1)
O trabalho de pesquisa se justifica pelo potencial de mudança que propicia, tornando-se indispensável para a formação do pesquisador. E o pesquisador por sua vez deve evitar
Alternativas:
- a)Desenvolver a humildade suficiente para tentar, para expor-se, errar, recomeçar, modificar, experimentar;
- b)Observar além de tornar-se multiplicador do conhecimento;
- c)Instigar os demais a questionarem novas situações.Trabalhar suas relações e dimensões de valores éticos em vários contextos
- d)Trabalhar individualmente a fim de não ser influenciado por hipóteses diferentes da sua.
2)
O exercício da integração entre a Teoria e a Prática, propicia maior segurança diante da efetivação trabalho do professor pesquisador. No contexto da pesquisa no ambiente da escola podemos afirmar que:
I - Ao falar sobre um episódio, cada pessoa que participou da ação reflete de forma diferenciada ou tem algo de diferente a destacar sobre um mesmo objeto, contudo basta ouvir o mais afetado dos envolvidos no problema.
II - As formas de tratar sobre um episódio podem caminhar da Especulação à Sabedoria, depende do exercício de Reflexão realizada sobre a Ação.
III - No contexto da ação-reflexão-ação, várias possibilidades podem contribuir para se chegar a uma hipótese, a uma das possíveis respostas para a situação.
IV – O profissional da educação não deve ser reflexivo e sim racional, limitando-se às teorias aprendidas na academia.
Alternativas:
- a)Estão corretas as alternativas I e II.
- b)Estão corretas somente as alternativas II e III.
- c)Estão corretas as alternativas II, III e IV
- d)Estão corretas as alternativas III e IV
3)
Coloque F para Falso e V para Verdadeiro:
( ) A qualidade da pesquisa, se torna transparente quando seus dados são apresentados sob forma de análise. Sua abrangência, clareia o tema, na medida em que se lança luz sobre aquilo que estava oculto.
( ) A principal relevância da pesquisa está no mérito e reconhecimento do professor como pesquisador.
( )O Trabalho de Pesquisa deve ser individual, pois facilita a observação sobre como cada pessoa apresenta uma forma diferente de lidar com as situações, de observar e criticar diferentes contextos.
( )É importante destacar que mesmo aqueles colegas de trabalho que pensam muito diferente de nós, também contribuem com suas críticas, também deve ser respeitados em sua individualidade.
Alternativas:
- a)V, V, F, V
- b)V, F, V, V
- c)V, F, F, V
- d)F, F, V, V
4)
A escola reflexiva pode ser entendida como uma instituição que continuamente pensa sobre si própria, pensa sua missão social e sua organização. Sobre isso assinale a resposta incorreta:
Alternativas:
- a)A escola se confronta com o desenrolar de suas atividades seguindo um processo avaliativo e formativo na qual seus profissionais se tornam os atores principais.
- b)Após uma avaliação, ou seja uma reflexão sobre a própria prática, ao ser detectado pelos profissionais da escola a necessidade de realizar uma capacitação docente, deve ser apontado pelo pedagogo somente aquele que deve realizá-la.
- c)Buscar capacitação significa olhar-se para si mesmo, analisar e aceitar suas dificuldades e criar soluções para executar com responsabilidade as ações definidas através de diálogo, reflexão, iniciativa, participação e experimentação.
- d)A mudança do clima escolar se concretiza quando todos a entendem e a assumem como um organismo vivo, dinâmico, capaz de atuar em situação de conflito.
5)
Ambientes formativos favorecem o cultivo de atitudes saudáveis e o desabrochar das capacidades de cada um com vistas ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade, conviver e intervir em interação com os outros cidadãos. Sobre os desafios que perpassam pela formação do professor, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas:
- a)Trabalhar o sentido e as finalidades da escola como uma missão do professor, personificando um modelo de excelência.
- b)Trabalhar a pessoa do professor e sua relação com o outro sem pretender assumir o papel de terapeuta.
- c)Trabalhar os não ditos e as contradições da profissão e da escola sem decepcionar seus atores.
- d)Ajudar a construir competências e exercer a mobilização dos saberes. Combater as resistências à mudança e à formação sem desprezá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário