domingo, 28 de maio de 2017

Av 1 - Paradigma da Complexidade e a Aprendizagem Colaborativa

1)
Sobre os Paradigmas em Educação, é incorreto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Implicam no processo de formação dos professores.
  • b)
    Não interferem nas formas de desenvolver os conteúdos em sala de aula, porque é uma discussão que está presente apenas no meio universitário.
    Alternativa assinalada
  • c)
    São modelos adotados por grupos sociais em um determinado contexto.
  • d)
    Interferem nas crenças e valores das pessoas que atuam na educação.
  • e)
    Refletem as escolhas quanto a forma de trabalhar os conteúdos em sala de aula.
2)
Assinale a resposta incorreta, ou seja, aquela que NÃO expressa a característica do Paradigma indicado:

Alternativas:
  • a)
    Paradigma Normalizador: Saberes rigorosamente classificados em disciplinas.
  • b)
    Paradigma Academicista: O conhecimento fornecido através do professor especialista em uma área ou disciplina é reproduzido pelo aluno sem alterações, através dos diferentes recursos que o utiliza.
  • c)
    Pradigma do Escolanovismo: Se apoia fundamentalmente nas correntes do movimento racionalista: Kant; Hegel e as chamadas correntes espiritualistas.
  • d)
    Paradigma Tecnológico: A tecnologia instrucional permite a transferência de informações básicas para a ação, para que aconteça a ação educativa.
  • e)
    Paradigma Academicista: A tecnologia instrucional permite a transferência de informações básicas para a ação, para que aconteça a ação educativa.
    Alternativa assinalada
3)
Assinale a alternativa que NÂO corresponde ao Paradigma Conservador:

Alternativas:
  • a)
    Embasado na reprodução e na repetição de ações.
  • b)
    Valoriza a razão e o intelecto.
  • c)
    Possibilitou a fragmentação da visão de mundo.
  • d)
    Considera a individualidade de cada aluno.
    Alternativa assinalada
  • e)
    A reprodução do conhecimento é uma das suas características.
4)
No que se refere à avaliação, assinale a alternativa que corresponde ao Paradigma Escolanovista:

Alternativas:
  • a)
    Relaciona-se à observação direta e as análises de trabalhos de alunos (sobretudo trabalhos em grupos).
    Alternativa assinalada
  • b)
    Exige respostas prontas e exatas.
  • c)
    Centrado no produto final.
  • d)
    Os alunos devem expressar na prova os conteúdos memorizados.
  • e)
    Não avalia porque cabe ao aluno determinar o que quer aprender.
5)
Assinale a alternativa que expressa como se dá a relação professor-aluno no Paradigma Tecnológico:

Alternativas:
  • a)
    O papel do aluno consiste em executar as atividades de rotina rigorosamente planejadas. O papel do professor consiste na exposição e no direcionamento das atividades de classe e a manutenção da ordem. Os conhecimentos e interesses dos alunos são protagonistas.
  • b)
    O papel do professor não é diretivo, pois coordena a dinâmica geral da classe como líder social e afetivo.
  • c)
    O papel do aluno consiste na realização sistemática das atividades programada. O papel do professor consiste na exposição e direcionamento das atividades de classe. Não se leva em conta os interesses dos alunos. 
    Alternativa assinalada
  • d)
    O professor é o mediador do processo, interferindo para que aos alunos compreenda os conteúdos e utilize-os para interferência na sociedade em que se inserem. O aluno é assim ativo no processo de aprender.
  • e)
    O professor não é diretivo e atua para ajudar o aluno a atingir o próprio objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário