Av 2 - Paradigma da Complexidade e a Aprendizagem Colaborativa

1)
Sobre o Paradigma da Complexidade, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Embasa-se na reprodução e na repetição de ações dentro de uma visão mecanicista do universo, na qual toda a ênfase do processo de ensino-aprendizagem recai nos valores materiais da vida, no desenvolvimento de habilidades e produtos.
  • b)
    O aluno é visto como tabula rasa, a escola desconsidera o seu conhecimento empírico. É uma aluno acostumado a obedecer, não exerce o direito de pensar e não se percebe como agente de mudanças.
  • c)
    Possibilita reconstruir a ação docente, com foco na aprendizagem significativa, combatendo a educação baseada na mera transmissão de saberes, levando o aluno a questionar a realidade em que vive e combatendo a fragmentação em todas as esferas da vida.
    Alternativa assinalada
  • d)
    É classificado como conservador e ainda exerce forte influência na educação brasileira.
  • e)
    A proposta de ensino é enciclopédica e humanista, com base na transmissão da cultura geral e no conhecimento historicamente acumulado, possibilitando o preparo intelectual do aluno para viver em sociedade. Nessa perspectiva, os conteúdos apresentam um fim em si mesmo.
2)
O Paradigma da Complexidade pode ser chamado também de:

Alternativas:
  • a)
    Escolanovista e Tecnológico.
  • b)
    Emergente e Inovador.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Escolanovista e Emergente.
  • d)
    Conservador e Inovador.
  • e)
    Tecnológico e Emergente.
3)
Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a uma maneira de efetivar o processo ensino/aprendizagem com base no Paradigma da Complexidade?

Alternativas:
  • a)
    Investir na pesquisa e construção de textos pelos alunos.
  • b)
    Trabalhar no âmbito coletivo com responsabilidades definidas.
  • c)
    Proporcionar atividades diferenciadas e desafiadoras, que estimulem a criticidade, colaboração, imaginação e criatividade.
  • d)
    Inserir o professor no centro do processo como aquele que tem como função trasnmitir o conhecimento.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Buscar resultados consensuais e discussões coletivas
4)
Segundo Saviani (2003, p. 103):
"A Pedagogia Crítica implica a clareza dos determinantes sociais da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação e, consequentemente, como é preciso se posicionar diante dessas contradições e desenreda a educação das visões ambíguas, para perceber claramente qual é a direção que cabe imprimir à questão educacional."
A partir do anunciado pelo autor, assinale a alternativa que atende à sua visão:

Alternativas:
  • a)
    A reprodução do conhecimento e o mecanicismo são duas de suas características principais.
  • b)
    O professor deve ser, essencialmente, um difusor da cultura da classe dominante.
  • c)
    De acordo com o autor, este tipo de educação tem função disciplinadora, ou seja, promover uma nova ordem social e classificar os indivíduos de acordo com suas habilidades inatas.
  • d)
    Essa pedagogia valoriza a experiência do aluno, favorecendo que ele confronte seus saberes com os saberes científicos, construindo novos saberes.
    Alternativa assinalada
  • e)
    A valorização do biológico sobre o social são os pressupostos dessa pedagogia.
5)
Assinale a alternativa cuja característica NÃO corresponde à Aprendizagem Colaborativa:

Alternativas:
  • a)
    Cada sujeito precisa se responsabilizar pelo próprio aprendizado, porque todos têm as mesmas oportunidades.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Demanda que haja esforços de cada aluno/sujeito para que os demais alcancem a meta prevista.
  • c)
    Cada sujeito assume a aprendizagem dos demais sujeitos do grupo, pois devem aprender juntos para depois atuarem individualmente.
  • d)
    Para um bom desempenho do grupo colaborativo, é necessário que os alunos/sujeitos aprendam determinadas habilidades sociais.
  • e)
    É importante que o grupo reflita sobre seu próprio funcionamento e determine quais ações individuais são úteis e convenientes para todos.