alternativas corretas;
5)Ao discutir a realidade física das escolas estaduais brasileiras no país, podemos apontar que:

Alternativas:
  • a)
    Grande parte das escolas públicas no Brasil não tem biblioteca. 
  • b)
    Muitas escolas apresentam apenas a estrutura mais primitiva em termos de arquitetura. 
  • c)
    Muitas escolas tem problemas em relação a acessibilidade e inclusão.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário