1)
Sobre os Paradigmas em Educação, é incorreto afirmar que:
Alternativas:
- a)Implicam no processo de formação dos professores.
- b)Não interferem nas formas de desenvolver os conteúdos em sala de aula, porque é uma discussão que está presente apenas no meio universitário.Alternativa assinalada
- c)São modelos adotados por grupos sociais em um determinado contexto.
- d)Interferem nas crenças e valores das pessoas que atuam na educação.
- e)Refletem as escolhas quanto a forma de trabalhar os conteúdos em sala de aula.
2)
Assinale a resposta incorreta, ou seja, aquela que NÃO expressa a característica do Paradigma indicado:
Alternativas:
- a)Paradigma Normalizador: Saberes rigorosamente classificados em disciplinas.
- b)Paradigma Academicista: O conhecimento fornecido através do professor especialista em uma área ou disciplina é reproduzido pelo aluno sem alterações, através dos diferentes recursos que o utiliza.
- c)Pradigma do Escolanovismo: Se apoia fundamentalmente nas correntes do movimento racionalista: Kant; Hegel e as chamadas correntes espiritualistas.
- d)Paradigma Tecnológico: A tecnologia instrucional permite a transferência de informações básicas para a ação, para que aconteça a ação educativa.
- e)Paradigma Academicista: A tecnologia instrucional permite a transferência de informações básicas para a ação, para que aconteça a ação educativa.Alternativa assinalada
3)
Assinale a alternativa que NÂO corresponde ao Paradigma Conservador:
Alternativas:
- a)Embasado na reprodução e na repetição de ações.
- b)Valoriza a razão e o intelecto.
- c)Possibilitou a fragmentação da visão de mundo.
- d)Considera a individualidade de cada aluno.Alternativa assinalada
- e)A reprodução do conhecimento é uma das suas características.
4)
No que se refere à avaliação, assinale a alternativa que corresponde ao Paradigma Escolanovista:
Alternativas:
- a)Relaciona-se à observação direta e as análises de trabalhos de alunos (sobretudo trabalhos em grupos).Alternativa assinalada
- b)Exige respostas prontas e exatas.
- c)Centrado no produto final.
- d)Os alunos devem expressar na prova os conteúdos memorizados.
- e)Não avalia porque cabe ao aluno determinar o que quer aprender.
5)
Assinale a alternativa que expressa como se dá a relação professor-aluno no Paradigma Tecnológico:
Alternativas:
- a)O papel do aluno consiste em executar as atividades de rotina rigorosamente planejadas. O papel do professor consiste na exposição e no direcionamento das atividades de classe e a manutenção da ordem. Os conhecimentos e interesses dos alunos são protagonistas.
- b)O papel do professor não é diretivo, pois coordena a dinâmica geral da classe como líder social e afetivo.
- c)O papel do aluno consiste na realização sistemática das atividades programada. O papel do professor consiste na exposição e direcionamento das atividades de classe. Não se leva em conta os interesses dos alunos.Alternativa assinalada
- d)O professor é o mediador do processo, interferindo para que aos alunos compreenda os conteúdos e utilize-os para interferência na sociedade em que se inserem. O aluno é assim ativo no processo de aprender.
- e)O professor não é diretivo e atua para ajudar o aluno a atingir o próprio objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário