segunda-feira, 6 de março de 2017

Av2 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica

1)
A educação, direito estabelecido na Lei, sendo responsabilidade do Estado e deve ser garantida pela administração do governo a todos e todas igualmente. A legislação educacional visa a assegurar esse direito aos cidadãos (ãs), sendo necessária a organização de um sistema educacional. Esse, por sua vez, precisa refletir uma atividade sistematizada e intencional a fim de realizar determinadas atividades para o alcance de fins propostos. Sobre o sistema educacional brasileiro no contexto atual é incorreto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Segundo Saviani, deveria consistir em uma atividade planejada, ordenada e articulada de vários outros elementos, com objetivos educacionais determinados para o atendimento ao direito constitucional à educação.
  • b)
    Tem como finalidade formar o cidadão (ã) brasileira (a) para o desenvolvimento pleno e exercício da cidadania, bem como para oferecer a qualificação para o trabalho, conforme apregoa a LDB 9394/96.
  • c)
    O que confere a sistematização à educação escolar são as leis, decretos e outros dispositivos que a normatizam. Por isso, pode-se dizer que a educação ofertada pelas escolas é do tipo formal, isto é formalizada juridicamente e controlada pelo Estado.
  • d)
    É articulado a outros elementos e sistemas. Possui uma atividade planejada, ordenada, bem estruturada que atende com satisfação às necessidades da população brasileira, promovendo um ensino de qualidade e boa formação a todos os cidadãos (ãs).
2)
O sistema educacional brasileiro é bastante amplo e complexo. Sua articulação entre todas as esferas é um desafio a ser vencido pelas políticas educacionais e pelos educadores nas próximas décadas. O sistema educacional brasileiro é formado pelos sistemas:
I - Federal, sendo que compete à União autorizar, credenciar, supervisionar, avaliar e legislar sobre os cursos das instituições de ensino superior e os estabelecimentos que fazem parte de seu sistema de ensino, independente da mantenedora ser pública ou privada.
II – Estadual que inclui também o Distrito Federal, a que cabe organizar, manter, desenvolver órgãos de ensino, autorizar, reconhecer, credenciar, acompanhar, avaliar os cursos de ensino superior federais e os estabelecimentos do sistema federal no seu estado, repassando à união a competência de acompanhamento das escolas de nível médio (profissionais ou não) e as escolas de Ensino Fundamental (anos finais), independente das modalidades e da mantenedora  ser públicas ou privada.
III – Municipal, a quem compete organizar, manter, desenvolver, supervisionar os órgãos e instituições oficiais de seus sistemas de ensino. Cabe aos Municípios também o poder de baixar normas complementares, autorizar e supervisionar os estabelecimentos dos seus sistemas de ensino que são, preferencialmente, as escolas de Educação Infantil e de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, independente das modalidades e da mantenedora ser pública ou privada.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
3)
As políticas públicas e os discursos produzidos vêm, paulatinamente, seguindo em direção a uma maior abertura e extensão da escolarização às camadas desprivilegiadas da população. Busca-se um ensino extensivo a todos. Para isso, são criadas a leis, sendo que são as leis, decretos e outros dispositivos que normatizam a educação escolar. Sobre a legislação é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Lei é a regra social obrigatória, geral e permanente, emanada da autoridade pública, sancionada e promulgada pela autoridade competente do Estado e publicada em jornal oficial. Na educação, a lei que a rege é a LDB 9393/96, que organiza todo o sistema escolar brasileiro.
  • b)
    Medida provisória é a opinião fundamentada, emitida por especialista ou por uma comissão acerca de determinado assunto, mostrando as razões justas ou injustas que possam determinar sua realização ou não. Pode ser considerado como um voto dado a favor ou contra o mesmo assunto e serve de base para a tomada de decisão. Quem emite? O Conselho Nacional de Educação em âmbito federal.
  • c)
    Decreto é a suprema Lei de um país, também chamada de "Carta Magna", "Lei Maior", "Lei Suprema". Fixa as normas de governo, discrimina os direitos e os deveres, distribui as competências, limita a ação da autoridade e assegura ao povo o ambiente de ordem, indispensável ao processo e à paz na sociedade.
  • d)
    Parecer é o ato baixado pelo Chefe do Poder Executivo, com força obrigatória, destinado a promover ou assegurar a ordem política, social, jurídica ou administrativa, ou ainda proclamar direitos ou estabelecer uma Lei. Normalmente, tem por objetivos: estabelecer medidas para o cumprimento da lei; providenciar sobre a matéria de ordem funcional; resolver problemas de administração, organizar, extinguir ou modificar serviços públicos na esfera do Poder Executivo. A Educação Básica brasileira é organizada por uma lei baixada nesses termos.
4)
A atual Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação nacional passou por um lento e penoso processo de elaboração que teve início em dezembro 1988 e foi promulgada em dezembro de 1996. Reestruturou a educação escolar. Assim, apresentou diferenças com relação às LDB anteriores, sendo que
I – LDB 4024/61 - a educação escolar compreendia: Ensino Primário com 4 anos, Ciclo Ginasial do Ensino Médio com 4 anos, Ciclo Colegial do Ensino Médio com 3 variável. Havia o Ensino Superior, porém não organizado por essa lei. A passagem do Primário para o Ginasial era feita por meio de uma prova chamada de Exame de Admissão.
II - LDB 5692/71 - essa lei juntou o ensino primário e o ciclo ginasial em um só, formando o Ensino de Primeiro Grau com 8 anos. Instituiu o Ensino de Segundo Grau profissionalizante com 3 a 4 anos variáveis. Havia o Ensino Superior, porém organizado por lei própria.
III – LDB 9394/96 – instituiu a Educação Básica que compreende: Educação Infantil com tempo variável, mas atendendo a criança até 5 anos de idade; Ensino Fundamental com 9 anos e Ensino Médio com 3 anos. Contemplou modalidades para atender ao público diverso. Também, pela primeira vez, tratou juntamente o Ensino Superior.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
5)
Segundo a LDB 9394/96 a Educação básica visa a desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Pode ser oferecida no ensino regular e nas modalidades de Educação de jovens e adultos, Educação especial e Educação profissional.

Alternativas:
  • a)
    A educação infantil deve ser ofertada em creches, para crianças de zero a três anos de idade e em pré-escolas, para crianças de quatro a cinco anos. Não constitui uma etapa da educação básica. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até quatorze anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
  • b)
    O ensino fundamental é uma etapa da Educação Básica. Tem duração de nove anos e visa a formação básica do cidadão. É obrigatório e gratuito na escola pública a partir dos seis anos de idade e estendida a todos os cidadãos, inclusive aos que não tiveram acesso na idade regular, por meio da Educação de Jovens e Adultos que tem a mesma validade. 
  • c)
    O Ensino Médio é a etapa intermediária da Educação Básica. Possui duração mínima de quatro anos, sendo profissionalizante e de extensiva universalização. É ofertado de forma gratuita pelo estado e pressupõe matrícula obrigatória, sendo da responsabilidade dos pais enviar o filho à escola.
  • d)
    A Educação Superior é a etapa final da educação básica e tem como finalidades estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo. Deve incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica em campos dos saberes específicos da formação desejada, numa perspectiva que vise o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da criação e difusão da cultura, com vistas a desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartão Natal