1)
As instâncias colegiadas constituem-se em um dos mais importantes mecanismos de democratização da Gestão de uma escola. O Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Pais Mestres e Funcionários, são instâncias colegiadas na qual seus eleitos representam a comunidade educativa. Dentre as instâncias colegiadas que contribuem para a dinâmica do processo educativo no espaço escolar, é Correto afirmar, que o Grêmio Estudantil:
Alternativas:
- a)Possibilita aos alunos da escola, participação de maneira organizada e compreensão sobre as adversidades da vida.Alternativa assinalada
- b)Assegura defesa dos interesses e das necessidades ligadas especificamente à direção do espaço educativo.
- c)Desarticula-se das demais instâncias colegiadas por reivindicar benefícios próprios, ligados aos alunos.
- d)Instrumentaliza os alunos à reproduzirem o "controle social e político, através do movimento estudantil.
- e)Pode contribuir para o fortalecimento das decisões orçamentárias na escola, com responsabilidade sobre os gastos financeiros.
2)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, foi criado em 2007 pelo MEC, por meio do INEP. No que se refere à avaliação; o IDEB combina dois indicadores:
I)Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, indicando sua relação com o Ensino Médio,
II) Sistema de Avaliação indicada pelos professores de cada escola para seus alunos da Educação Básica,
III)Desempenho dos estudantes – avaliado pela Prova Brasil, nas áreas de língua portuguesa e matemática,
IV)Programa Internacional de Avaliação de alunos – PISA, padronizada e aplicada anualmente pelo MEC,
V)Fluxo escolar que consiste em passagem dos alunos pelas séries/ano, sem reprovação por meio do Programa Educacenso,
Após análise, pode ser considerado que:
Alternativas:
- a)Apenas a proposição I e II estão Corretas,
- b)Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
- c)Apenas as proposições I, II, III e IV, estão Corretas,
- d)Apenas as proposições III e V, estão Corretas,Alternativa assinalada
- e)Apenas as proposições IV e V, estão Corretas,
3)
Para o pedagogo é considerado pertinente saber diferenciar Conselho Escolar do Conselho de Classe. Dentre as atribuições do Conselho Escolar destaca-se a aprovação, acompanhamento e efetivação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Consta que, uma das funções avaliativas, do Conselho Escolar, consiste em identificar os problemas e as possíveis alternativas de solução ou minimização de conflitos. Ainda sobre o Conselho Escolar é importante considerar que:
Alternativas:
- a)Seus membros, indicados em assembleia, recebem remuneração e benefícios condizentes com o cargo que ocupam.
- b)A representação comunitária, expressada pelos participantes, possui caráter político partidário e religioso.
- c)O assistencialismo é o compromisso maior dessa instância colegiada, indicada pela comunidade.
- d)A representatividade amplia a possibilidade de fortalecimento do mecanismo de decisão coletiva.Alternativa assinalada
- e)Os membros do conselho são eleitos para manipular, pois tornam-se instrumento de legitimação de decisões autoritárias.
4)
A Avaliação institucional, bem como a avaliação educacional, quando bem empregadas, contribuem para o redirecionamento da prática. Dando sequência, realize a leitura do enunciado indicado logo abaixo e, em seguida assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Denominada Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, surgiu da necessidade de se analisar _____________do processo de avaliação nacional, bem como ____________ligadas à educação básica. A cada dois anos,________ é aplicada aos alunos de escolas da rede pública que frequentam do 5º ao 9º ano. Além de avaliar o processo de construção do __________; consegue detectar _____________de aprendizagem, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pela educação básica.
Alternativas:
- a)especificidades,dificuldades,conhecimento,Prova Brasil,resultados,
- b)Prova Brasil,resultados, dificuldades, especificidades, conhecimento,
- c)Prova Brasil,dificuldades, especificidades, conhecimento, resultados,
- d)resultados, especificidades, Prova Brasil, conhecimento, dificuldades,Alternativa assinalada
- e)dificuldades, especificidades, conhecimento, Prova Brasil,resultados,
5)
Com a implantação de um sistema de avaliação em larga escala no Brasil a partir de 1985, começou-se a pensar na elaboração de pesquisas que conseguissem apresentar através de dados estatísticos o desempenho dos alunos, além de oferecer subsídios para o monitoramento das políticas públicas ligadas à educação. Nessa perspectiva, um dos grandes equívocos sobre avaliação é utilizar-se da mesma para punir os desinteressados ou beneficiar os "bons" alunos ao classificá-los. Ainda sobre avaliação torna-se incoerente afirmar que:
Alternativas:
- a)A nota ou conceito deve ser o único objetivo da avaliação, por expressar apenas o nível de aproveitamento escolar do aluno.
- b)A avaliação cumpre papel pedagógico e didático, de diagnóstico e de controle frente à instrumentos de verificação do rendimento escolar.
- c)A nota ou conceito de uma avaliação acaba por se traduzir em resultado/produto, diante do processo de ensino e aprendizagem.
- d)A avaliação serve para descobrir quem sabe tudo o que foi ensinado ou apenas expor publicamente quem nada aprendeu.Alternativa assinalada
- e)A avaliação ajuda a analisar os processos que fazem parte da ação docente, bem como identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário