segunda-feira, 6 de março de 2017

Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

1)
Ao tratarmos sobre Prática Pedagógica Interdisciplinar destacamos que torna-se importante para a formação dos sujeitos, conhecimentos que favoreçam, entre outras, sua participação política. A socialização política pode ser entendida como conjunto de experiências e interações vivenciadas que, com o tempo podem ser traduzidas em expectativas. Alguns autores comentam que a efetivação das diferentes práticas quando desenvolvidas de maneira reflexiva, contribuem para a Formação do Profissional Reflexivo. Ainda sobre a formação e atitude do Profissional Reflexivo é CORRETO, inferir que:

Alternativas:
  • a)
    A socialização não consegue selecionar atitudes e experiências, ligadas à determinado padrão de comportamento social,
  • b)
    Toda ação é única, mesmo quando provocada por situações semelhantes,
  • c)
    A formação do professor deve encontrar equilíbrio que limite o aprendizado pessoal, o profissional e o social,
  • d)
    Todas as alternativas apresentam dados Corretos,
2)
A revolução científica e tecnológica, permite que as pessoas estejam em outros lugares virtualmente, sem mesmo nunca ter estado lá pessoalmente. Paralelo a isso, os meios de comunicação de massa desempenham um papel primordial diante da socialização política. Além da informação sobre acontecimentos imediatos, utilizando-se de técnicas emocionais; incentivam tanto a formação de ideias como a formação de crenças ligadas à política. Incentivam tanto a partilha de sentimentos coletivos de indignação, quanto um novo modelo de participação cidadã. Sendo assim, de acordo com a Web Aula – Unidade I, no contexto escolar, a ação docente deve valorizar três saberes que se complementam de maneira sequencial:

Alternativas:
  • a)
    O saber dinâmico-alienante, o saber ideológico e o saber acumulado pela sociedade,
  • b)
    O saber crítico, o saber defasado que induz ao estudo e o conjunto de saberes indicado pelos primeiros filósofos,
  • c)
    O saber da experiência socialmente acumulada, o saber científico adquirido e o saber pedagógico,
  • d)
    O saber político alienante que consolida a democracia, o saber do discurso que complementa a linguagem pragmática,
3)
O professor que procura entender qual público atende, quem a escola acolhe, provavelmente percebe a escola em seu entorno social. Entender como se compõe a comunidade que a escola atende, deixa o trabalho do professor mais fácil. Ele passa a entender as atitudes, reações e participação de cada aluno, no contexto coletivo da escola e da sala de aula, na maneira de estudar e nas brincadeiras no pátio. A compreensão do professor sobre a realidade atendida, amplia sua visão no que se refere a própria organização do trabalho teórico e prático a ser desenvolvido. Possibilita inclusive, planejamento de um trabalho Interdisciplinar. Possibilita problematização de resultados. Na escola, paralelo aos conteúdos, planejamento e avaliação dos resultados também é indicada a necessidade de um comportamento adequado de todos os alunos, tais regras ganham visibilidade Legal no:

Alternativas:
  • a)
    Registro de Práticas Pedagógicas referentes ao contexto histórico anterior aos anos de Ditadura Militar
  • b)
    Histórico Escolar do aluno, que trata sobre avaliação comportamental,
  • c)
    Deliberação do Conselho Estadual de Educação,
  • d)
    Regulamento Interno da Escola,
4)
A educação é uma atividade social, não é uma mera transmissão de conhecimentos. A educação abrange vários modos de formação do ser humano tais como: o trabalho, as manifestações culturais, o aprendizado nas instituições escolares, entre outros. A educação, se integra, se complementa e se consolida durante todo o período de formação do sujeito, envolvendo desde a formação familiar, escolar e outros espaços. Ainda sobre a educação escolar consta na LDB n. 9394/96 que:

Alternativas:
  • a)
    A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na família, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos ligados à sociedade civil e nas manifestações culturais,
  • b)
    A educação deve formar apenas para o trabalho, complementando a educação indicada pela família,
  • c)
    A educação necessita qualificar para o trabalho; como maneira de fomentar a competitividade social,
  • d)
    A educação prioriza princípios voltados à integração social no que concerne a valorização da submissão e da "minoridade" política.
5)
Atualmente para desenvolver o exercício da profissão, a formação docente inclui prática de ensino (Estágio Obrigatório) de, no mínimo trezentas horas. Valoriza também o aproveitamento de formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades. A formação também privilegia:

Alternativas:
  • a)
    Fragmentação de conteúdos seguindo diferentes áreas do conhecimento,
  • b)
    Associação entre teoria e prática, incentivando o trabalho de pesquisa e investigação científica e pensamento reflexivo,
  • c)
    Valorização do setor profissional seguindo apenas a Base Comum Nacional prescrita na Proposta Curricular do Curso.
  • d)
    A questão indica mais de uma alternativa Correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartão Natal