sábado, 30 de setembro de 2017

Av1 - PED - Lic - Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

1)
Em uma das etapas do processo seletivo, o selecionador pode utilizar _______________, onde as situações são estruturadas para acontecer em grupo. As pessoas participam desempenhando um papel, cumprindo uma tarefa, relacionando-se com outros candidatos, discutindo e debatendo, sempre com propósitos já estabelecidos pelo selecionador. O objetivo é identificar comportamentos que preencham os requisitos para a escolha do candidato.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas:
  • a)
    provas técnicas.
  • b)
    testes psicológicos.
  • c)
    testes práticos.
  • d)
    entrevistas.
  • e)
    dinâmicas de grupo.
    Alternativa assinalada
2)
Os seres humanos são seres sociais, visto que interagem constantemente e em diversos ambientes e um deles é o de trabalho. Sabendo disso, analise a seguinte situação: Maria trabalha em uma empresa em que a maioria dos funcionários é homem. Desde que começou a trabalhar é constantemente humilhada por um dos seus chefes, sendo chamada de incompetente dentre outras coisas. Em toda reunião que participam juntos, quando Maria vai começar a falar ele a interrompe e impõe sua fala para mostrar que é ele que sabe e que somente ele pode opinar sobre tudo.
Com base, nessa situação assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Esse chefe está fazendo o marketing pessoal da Maria.
  • b)
    Esse chefe está realizando assédio moral com Maria.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Esse chefe está sendo solidário com Maria.
  • d)
    Esse chefe está sendo apenas mal educado com a Maria.
  • e)
    Esse chefe não está humilhando a Maria, já que ela é sua amiga.
3)
Leia atentamente a seguinte definição: "Conjunto de ações que focam o desenvolvimento das habilidades e a busca de conhecimentos favoráveis à conquista ou à manutenção de uma colocação no mercado de trabalho" (CINTRA; CIZOTO, 2015, p. A definição anterior diz respeito a uma importante noção trazida à tona, especialmente, devido às novas configurações do mundo do trabalho.
Sabendo disso assinale a alternativa a que ela se refere:

Alternativas:
  • a)
    Empregabilidade.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Proatividade.
  • c)
    Globalização.
  • d)
    Competência.
  • e)
    Carreira.
4)
Com relação à importância do feedback no processo de comunicação interpessoal nas organizações, considere as afirmativas abaixo.
I - Para ser efetivo o feedback dever ser descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação.
II - O feedback é mais útil quando solicitado e oportuno, isto é, quando feito no momento do comportamento ou do fato em questão.
III - Deve ser compatível com as motivações e objetivos do emissor, mesmo que seja expresso na forma de um desabafo.
IV - Deve ser direcionado às características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais que podem ser apontadas como falhas.
V - Deve ser específico ao contrário de verbalizar uma generalização. 
Está correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
    II e V.
    Alternativa assinalada
  • b)
    I, III e V.
  • c)
    I, II e V.
  • d)
    III, IV e V.
  • e)
    II, III, IV e V.
5)
Para o candidato iniciar o processo, é importante investir na elaboração de um bom currículo, para que ele possa favorecer seu ingresso na organização.
Tendo como base este trecho e os conceitos estudados sobre currículo, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I.O currículo deve demonstrar suas principais habilidades, conquistas e experiências, ser sempre atualizado, escrito de forma correta e bem distribuída.
PORQUE
II. É um documento em que deve conter claramente seus objetivos, dando destaque para seu potencial, além de dados pessoais, objetivo, formação acadêmica, resumo das qualificações, experiência profissional, cursos.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas:
  • a)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
  • b)
    A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • c)
    A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • d)
    As asserções I e II são proposições falsas.
  • e)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
    Alternativa assinalada

Nenhum comentário:

Postar um comentário