segunda-feira, 6 de março de 2017

Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

1)
O trabalho de pesquisa se justifica pelo potencial de mudança que propicia, tornando-se indispensável para a formação do pesquisador. E o pesquisador por sua vez deve evitar

Alternativas:
  • a)
    Desenvolver a humildade suficiente para tentar, para expor-se, errar, recomeçar, modificar, experimentar;
  • b)
    Observar além de tornar-se multiplicador do conhecimento;
  • c)
    Instigar os demais a questionarem novas situações.Trabalhar suas relações e dimensões de valores éticos em vários contextos
  • d)
    Trabalhar individualmente a fim de não ser influenciado por hipóteses diferentes da sua.
2)
O exercício da integração entre a Teoria e a Prática, propicia maior segurança diante da efetivação trabalho do professor pesquisador. No contexto da pesquisa no ambiente da escola podemos afirmar que:
I - Ao falar sobre um episódio, cada pessoa que participou da ação reflete de forma diferenciada ou tem algo de diferente a destacar sobre um mesmo objeto, contudo basta ouvir o mais afetado dos envolvidos no problema.
II - As formas de tratar sobre um episódio podem caminhar da Especulação à Sabedoria, depende do exercício de Reflexão realizada sobre a Ação.
III - No contexto da ação-reflexão-ação, várias possibilidades podem contribuir para se chegar a uma hipótese, a uma das possíveis respostas para a situação.
IV – O profissional da educação não deve ser reflexivo e sim racional, limitando-se às teorias aprendidas na academia. 

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas somente as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas II, III e IV
  • d)
    Estão corretas as alternativas III e IV
3)
Coloque F para Falso e V para Verdadeiro:
( ) A qualidade da pesquisa, se torna transparente quando seus dados são apresentados sob forma de análise. Sua abrangência, clareia o tema, na medida em que se lança luz sobre aquilo que estava oculto.
( ) A principal relevância da pesquisa está no mérito e reconhecimento do professor como pesquisador.
( )O Trabalho de Pesquisa deve ser individual, pois facilita a observação sobre como cada pessoa apresenta uma forma diferente de lidar com as situações, de observar e criticar diferentes contextos.
( )É importante destacar que mesmo aqueles colegas de trabalho que pensam muito diferente de nós, também contribuem com suas críticas, também deve ser respeitados em sua individualidade.

Alternativas:
  • a)
    V, V, F, V
  • b)
    V, F, V, V
  • c)
    V, F, F, V
  • d)
    F, F, V, V
4)
A escola reflexiva pode ser entendida como uma instituição que continuamente pensa sobre si própria, pensa sua missão social e sua organização. Sobre isso assinale a resposta incorreta:

Alternativas:
  • a)
    A escola se confronta com o desenrolar de suas atividades seguindo um processo avaliativo e formativo na qual seus profissionais se tornam os atores principais.
  • b)
    Após uma avaliação, ou seja uma reflexão sobre a própria prática, ao ser detectado pelos profissionais da escola a necessidade de realizar uma capacitação docente, deve ser apontado pelo pedagogo somente aquele que deve realizá-la.
  • c)
    Buscar capacitação significa olhar-se para si mesmo, analisar e aceitar suas dificuldades e criar soluções para executar com responsabilidade as ações definidas através de diálogo, reflexão, iniciativa, participação e experimentação.
  • d)
    A mudança do clima escolar se concretiza quando todos a entendem e a assumem como um organismo vivo, dinâmico, capaz de atuar em situação de conflito.
5)
Ambientes formativos favorecem o cultivo de atitudes saudáveis e o desabrochar das capacidades de cada um com vistas ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade, conviver e intervir em interação com os outros cidadãos. Sobre os desafios que perpassam pela formação do professor, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas:
  • a)
    Trabalhar o sentido e as finalidades da escola como uma missão do professor, personificando um modelo de excelência.
  • b)
    Trabalhar a pessoa do professor e sua relação com o outro sem pretender assumir o papel de terapeuta.
  • c)
    Trabalhar os não ditos e as contradições da profissão e da escola sem decepcionar seus atores.
  • d)
    Ajudar a construir competências e exercer a mobilização dos saberes. Combater as resistências à mudança e à formação sem desprezá-las.

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